Tópico altamente espinhoso, mas, na minha percepção, chegamos ao ponto de não-retorno.

Há mais de um ano acompanho as idas e vindas da administração da Ursal, centralizada na figura da Ursalzona. A instância tem outros moderadores e administradores, mas com certeza é ela quem recebe a maior parte da atenção e a organização interna é voltada para que assim o seja.

Em dezembro de 2022, após diversos conflitos entre ursal.zone e instâncias brasileiras, três instâncias anunciaram bloqueio da federação com a ursal: Bantu, Colorid.es e Mastodonte. Os motivos variam, mas as acusações são igualmente graves: racismo, transfobia, ataques gratuitos da administração para com as outras administrações, etc. Esse comportamento não foi isolado e se repete nos dois anos que separam essas publicações do presente, cada vez mais afastando usuários e instâncias da Ursal.

Depois desse acontecimento, a Ursalzona insiste no assunto, assediando remotamente essas instâncias menores e envolvendo até figuras grandes do Fediverso gringo na expectativa de removerem esses bloqueios para que sua federação seja “limpa”. Há dois anos ela repete o mesmo assunto, quando todas as instâncias anteriores já superaram e estão vivendo suas vidas tranquilamente. O assunto é tão cansativo que ela chegou a acusar um dos administradores dessas três instâncias de ser um white misogynist guy, uma tentativa clara de sinalizar virtude em uma conversa com estrangeiros, quando ela mesma é uma mulher branca.

Mais uma vez, ela insistiu nesse assunto essa semana. A Ursal foi aceita no Covenant do Mastodon e passará a ser mostrada na página oficial de instâncias do software. No anúncio para seus seguidores, aproveitou para alfinetar as instâncias menores, mostrando em suas palavras que desrespeita a vontade própria de comunidades menores e tem interesse em manter uma instância grande e cada vez mais centralizadora.

Aproveitou, ainda, para anunciar que está em contato com o IFTAS, que julga ser “a moderação oficial do Fediverso”. Para mim, todo esse conjunto de evidências mostra que a ursal.zone está em desacordo com o ideal de Federação, é uma ameaça para comunidades menores do Fediverso brasileiro e está despreparada para se juntar a nós na busca por uma web descentralizada e que respeite as minorias e seus espaços seguros.

Por essa razão, estou propondo um bloqueio total da Ursal.zone, sabendo que é um assunto delicado e controverso, mas reitero minha posição com tranquilidade e peço que pensem a respeito.

  • @felipesiles
    shield
    A
    link
    fedilink
    Português
    2
    edit-2
    4 days ago

    Criei uma enquete para a gente ter uma ideia dos humores gerais da galera: https://cloud.ayom.dev/apps/polls/s/jDKq2zac

    P.S.: a enquete é anônima e não precisa fazer nenhum login, apenas dar um nome, que pode ser um pseudônimo ou apelido, mas que não vai aparecer no resultado final para o público, só pra mim, que sou o admin da enquete.

    • @felipesilesA
      link
      fedilink
      Português
      13 days ago

      Como eu imaginei, as opiniões estão bem divididas. A minha proposição de atitude imediata é bloquear o perfil da moderadora da Ursal, me parece a medida mais próxima de uma certa unanimidade.

    • @felipesilesA
      link
      fedilink
      Português
      24 days ago

      P.S.: não fiz essa eleição pra definir o tema, mas como tem pessoas com opiniões bem diferentes sobre o assunto, eu acho que saber a opinião da maioria pode ser um ingrediente a mais no caminho de um consenso.

  • @pedroA
    link
    fedilink
    Português
    4
    edit-2
    2 days ago

    Bem, após muito refletir, seguem os meus dois centavos sobre essa questão.

    O comportamento da Ursalzona mexeu profundamente com meu emocional. Fiquei profundamente revoltado com a forma canalha com a qual ela se referiu às outras instâncias mas principalmente chocado tamanha a falta de coerência que ela demonstra com o espírito do Fediverso num todo. É de arrepiar a sede de grandeza e poder demonstrada, de tal forma que, com o perdão por talvez a falta de respeito com os mortos nessa analogia, vislumbro na Ursal o ethos do estado de Israel, formado pelo resultado de um povo ora oprimido, agora visa esmagar outros também oprimidos.

    Com isso, acredito que se faz dever ético e moral o nosso empenho em esfacelar a Ursal, para dizer o mínimo.

    Vejam, em 2024, vivemos em uma economia orientada ào Instagram. A batalha pelas redes sociais, e pelas plataformas digitais como um todo se faz importantíssima. Por ela, pessoas se conhecem, trabalham, vendem seus serviços, conhecem e elegem candidatos. Uma parte significante da nossa existência enquanto indivíduos poderia se tornar melhor se não estivessemos nas mãos dos bilionários do Vale do Silício. A tragédia anunciada que foi a queda do X/Twitter foi uma oportunidade única para uma adesão em massa do Mastodon, que infelizmente ainda não aconteceu, sendo superada por Bluesky e outros. Mas podem haver outras, e quando houverem, não podemos deixar que a internet brasileira caia nas mãos de uma rede centrada numa pessoa incapaz de ser minimamente responsável e emocionalmente madura com o poder que lhe cai sobre as mãos.

    A pessoa de Daniela Abbade aqui não poderia ser mais irrelevante. Se ela é legal, ou não é. Se é boa ou não é. Se faz ou não carinho em cachorros de rua, pouco importa. Já foi demonstrado inúmeras vezes que a parcela da internet brasileira que recai sobre as mãos dela jamais deveria existir, quiçá aumentar.

    Portanto, eu reitero que se faz nosso dever cívico nos organizarmos para combater e desmantelar a Ursal nos moldes que existe atualmente.

    Desse modo, eu não apoio o fediblock à instância Ursal.

    Simplesmente, porquê isso nada faria, nem mesmo arranharia a imagem da Ursal. O que eu proponho é que encabecemos uma campanha maciça de combate a Ursal. Começando pela criação de uma página, de fácil acesso e bastante resumida, que sirva de um dossier, só da nata, de todas as ações, agressões e os riscos cometidos pela Ursal. Uma aliança de apoio contra a Ursal, de todas as instâncias brasileiras que a repudiam, finalizando com um abaixo assinado de todos.

    Em seguida, proponho que enviemos este link à todos os usuários da Ursal que conseguirmos, para que nós os informemos do que eles pactuam à dividir e até a mesmo a doar para esta rede.

    E que no site haja um tutorial fácil e simples para migrar suas contas, juntamente com uma lista de instancias alternativas para que eles optem.

    Eu me coloco à disposição para comprar o domínio, criar o layout, codificar o site e subi-lo. Se concordarem com a ideia, peço a advogados presentes que nos blindem de toda e qualquer possibilidade de processo nesta iniciativa.

    É nosso papel zelar e lutar para que o fediverso realize seu verdadeiro objetivo, que é o de distribuir o poder, nunca concentrar.

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      51 day ago

      Estou pensando aqui no que foi colocado por Pedro e acho que suas colocações são bem pertinentes. Eu só não sei se vai ter o efeito que esperamos. Muitas das pessoas que estão na Ursal são ignorantes quanto aos assuntos aqui abordados, mas muitas também defendem a Ursalzona com unhas e dentes, e provavelmente verão essa abordagem como um ataque individualizado. Nesse sentido, eu proponho uma resolução menos ofensiva (no sentido de menos posicionamento de ataque, não de ofensa no sentido de xingamento), mas igualmente assertiva. Na linha do que Felipe e Gato já vinham apontando, de fazer uma articulação entre instâncias menores para nos colocarmos contra a centralização, a opressão, etc. Se a melhor coisa para a divulgação dessa iniciativa for não bloquear a instância inteira, eu estou de acordo em silenciar ou outra solução. Mas acho que ir individualmente falar com os participantes de ursal.zone pode ser invasivo, nesse aspecto, portanto talvez um site reafirmando os princípios do Fediverso e se colocando contra condutas que ferem esse bem-estar coletivo, divulgado coletivamente e não no inbox de cada um, possa ser mais interessante.

      • [kaiju_haiku]
        link
        fedilink
        Português
        41 day ago

        Tenho pleno acordo com essa posição

        Uma ariculação a longo prazo com outras instâncias brasileiras (que são de fato alinhadas com a descentralização e outros valores que defendemos) me parece a melhor resolução pra lidar não só com os problemas da dita URSAL, mas pra fortalecer os princípios federativos

    • @veredaA
      link
      fedilink
      Português
      3
      edit-2
      1 day ago

      Acho que declarar guerra à Ursal irá causar pouco dano na figura da Ursalzona. Pelo contrário, o repúdio pode inclusive fortalecer e concentrar ainda mais poder nela. Seguindo a analogia que você trouxe, Netanyahu usa as críticas a Israel como justificativa para Israel ser cada vez mais violento, e suspeito que nossa Ursalzona adote a mesma postura. Além disso, creio que uma declaração de guerra como você propõe traria um grande custo para es ayomers envolvidos nesse combate aberto.

      Portanto eu sou contra encabeçarmos uma campanha maciça contra a Ursal.

      A Ursalzona não é melhor do que a administração de outras redes problemáticas de direita. Ela não tem nada de especial. Ela não é a primeira “progressista” que se mostra reacionária e não será também a última. Tratemos a Ursal e sua administração como se trata outras instâncias reacionárias e pronto.

      • MarteOPA
        link
        fedilink
        Português
        21 day ago

        Ela não é a primeira “progressista” que se mostra reacionária e não será também a última.

        Acho esse ponto bem importante.

    • @felipesilesA
      link
      fedilink
      Português
      3
      edit-2
      2 days ago

      Acho que a sua fala vai na direção do que já disseram de que o bloqueio é o caminho mais fácil e você propõe o caminho difícil, lento e trabalhoso. Como bom filho de Obatalá, sempre prefiro o caminho mais lento, difícil e trabalhoso, então to contigo, e pode contar com a minha ajuda para articular essa frente contra a Ursal.

      • MarteOPA
        link
        fedilink
        Português
        11 day ago

        Acho que vai na linha do que Gato disse também.

  • gatoA
    link
    fedilink
    Português
    65 days ago

    Eu acho extremamente necessário que a ayom se manifeste publicamente contra os comportamentos da Daniela, ela é uma figura centralizadora que só acumula mais e mais poder e projeção para si, e usa isso para constranger, difamar e vilanizar instâncias menores de grupos minorizados. Temos que demonstrar publicamente também nosso apoio a Bantu, Donte e Colorides, ninguém nessas instâncias devem ser assediades ou constrangides por ter bloqueado a Ursal.

    Se esse manifesto público for articulado com outras instâncias acho ainda melhor, e mais efetivo como ação para oferecer contraponto a essa centralização de poder e abusos de Daniela. Dito isso, conseguir articular através de várias instâncias demanda bastante esforço. Isso está dentro da nossa capacidade como grupo de fazer?

    Sobre o bloqueio, não acho que é a maneira mais efetiva de reponder a essa centralização de poder na Daniela, mas é uma maneira de baixo esforço, que passa uma mensagem contundente que esses comportamentos não são aceitáveis e são danosos para nossa comunidade. Também deixa claro nosso apoio a Bantu, Donte e Colorides. Por isso acho que é uma alternativa viável e cabível nesse contexto.

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      24 days ago

      Concordo com você, especialmente no final. Acho que não temos perna pra uma articulação desse tamanho, então o bloqueio acaba sendo uma saída menos esforçada, mas igualmente honesta.

      E reforço a sua ideia de deixar claro o apoio.

      • @felipesilesA
        link
        fedilink
        Português
        5
        edit-2
        4 days ago

        Eu tenho perna infinita, pode deixar que eu encabeço essa articulação, se as pessoas concordarem

  • @johnA
    link
    fedilink
    Português
    55 days ago

    Dormi em cima da história, depois de tirar um tempo pra ler tudo, e mudo meu voto. apoio o fediblock, mas destacando que ainda acho importante publicizar nossas razões.

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      24 days ago

      Estou com você, mas para mim esse texto tem que ser mais em sinal de apoio às instâncias menores como uma maneira de delimitar nosso compromisso contra comportamentos opressivos, do que um ataque ao outro lado.

  • @felipesilesA
    link
    fedilink
    Português
    3
    edit-2
    4 days ago

    Minha sugestão de proposição prática

    Fase 1 (medida imediata):

    • em nível de instância, Ayom vai silenciar a ursal.zone e bloquear o perfil da moderadora Ursalzona;

    Fase 2:

    • discutir dentro da comunidade e com outras moderações eventuais bloqueios ou silenciamentos à mastodon.social, bluesky, threads e afins;
    • articular com a moderação de Bantu, Colorid.es e Mastodonte a escrita de um manifesto por uma federação diversa e descentralizada, e que explicite os motivos dos bloqueios;

    Fase 3:

    • concretizar os bloqueios com a publicação do manifesto.
    • @johnA
      link
      fedilink
      Português
      44 days ago

      eu só ponderaria aí que talvez não haja um interesse dessas instâncias que vc citou em ficar remexendo essa história. elas seguiram a vida, a ursal é que até hj vive mordida. acho que é importante a gente demonstrar nosso repúdio à campanha de difamação que a dona da ursal promove contra as comunidades citadas e nosso apoio a elas nessa história. afirmar nossa rejeição total a qualquer um que queira se afirmar como “A Instância Brasileira do Mastodon” ou “A Moderação Oficial do Mastodon”. por aí. mas ser uma coisa mais nossa, no sentido de pq decidimos tomar o caminho que tomamos, qualquer que seja.

      • MarteOPA
        link
        fedilink
        Português
        13 days ago

        Vim aqui para comentar isso.

      • gatoA
        link
        fedilink
        Português
        24 days ago

        Para essa questão especifica da Ursal, acho que a articulação tem que ser principalmente com as outras instancias além da Bantu, Donte e Colorides. Essas três instâncias claramente já se posicionaram a respeito da ursal, acho que cabe a ayom e outras instancias menores a se posicionar agora.

        para articular outras ações fediversais para além dessa questão da Ursal, Bantu, Donte e Colorides devem com certeza ser parte se assim quiserem

          • @felipesilesA
            link
            fedilink
            Português
            13 days ago

            Alguém aqui conseguiria fazer o levantamento de quais instâncias a gente poderia conversar? Eu sei que tem uns sites marotos por aí alimentados pela comunidade com a lista de instâncias brasileiras, pode facilitar a tarefa.

            • @johnA
              link
              fedilink
              Português
              23 days ago

              sobre isso, acho melhor conversar pelo chat. mais privado…

              • @felipesilesA
                link
                fedilink
                Português
                43 days ago

                Proponho então uma solução meio chique, um GT para lidar com as questões diplomáticas da Ayom, inclusive se articular e costurar acordos com outras instâncias e coletivos.

                • gatoA
                  link
                  fedilink
                  Português
                  43 days ago

                  gosto dessa proposta. inclusive, acho que tudo bem a gente demorar um pouco a chegar executar ações a respeito da ursal. prefiro que tomemos boas decisões ben ponderadas coletivamente dentro da ayom e com outras instâncias, desde que estejamos caminhando em movimento, e não só parados na inércia.

      • @felipesilesA
        link
        fedilink
        Português
        1
        edit-2
        4 days ago

        Outra proposição possível seria fazer uma eleição, criar um poll em algum site que faça isso (acho até que dá pra usar o nextcloud pra isso).

    • @felipesilesA
      link
      fedilink
      Português
      2
      edit-2
      4 days ago

      Continuo com a preocupação de isolamento da Ayom, mas se o episódio servir para uma maior articulação e fortalecimento de laços com outras instâncias menores, eu me considero satisfeito. Questionaram aí se temos perna para fazer essa articulação, e o que eu posso dizer é que, da minha parte, tenho condições de me comprometer com isso, preciso apenas que me mandem o contato dos admins das outras instâncias.

  • Gustavo SerafimA
    link
    fedilink
    Português
    34 days ago

    Boa tarde, gente! Consegui ler agora só. Mas primeiro, obrigado por informar a todes, Marte! Acho super pertinente debatermos.

    Concordo com a gravidade da situação. Só tenho o mesmo receio de bloquear a instância e terminar responsabilizando também os usuários da instância. Como a estrutura deles é centralizada na Ursalzona, acredito que muitos são completamente alheios aos conflitos da instância. Mesmo na nossa, que tem uma política completamente diferente de funcionamento, às vezes tenho dificuldade de acompanhar tudo.

    Mas ao mesmo tempo considero extremamente graves as posturas da Ursalzona, as quais incluem até mesmo posturas racistas e transfóbicas (que seriam criminosos e são caminho pra extrema-direita). Assim, também concordo com a proposta do John, de publicizarmos nossas posições a respeito dela enquanto moderadora e bloquear a Ursalzona (ão a instância). Circulando nossa posição penso que pode ser uma forma de alertar aquelas pessoas da própria instância Ursal. Com o tempo, acho importante reavaliarmos a partir da recepção e circulação da posição da Ayom.

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      23 days ago

      Obrigada pela contribuição.

  • @gloostaoA
    link
    fedilink
    Português
    55 days ago

    É muito triste ver uma instância tão grande ser administrada por uma pessoa tão imatura. Sinto que é a porta de entrada de muita gente pro fediverso, e agora será mais, com a entrada no Covenant do Mastodon.

    O bloqueio das outras instâncias importa, é algo que incomoda tanto a moderadora, quanto outras pessoas de lá. Já vi movimento de gente saindo, migrando de instância para entrar em contato com outras partes do fediverso daqui. Acho esse desconforto importante.

    Talvez outra instância, importante quanto a nossa, pode passar uma mensagem que aqui não cabe este tipo de comportamento, e o respeito deve prevalecer. Possivelmente causando um efeito bola de neve? Pode acontecer, mas difícil. Portanto, acho legal bloquear a instância afirmando nossa posição por um fediverso com respeito as minorias e seus espaços seguros.

    Minha posição é: Concordo também com silenciar a instância e bloquear individualmente a moderadora. pois compreendo a necessidade de ter contato com as pessoas de lá de alguma forma. Porém, preferencialmente, para mim o melhor seria o bloqueio, com manifesto prévio.

    • @uma_mocinha
      link
      fedilink
      Português
      24 days ago

      Estou de acordo. Também já vi esse movimento das pessoas mudarem de instância. Gritar esse desconforto é importante.

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      24 days ago

      Estou de acordo com suas palavras.

  • [kaiju_haiku]
    link
    fedilink
    Português
    65 days ago

    saludos amigues, serei o mais sucinto possíveo

    considero que são vários desagrados que se acumulam… destrato com pessoas negas/trans, o uso da instância como projeto pessoal, uma sanha de ser “a maior, a oficial”, e o que leio como uma postura implicante, tudo vindo da mesma pessoa

    não tenho contato com ninguém da URSAL, então um bloqueio da instância não me afetaria em nada, e me parece que seria o mais saudável pras nossas comunidades afins (ayom e outras que já defederaram da URSAL)

    entendo a preocupação em não usarmos essas ações levianamente, mas acredito que aqui estamos todes agindo de boa fé, e se trata mais de valorizar as comunidades saudáveis, que reagir e polêmicas efêmeras

    discordo da necessidade de mais detalhes pra se tomar qualquer decisão (até pq isso implica em mais trabalho pra alguém)

    dito isso;

    • sou a favor de bloqueio da instância

    • caso não seja a vontade da maioria, topo o bloqueio individual do perfil e silenciamento

    • nota pública de repúdio não me parece o ideal, justamente pra não dar mais gás na história de “perseguição” que a URSALZONA usa. Penso que uma explicação do pq das medidas tomadas, no feed da ayom, já está de bom tamanho

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      24 days ago

      sou a favor de bloqueio da instância caso não seja a vontade da maioria, topo o bloqueio individual do perfil e silenciamento nota pública de repúdio não me parece o ideal, justamente pra não dar mais gás na história de “perseguição” que a URSALZONA usa. Penso que uma explicação do pq das medidas tomadas, no feed da ayom, já está de bom tamanho

      Suas palavras são exatamente as minhas, e uma explicação-apoio às instâncias menores afetadas parece muito mais produtivo que uma nota de repúdio. Apoio, não repúdio, é o caminho.

  • @johnA
    link
    fedilink
    Português
    55 days ago

    acho que a escrita da nanda me contempla, inclusive a respeito de bloquear a ursalzona.

    só acrescento:

    não acho ideal a medida de isolar mais os usuários da ursal em razão do que, se entendi corretamente, parece ser um comportamento condenável da ursalzona.

    enquanto esses servidores grandes não prejudicarem nossa capacidade, entendo que divergências em relação às nossas visões sobre o futuro e a natureza da internet e do fediverso não deveriam ser o critério para bloqueio. pra mim, a possibilidade de abrigar diferentes propostas de comunidades é um ponto forte do fediverso.

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      25 days ago

      pra mim, a possibilidade de abrigar diferentes propostas de comunidades é um ponto forte do fediverso.

      Concordo nesse aspecto, mas no caso dela, não é só propostas diferentes, ela usa do poder dela de administradora para provocar assédio em instâncias menores.

      Repetindo o que disse a corpoVirtual e Felipe: consigo aceitar essas duas soluções (silenciamento ou bloqueio individual) mas não são minhas favoritas.

      • @johnA
        link
        fedilink
        Português
        35 days ago

        só pra entender melhor, ela chega a nomear as instâncias que bloquearam lá atrás? ou acusa elas publicamente de alguma coisa?

        e tava pensando aqui, acho que a solução que tomarmos, seja o silenciamento de instância ou o bloqueio individual, seria bom fazer um texto aberto explanando essa situação e deixando claro e público, inclusive pros ursalenses, o comportamento danoso da ursalzona. pensando assim, meu voto seria por um bloqueio individual acompanhado de uma nota pública de repúdio.

  • eme
    link
    fedilink
    24 days ago

    @marte Eu tô ligada na treta de racismo com a Bantu. Mas não tô sabendo desse lance de transfobia. Tem algum link ou info sobre isso?

      • eme
        link
        fedilink
        24 days ago

        @john Dei uma lida e a minha tendência seria um bloqueio da Ursalzona, mas não da instância.

        Minha opinião sobre isso é q a Ursalzona parece mais uma pessoa sem noção do que mal-intencionada. Tenho amizades muito queridas inclusive q são assim e de quem o comportamento da Ursalzona me lembra. Pessoas q não tiveram muito contato c/ pessoas queer e que nem passa pela cabeça olhar o conjunto de linguagem no perfil. Vê o nome e presume. Não acho que a instância em si represente risco pro fediverso.

        • MarteOPA
          link
          fedilink
          Português
          13 days ago

          Eu discordo. Ela sabe dos pronomes da Ardydo, envolvida na questão da colorid.es, desde aquela época, e esses dias estava usando os pronomes masculinos com raiva na Ursal para se referir à mesma situação. Infelizmente não coletei provas nem tenho mais os links, mas estava lá para todo mundo ver.

          Ela é reincidente na questão. Também protege (aka não expulsa da instância) uma pessoa transfóbica membro da Ursal que estava alegando que pronome neutro é erro de gramática.

          • eme
            link
            fedilink
            1
            edit-2
            3 days ago

            @marte tá, isso é informação nova que eu não tinha conhecimento. Fui pesquisar e encontrei uma série de posts dela explicando a situacao em ingles e ela mistura todos pronomes quando se refere a Ardydo (he, she, they). Talvez você se refira a este fio?

            https://ursal.zone/@Ursalzona/112888007986484881

            • eme
              link
              fedilink
              23 days ago

              @marte com essays informações eu silenciaria a instância e bloquearia a administradora. E se houvesse algum novo problema, consideraria o bloqueio.

              • eme
                link
                fedilink
                12 days ago

                @marte conversei com ursalzona via DM. Coloquei o link da postagem dela e mencionei q tinha usado os pronomes errados com Ardydo. A princípio entrou na defensiva e disse q não era verdade, e começou a argumentar um monte. Depois de uma troca de mensagens, onde eu citei o q ela tinha escrito, ela percebeu do q eu tava falando. Reconheceu o erro e rapidamente apagou a postagem Antes q eu pudesse dizer pra ela q era melhor editar a postagem e fazer um post falando do erro e pedindo desculpas.

                • eme
                  link
                  fedilink
                  12 days ago

                  @marte além disso ela mencionou q iria apagar todas as mensagens da Ursalzona e deixar apenas tutoriais e outras coisinhas e está se afastando da moderação da Ursal.

                  Dito isso, a menos q tenhamos problemas com o comportamento de outrys moderadorys da instância não vejo motivo para silenciar ou bloquear.

        • @johnA
          link
          fedilink
          Português
          24 days ago

          eu tendo a pensar da mesma forma. inclusive acerca da questão racial. muito mais uma pessoa branca sem noção reproduzindo racismo por inércia do que um caso de racista convicto. o que me fez passar a apoiar uma possível decisão de fediblock é a postura ativa de difamar instâncias que bloquearam eles, tentando jogar instâncias gringas contra essas instâncias pequenas.

          • eme
            link
            fedilink
            24 days ago

            @john E o Zuckerberg vai fazer coisa muito pior, pode confiar.

        • eme
          link
          fedilink
          24 days ago

          @john Se queremos que a Ayom seja um espaço extremamente seguro para pessoas LGBTQIA+, onde não enfrentaremos pessoas que não sabem ainda como nos tratar como gostaríamos (coisa q não acontece nem dentro de nossas organizações e coletivos radicais), então eu iria pelo silenciamento da instância, permitindo que ys usuáriys locais escolham se querem ver o conteúdo de lá ou não.

          • eme
            link
            fedilink
            2
            edit-2
            4 days ago

            @john E por último se o critério para bloqueio for a instância ser muito grande e administrada por uma pessoa duvidosa, vamos ter também que bloquear mastodon.social, BlueSky e Threads, como @vereda colocou, senão parece só uma implicância.

            • MarteOPA
              link
              fedilink
              Português
              23 days ago

              Eu sou a favor de bloquear BlueSky e Threads e silenciar mastodon.social pela única razão dessa última ser lugar de on-boarding. Ursal eu tendo a defender o bloqueio por questões locais de Fediverso e assédio local. Então para mim, se é para discutir esses, que discutamos.

            • @johnA
              link
              fedilink
              Português
              34 days ago

              é, eu concordo com isso. já vi gente trazendo motivos legitimos pra estar em redes grandes e até comerciais. não gostaria que esse fosse o critério.

  • @maotongzhiA
    link
    fedilink
    Português
    3
    edit-2
    5 days ago

    Antes de apresentar o restante deste texto, eu gostaria de deixar 2 observações:

    1. Esta é a minha opinião pessoal, e não uma verdade absoluta, e eu vou respeitar o que for determinado pela comunidade Ayom.
    2. Também reconheço que o meu conhecimento sobre as tretas da Ursal Zone são muito limitados, então eu ainda gostaria de mais informações pra estar 100% certo do que eu estou escrevendo. (isso significa que eu posso estar escrevendo coisas que desagradam, pois me pediram pra opinar sobre um tema que eu entendo pouco)

    Então é isso…

    Eu particularmente não sou completamente favorável ao bloqueio de federação, por considerar que isso é uma perda de público para interagir e por considerar que os motivos para o fediblock deveriam ser mais graves que isso, mas respeito a decisão se for este o caminho a ser seguido.

    Eu acredito que os critérios objetivos que deveriam justificar o bloqueio a nível de federação, é a organização de comunidades voltadas ao objetivo de produzir conteúdo criminoso, spam e também de extrema-direita, dentre outros que sejam referente ao propósito do site, e não questões pessoais de pessoas envolvidas.

    Eu penso que o bloqueio de federação não deveria ser uma ferramenta utilizada para os mesmos propóstos que bloquear uma conta de usuário.

    No mais, eu espero que qualquer pessoa agressora envolvida perceba que está errada e corrija suas atitudes.

    Meu voto é pela abstenção.

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      24 days ago

      Eu acredito que os critérios objetivos que deveriam justificar o bloqueio a nível de federação, é a organização de comunidades voltadas ao objetivo de produzir conteúdo criminoso, spam e também de extrema-direita, dentre outros que sejam referente ao propósito do site, e não questões pessoais de pessoas envolvidas.

      Aí é que está, eu não vejo como uma questão pessoal. Entra no campo do racismo, da transfobia e de outras opressões, de forma repetida, ao longo de dois anos. Deixei os links no corpo do texto, com as colocações adequadas sobre o assunto a partir das instâncias afetadas.

  • @veredaA
    link
    fedilink
    Português
    45 days ago

    Marte, agradeço pelo tempo dedicado à causa. Minha posição sobre o assunto não é firme, afinal tenho pouquíssimo envolvimento com o tema e não tenho o perfil para acompanhar idas e vindas de nada por tanto tempo.

    Partindo da premissa que a ursal.zone é uma instância centralizadora, grande demais e mal administrada, isso é suficiente para bloquearmos a instância? Se a resposta for sim, entendo que a mesma ação deveria ser tomada contra as redes comerciais (threads e bluesky).

    A partir de posicionamentos anteriores da Ayom, entendo que instâncias grandes não são, por si só, um motivo para desfederação na visão do coletivo. O caso da mastodon.social é diferente pois a quantidade de spam/scam vindo de lá é enorme e pode facilmente sobrecarregar a moderação de instâncias pequenas, justificando assim o bloqueio a partir da quantidade de recursos que temos disponíveis em instâncias pequenas.

    Entendo que o problema da Ursal está principalmente na figura da Ursalzona, não sendo a instância um espaço com usuários mais ou menos causadores de problemas do que as redes comerciais.

    Voto para que seja bloqueada a conta da Ursalzona e mantida a federação com a instância ursal.zone.

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      25 days ago

      Oi Nanda, como eu disse ali para o Felipe, nada impede de discutirmos o bloqueio a Threads e Bluesky (sou a favor, inclusive). Sobre a Ursalzona, entendo sua colocação, algumas pessoas de outras instâncias tinham levantado essa possibilidade de bloquear a pessoa e não a instância inteira. Eu não consigo ver com tanta facilidade essa escolha dando certo, porque a Ursalzona está usando a Ursal enquanto plataforma para suas visões sobre o futuro do Fediverso, também. Não sei se consigo separar essas coisas no meu posicionamento. Mas entendo que seria um primeiro passo interessante manter a federação e bloquear a administradora problema. Outra sugestão que o Felipe deu foi silenciamento da Ursal a nível de instância, o que seria menos agressivo que o bloqueio, mas coloca um limite. O que você acha?

      • @veredaA
        link
        fedilink
        Português
        25 days ago

        Tudo bem por mim silenciarmos a instância, além do bloqueio individual da conta. É um meio termo mais razoável (e foi o que fizemos com as redes comerciais tbm não foi?)

  • @felipesilesA
    link
    fedilink
    Português
    3
    edit-2
    5 days ago

    Um elefante branco que eu gostaria de tirar da sala também, antes que alguém me acuse de conflito de interesses nas minhas opiniões. Eu venho utilizando o Fediverso para divulgar minha produção intelectual, principalmente os textos, e tenho tido resultados bem interessantes, até melhores do que quando usava as redes comerciais pra isso, tanto em termos quantitativos como qualitativos (ainda quero escrever sobre isso inclusive). Não estou no Fediverso só para divulgar meu trampo, estou aqui pela militância, pela construção coletiva, mas a divulgação tem sido parte importante da minha experiência neste espaço (bom lembrar que não tenho Instagram, e venho concentrando boa parte da minha divulgação intelectual no Fediverso). Na medida que vamos nos isolando, essa minha divulgação também perde força e o espaço vai deixando de cumprir algo que tem me ajudado muito. Lendo as opiniões, e pensando nessa questão que acabo de colocar, estou inclinado cada vez mais a bloquear os indivíduos que incomodam, e seguir com a federação. Enfim, espero que entendam que a divulgação não é a prioridade na minha participação aqui, mas tem-me sido útil.

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      35 days ago

      Acho bom deixar isso claro. Obrigada por avisar.