Tópico altamente espinhoso, mas, na minha percepção, chegamos ao ponto de não-retorno.
Há mais de um ano acompanho as idas e vindas da administração da Ursal, centralizada na figura da Ursalzona. A instância tem outros moderadores e administradores, mas com certeza é ela quem recebe a maior parte da atenção e a organização interna é voltada para que assim o seja.
Em dezembro de 2022, após diversos conflitos entre ursal.zone e instâncias brasileiras, três instâncias anunciaram bloqueio da federação com a ursal: Bantu, Colorid.es e Mastodonte. Os motivos variam, mas as acusações são igualmente graves: racismo, transfobia, ataques gratuitos da administração para com as outras administrações, etc. Esse comportamento não foi isolado e se repete nos dois anos que separam essas publicações do presente, cada vez mais afastando usuários e instâncias da Ursal.
Depois desse acontecimento, a Ursalzona insiste no assunto, assediando remotamente essas instâncias menores e envolvendo até figuras grandes do Fediverso gringo na expectativa de removerem esses bloqueios para que sua federação seja “limpa”. Há dois anos ela repete o mesmo assunto, quando todas as instâncias anteriores já superaram e estão vivendo suas vidas tranquilamente. O assunto é tão cansativo que ela chegou a acusar um dos administradores dessas três instâncias de ser um white misogynist guy, uma tentativa clara de sinalizar virtude em uma conversa com estrangeiros, quando ela mesma é uma mulher branca.
Mais uma vez, ela insistiu nesse assunto essa semana. A Ursal foi aceita no Covenant do Mastodon e passará a ser mostrada na página oficial de instâncias do software. No anúncio para seus seguidores, aproveitou para alfinetar as instâncias menores, mostrando em suas palavras que desrespeita a vontade própria de comunidades menores e tem interesse em manter uma instância grande e cada vez mais centralizadora.
Aproveitou, ainda, para anunciar que está em contato com o IFTAS, que julga ser “a moderação oficial do Fediverso”. Para mim, todo esse conjunto de evidências mostra que a ursal.zone está em desacordo com o ideal de Federação, é uma ameaça para comunidades menores do Fediverso brasileiro e está despreparada para se juntar a nós na busca por uma web descentralizada e que respeite as minorias e seus espaços seguros.
Por essa razão, estou propondo um bloqueio total da Ursal.zone, sabendo que é um assunto delicado e controverso, mas reitero minha posição com tranquilidade e peço que pensem a respeito.
Criei uma enquete para a gente ter uma ideia dos humores gerais da galera: https://cloud.ayom.dev/apps/polls/s/jDKq2zac
P.S.: a enquete é anônima e não precisa fazer nenhum login, apenas dar um nome, que pode ser um pseudônimo ou apelido, mas que não vai aparecer no resultado final para o público, só pra mim, que sou o admin da enquete.
Como eu imaginei, as opiniões estão bem divididas. A minha proposição de atitude imediata é bloquear o perfil da moderadora da Ursal, me parece a medida mais próxima de uma certa unanimidade.
P.S.: não fiz essa eleição pra definir o tema, mas como tem pessoas com opiniões bem diferentes sobre o assunto, eu acho que saber a opinião da maioria pode ser um ingrediente a mais no caminho de um consenso.
Votei.
saludos amigues, serei o mais sucinto possíveo
considero que são vários desagrados que se acumulam… destrato com pessoas negas/trans, o uso da instância como projeto pessoal, uma sanha de ser “a maior, a oficial”, e o que leio como uma postura implicante, tudo vindo da mesma pessoa
não tenho contato com ninguém da URSAL, então um bloqueio da instância não me afetaria em nada, e me parece que seria o mais saudável pras nossas comunidades afins (ayom e outras que já defederaram da URSAL)
entendo a preocupação em não usarmos essas ações levianamente, mas acredito que aqui estamos todes agindo de boa fé, e se trata mais de valorizar as comunidades saudáveis, que reagir e polêmicas efêmeras
discordo da necessidade de mais detalhes pra se tomar qualquer decisão (até pq isso implica em mais trabalho pra alguém)
dito isso;
-
sou a favor de bloqueio da instância
-
caso não seja a vontade da maioria, topo o bloqueio individual do perfil e silenciamento
-
nota pública de repúdio não me parece o ideal, justamente pra não dar mais gás na história de “perseguição” que a URSALZONA usa. Penso que uma explicação do pq das medidas tomadas, no feed da ayom, já está de bom tamanho
sou a favor de bloqueio da instância caso não seja a vontade da maioria, topo o bloqueio individual do perfil e silenciamento nota pública de repúdio não me parece o ideal, justamente pra não dar mais gás na história de “perseguição” que a URSALZONA usa. Penso que uma explicação do pq das medidas tomadas, no feed da ayom, já está de bom tamanho
Suas palavras são exatamente as minhas, e uma explicação-apoio às instâncias menores afetadas parece muito mais produtivo que uma nota de repúdio. Apoio, não repúdio, é o caminho.
-
Eu acho extremamente necessário que a ayom se manifeste publicamente contra os comportamentos da Daniela, ela é uma figura centralizadora que só acumula mais e mais poder e projeção para si, e usa isso para constranger, difamar e vilanizar instâncias menores de grupos minorizados. Temos que demonstrar publicamente também nosso apoio a Bantu, Donte e Colorides, ninguém nessas instâncias devem ser assediades ou constrangides por ter bloqueado a Ursal.
Se esse manifesto público for articulado com outras instâncias acho ainda melhor, e mais efetivo como ação para oferecer contraponto a essa centralização de poder e abusos de Daniela. Dito isso, conseguir articular através de várias instâncias demanda bastante esforço. Isso está dentro da nossa capacidade como grupo de fazer?
Sobre o bloqueio, não acho que é a maneira mais efetiva de reponder a essa centralização de poder na Daniela, mas é uma maneira de baixo esforço, que passa uma mensagem contundente que esses comportamentos não são aceitáveis e são danosos para nossa comunidade. Também deixa claro nosso apoio a Bantu, Donte e Colorides. Por isso acho que é uma alternativa viável e cabível nesse contexto.
Concordo com você, especialmente no final. Acho que não temos perna pra uma articulação desse tamanho, então o bloqueio acaba sendo uma saída menos esforçada, mas igualmente honesta.
E reforço a sua ideia de deixar claro o apoio.
Eu tenho perna infinita, pode deixar que eu encabeço essa articulação, se as pessoas concordarem
acho que a escrita da nanda me contempla, inclusive a respeito de bloquear a ursalzona.
só acrescento:
não acho ideal a medida de isolar mais os usuários da ursal em razão do que, se entendi corretamente, parece ser um comportamento condenável da ursalzona.
enquanto esses servidores grandes não prejudicarem nossa capacidade, entendo que divergências em relação às nossas visões sobre o futuro e a natureza da internet e do fediverso não deveriam ser o critério para bloqueio. pra mim, a possibilidade de abrigar diferentes propostas de comunidades é um ponto forte do fediverso.
Concordo
Boa 👍
pra mim, a possibilidade de abrigar diferentes propostas de comunidades é um ponto forte do fediverso.
Concordo nesse aspecto, mas no caso dela, não é só propostas diferentes, ela usa do poder dela de administradora para provocar assédio em instâncias menores.
Repetindo o que disse a corpoVirtual e Felipe: consigo aceitar essas duas soluções (silenciamento ou bloqueio individual) mas não são minhas favoritas.
só pra entender melhor, ela chega a nomear as instâncias que bloquearam lá atrás? ou acusa elas publicamente de alguma coisa?
e tava pensando aqui, acho que a solução que tomarmos, seja o silenciamento de instância ou o bloqueio individual, seria bom fazer um texto aberto explanando essa situação e deixando claro e público, inclusive pros ursalenses, o comportamento danoso da ursalzona. pensando assim, meu voto seria por um bloqueio individual acompanhado de uma nota pública de repúdio.
É muito triste ver uma instância tão grande ser administrada por uma pessoa tão imatura. Sinto que é a porta de entrada de muita gente pro fediverso, e agora será mais, com a entrada no Covenant do Mastodon.
O bloqueio das outras instâncias importa, é algo que incomoda tanto a moderadora, quanto outras pessoas de lá. Já vi movimento de gente saindo, migrando de instância para entrar em contato com outras partes do fediverso daqui. Acho esse desconforto importante.
Talvez outra instância, importante quanto a nossa, pode passar uma mensagem que aqui não cabe este tipo de comportamento, e o respeito deve prevalecer. Possivelmente causando um efeito bola de neve? Pode acontecer, mas difícil. Portanto, acho legal bloquear a instância afirmando nossa posição por um fediverso com respeito as minorias e seus espaços seguros.
Minha posição é: Concordo também com silenciar a instância e bloquear individualmente a moderadora. pois compreendo a necessidade de ter contato com as pessoas de lá de alguma forma. Porém, preferencialmente, para mim o melhor seria o bloqueio, com manifesto prévio.
Estou de acordo com suas palavras.
Estou de acordo. Também já vi esse movimento das pessoas mudarem de instância. Gritar esse desconforto é importante.
Dormi em cima da história, depois de tirar um tempo pra ler tudo, e mudo meu voto. apoio o fediblock, mas destacando que ainda acho importante publicizar nossas razões.
Estou com você, mas para mim esse texto tem que ser mais em sinal de apoio às instâncias menores como uma maneira de delimitar nosso compromisso contra comportamentos opressivos, do que um ataque ao outro lado.
justíssimo. 100% de acordo.
Bem, após muito refletir, seguem os meus dois centavos sobre essa questão.
O comportamento da Ursalzona mexeu profundamente com meu emocional. Fiquei profundamente revoltado com a forma canalha com a qual ela se referiu às outras instâncias mas principalmente chocado tamanha a falta de coerência que ela demonstra com o espírito do Fediverso num todo. É de arrepiar a sede de grandeza e poder demonstrada, de tal forma que, com o perdão por talvez a falta de respeito com os mortos nessa analogia, vislumbro na Ursal o ethos do estado de Israel, formado pelo resultado de um povo ora oprimido, agora visa esmagar outros também oprimidos.
Com isso, acredito que se faz dever ético e moral o nosso empenho em esfacelar a Ursal, para dizer o mínimo.
Vejam, em 2024, vivemos em uma economia orientada ào Instagram. A batalha pelas redes sociais, e pelas plataformas digitais como um todo se faz importantíssima. Por ela, pessoas se conhecem, trabalham, vendem seus serviços, conhecem e elegem candidatos. Uma parte significante da nossa existência enquanto indivíduos poderia se tornar melhor se não estivessemos nas mãos dos bilionários do Vale do Silício. A tragédia anunciada que foi a queda do X/Twitter foi uma oportunidade única para uma adesão em massa do Mastodon, que infelizmente ainda não aconteceu, sendo superada por Bluesky e outros. Mas podem haver outras, e quando houverem, não podemos deixar que a internet brasileira caia nas mãos de uma rede centrada numa pessoa incapaz de ser minimamente responsável e emocionalmente madura com o poder que lhe cai sobre as mãos.
A pessoa de Daniela Abbade aqui não poderia ser mais irrelevante. Se ela é legal, ou não é. Se é boa ou não é. Se faz ou não carinho em cachorros de rua, pouco importa. Já foi demonstrado inúmeras vezes que a parcela da internet brasileira que recai sobre as mãos dela jamais deveria existir, quiçá aumentar.
Portanto, eu reitero que se faz nosso dever cívico nos organizarmos para combater e desmantelar a Ursal nos moldes que existe atualmente.
Desse modo, eu não apoio o fediblock à instância Ursal.
Simplesmente, porquê isso nada faria, nem mesmo arranharia a imagem da Ursal. O que eu proponho é que encabecemos uma campanha maciça de combate a Ursal. Começando pela criação de uma página, de fácil acesso e bastante resumida, que sirva de um dossier, só da nata, de todas as ações, agressões e os riscos cometidos pela Ursal. Uma aliança de apoio contra a Ursal, de todas as instâncias brasileiras que a repudiam, finalizando com um abaixo assinado de todos.
Em seguida, proponho que enviemos este link à todos os usuários da Ursal que conseguirmos, para que nós os informemos do que eles pactuam à dividir e até a mesmo a doar para esta rede.
E que no site haja um tutorial fácil e simples para migrar suas contas, juntamente com uma lista de instancias alternativas para que eles optem.
Eu me coloco à disposição para comprar o domínio, criar o layout, codificar o site e subi-lo. Se concordarem com a ideia, peço a advogados presentes que nos blindem de toda e qualquer possibilidade de processo nesta iniciativa.
É nosso papel zelar e lutar para que o fediverso realize seu verdadeiro objetivo, que é o de distribuir o poder, nunca concentrar.
Estou pensando aqui no que foi colocado por Pedro e acho que suas colocações são bem pertinentes. Eu só não sei se vai ter o efeito que esperamos. Muitas das pessoas que estão na Ursal são ignorantes quanto aos assuntos aqui abordados, mas muitas também defendem a Ursalzona com unhas e dentes, e provavelmente verão essa abordagem como um ataque individualizado. Nesse sentido, eu proponho uma resolução menos ofensiva (no sentido de menos posicionamento de ataque, não de ofensa no sentido de xingamento), mas igualmente assertiva. Na linha do que Felipe e Gato já vinham apontando, de fazer uma articulação entre instâncias menores para nos colocarmos contra a centralização, a opressão, etc. Se a melhor coisa para a divulgação dessa iniciativa for não bloquear a instância inteira, eu estou de acordo em silenciar ou outra solução. Mas acho que ir individualmente falar com os participantes de ursal.zone pode ser invasivo, nesse aspecto, portanto talvez um site reafirmando os princípios do Fediverso e se colocando contra condutas que ferem esse bem-estar coletivo, divulgado coletivamente e não no inbox de cada um, possa ser mais interessante.
Tenho pleno acordo com essa posição
Uma ariculação a longo prazo com outras instâncias brasileiras (que são de fato alinhadas com a descentralização e outros valores que defendemos) me parece a melhor resolução pra lidar não só com os problemas da dita URSAL, mas pra fortalecer os princípios federativos
voto de acordo com a relatora Marte.
Acho que declarar guerra à Ursal irá causar pouco dano na figura da Ursalzona. Pelo contrário, o repúdio pode inclusive fortalecer e concentrar ainda mais poder nela. Seguindo a analogia que você trouxe, Netanyahu usa as críticas a Israel como justificativa para Israel ser cada vez mais violento, e suspeito que nossa Ursalzona adote a mesma postura. Além disso, creio que uma declaração de guerra como você propõe traria um grande custo para es ayomers envolvidos nesse combate aberto.
Portanto eu sou contra encabeçarmos uma campanha maciça contra a Ursal.
A Ursalzona não é melhor do que a administração de outras redes problemáticas de direita. Ela não tem nada de especial. Ela não é a primeira “progressista” que se mostra reacionária e não será também a última. Tratemos a Ursal e sua administração como se trata outras instâncias reacionárias e pronto.
Ela não é a primeira “progressista” que se mostra reacionária e não será também a última.
Acho esse ponto bem importante.
Acho que a sua fala vai na direção do que já disseram de que o bloqueio é o caminho mais fácil e você propõe o caminho difícil, lento e trabalhoso. Como bom filho de Obatalá, sempre prefiro o caminho mais lento, difícil e trabalhoso, então to contigo, e pode contar com a minha ajuda para articular essa frente contra a Ursal.
Acho que vai na linha do que Gato disse também.
Marte, agradeço pelo tempo dedicado à causa. Minha posição sobre o assunto não é firme, afinal tenho pouquíssimo envolvimento com o tema e não tenho o perfil para acompanhar idas e vindas de nada por tanto tempo.
Partindo da premissa que a ursal.zone é uma instância centralizadora, grande demais e mal administrada, isso é suficiente para bloquearmos a instância? Se a resposta for sim, entendo que a mesma ação deveria ser tomada contra as redes comerciais (threads e bluesky).
A partir de posicionamentos anteriores da Ayom, entendo que instâncias grandes não são, por si só, um motivo para desfederação na visão do coletivo. O caso da mastodon.social é diferente pois a quantidade de spam/scam vindo de lá é enorme e pode facilmente sobrecarregar a moderação de instâncias pequenas, justificando assim o bloqueio a partir da quantidade de recursos que temos disponíveis em instâncias pequenas.
Entendo que o problema da Ursal está principalmente na figura da Ursalzona, não sendo a instância um espaço com usuários mais ou menos causadores de problemas do que as redes comerciais.
Voto para que seja bloqueada a conta da Ursalzona e mantida a federação com a instância ursal.zone.
Oi Nanda, como eu disse ali para o Felipe, nada impede de discutirmos o bloqueio a Threads e Bluesky (sou a favor, inclusive). Sobre a Ursalzona, entendo sua colocação, algumas pessoas de outras instâncias tinham levantado essa possibilidade de bloquear a pessoa e não a instância inteira. Eu não consigo ver com tanta facilidade essa escolha dando certo, porque a Ursalzona está usando a Ursal enquanto plataforma para suas visões sobre o futuro do Fediverso, também. Não sei se consigo separar essas coisas no meu posicionamento. Mas entendo que seria um primeiro passo interessante manter a federação e bloquear a administradora problema. Outra sugestão que o Felipe deu foi silenciamento da Ursal a nível de instância, o que seria menos agressivo que o bloqueio, mas coloca um limite. O que você acha?
Tudo bem por mim silenciarmos a instância, além do bloqueio individual da conta. É um meio termo mais razoável (e foi o que fizemos com as redes comerciais tbm não foi?)
Bom dia, pessoal, atualizando umas coisas aqui.
Me informaram que um cenário pouco provável acabou acontecendo: a pessoa por trás da Ursalzona, a Daniela, saiu da administração da Ursal. Fui verificar no perfil da Ursalzona e de fato ela tirou referência ao “perfil civil” dela e tudo o mais.
Bom, ponto para ela, essa é uma medida que facilita muito as coisas com todes nós e também mostra algum sinal de boa vontade de colaborar com a coletividade.
Dito isso, nossa atuação deverá mudar bastante sobre isso, claro. Já não proponho mais o bloqueio da ursal.zone nem o bloqueio do perfil da Ursalzona.
Mas mantenho a proposição de um manifesto por um Fediverso descentralizado e não opressivo, antifascista, já que essa iniciativa não existe em língua portuguesa oficialmente ainda.
O que vocês acham?
estou 100% de acordo. essa notícia chacoalha bastante as coisas.
De acordo
estou de acordo e tb me disponho a ajudar na construção do manifesto.
estou de acordo & tenho interesse em participar da criação do manifesto, nem que seja como observador
Olha…depois de ler tudo minha opinião é de bloquear a instância, acho que seria a opção mais segura, mesmo com a aparente mudança na administração, acho que a situação já ganhou proporções grandes demais envolvendo muitas pessoas(admins e usuários) de diversas instâncias, criando(a meu ver) uma rivalidade entre elas o que causa a possibilidade de ataques(indiretas, tiração de onda, e comentários maldosos) das pessoas de lá mesmo com a mudança de adm.
Edit: Lendo os comentários dos colegas consigo concordar com a opção de bloquear a conta e não a instância ou o silenciamento da instância(isso faz com que eu ainda veja os toots das pessoas que sigo de lá?)
Eu estou com você nessa. Acho que já teve provas demais, relatos demais e recibos demais nessa história. O comportamento da pessoa vem sido denunciado muitas vezes, não acho que seja falta de contexto mais. Não acho que essa seria uma decisão leve de ser tomada, mas pessoalmente acho que já deu.
Silenciar faria com que você continuasse vendo quem segue.
Eu posso aceitar as opções de silenciamento e bloqueio de conta, mas não são minhas preferidas. A do silenciamento acho melhor que a do bloqueio único de conta.
Contei que tenho exatamente 10 “mutuals” da instância citada e até agora não percebi razão individual para perder contato com essas pessoas. Ao contrário, acho até que interajo bem com essa galerinha, então tendo a ser mais favorável a bloquear logo ambas as contas de quem seja responsável direta por tantos despautérios. Se puderem confirmar que há um padrão de apoio coletivo aos disparates, então talvez vote com a relatora, porém, por enquanto, abstenho-me sobre desfederação. Contudo, confesso que tinha pouca noção sobre o problema, por, aparentemente, ter entrado quando ele não estava mais no auge.
Agora que me liguei de que vi recentemente algumas pessoas migrando para Ayom ou outras, não lembro bem, dizendo que são mais abrangentes… 🤔
Enfim, voto por coletivamente bloquear logo as contas individuais de quem causa tanta discórdia. Sobre o domínio todo, ainda não tenho opinião formada, embora gostaria que a Federação fosse mais um número crescente de comunidades intimistas regidas coletivamente como esta do que dominada por algum tipo de oligopólio, então também vejo grande importância na discussão sobre a matéria, principalmente quanto a estruturas controladas por entes que querem se apropriar dos nossos dados.
Eu também me dou bem com as pessoas da ursal que interagem comigo, nunca tive nenhum problema com a galera. Tive um problema com uma pessoa uma vez, nem lembro se era da ursal, mas resolvi com o bloqueio no âmbito individual.
A questão não são os usuários, no meu ponto de vista. Acho que nosso desacordo coletivo (meu em relação a vocês) é que eu não vejo como separar Ursalzona de Ursal. Para mim fica até óbvio pelo nome.
sobre isso, talvez coubesse uma conversa mais ampla com outras instâncias br e se for o caso repudiar as atitudes dela coletivamente. Ela alimenta muito essa ideia de haveria uma suposta perseguição por algumas poucas instâncias e usa isso pra mobilizar os usuários em defesa dela. acho que uma articulação mais ampla ajudaria os usuários de lá a entender como as pessoas de fora veem a questão e decidirem o que fazer. isso pra mim seria o teste do quanto é possível separar ursal de ursalzona.
Essa me parece uma resolução bem interessante, já que esse assunto ultrapassa questões da Ayom e resvala em todo o Fediverso brazuca. Acho que existem já alguns canais interessantes de comunicação entre moderadores, como esse aqui: https://lemmy.eco.br/c/fediadminbr
Pensei melhor aqui e acho que temos 3 pontos:
- tamanho e centralidade da ursal no Fediverse: sobre isso tendo a concordar com a fala da Nanda;
- provocações baratas: na minha humilde opinião não justificam por si só um bloqueio;
- histórico da Ursal de problemas com outras instâncias: acho que se formos por esse caminho, precisaríamos de uma espécie de dossiê detalhando esse histórico, para que as pessoas possam tomar sua decisão em cima de informações precisas. Acredito que muita gente (eu incluso) não acompanhou detalhadamente o histórico dessas tretas, e seria justo que todos tivessem acesso às mesmas informações para tomar uma decisão melhor embasada.
Minha opinião no momento: as duas decisões, ou de bloquear a moderadora e manter como está; ou de silenciar instâncias grandes; me agradam, dentre essas duas possibilidades me sinto contemplado dentro do que for decidido.
E eu acho a questão colocada tanto aqui como no Mastodon de separar o comportamento de administradores e usuários uma questão extremamente válida. Um representante realmente representa a população em toda sua complexidade e diversidade?
Um representante não representa a população, mas no caso da Ayom, se alguém da Ayom estivesse usando a conta do Leviatã para falar de si própria e arranjar briga com outras instâncias, vocês iam achar OK? Não iam achar justificado que a federação olhasse para nós no mínimo com olhos incômodos? Não é uma pessoa qualquer zé ruela dentro da Ursal, é a administradora, pessoa principal e idealizadora.
precisaríamos de uma espécie de dossiê detalhando esse histórico, para que as pessoas possam tomar sua decisão em cima de informações precisas.
Eu achei os links disponíveis no post mais que necessários para comprovar o histórico da Ursal de problemas com outras instâncias, inclusive pra mim o que estava sendo julgado como causa dessa decisão de bloqueio era a forma como ela lidou com os problemas apresentados por outros usuários e admins não o fato dela ser grande ou centralizadora (que também são problemas mas não os mais importantes na minha visão)
Eu considero os links insuficientes para relatar toda a treta de cada uma dessas instâncias com a Ursal, pelo que me lembro puxando de memória do pouco que respingou em mim dessas tretas, foram longos episódios, com muitas idas e vindas e complexidade. Não acompanhei tudo, mas penso que a coisa foi mais extensa e complexa do que está posto, só isso.
na minha humilde opinião não justificam por si só um bloqueio;
Se essas provocações baratas inviabilizam o bem-estar comunitário entre administrações, não vejo razão para não haver bloqueio. Lembrando que não é um caso isolado e não ocorreu somente recentemente. Vem acontecendo há pelo menos dois anos, gerando desconfortos comunitários.
dossiê detalhando esse histórico
Esse dossiê já existe, Felipe, mandei os links e tudo.
Como disse a corpoVirtual, consigo aceitar essas duas soluções mas não são minhas favoritas.
Não tinha visto que os links dos nomes das instâncias levavam a textos, achei que eram links para as próprias instâncias, peço desculpas pela confusão.
Sem problemas. Acho importante dar uma lida lá e ver se altera sua opinião em algo.
Farei isso
Boa tarde, gente! Consegui ler agora só. Mas primeiro, obrigado por informar a todes, Marte! Acho super pertinente debatermos.
Concordo com a gravidade da situação. Só tenho o mesmo receio de bloquear a instância e terminar responsabilizando também os usuários da instância. Como a estrutura deles é centralizada na Ursalzona, acredito que muitos são completamente alheios aos conflitos da instância. Mesmo na nossa, que tem uma política completamente diferente de funcionamento, às vezes tenho dificuldade de acompanhar tudo.
Mas ao mesmo tempo considero extremamente graves as posturas da Ursalzona, as quais incluem até mesmo posturas racistas e transfóbicas (que seriam criminosos e são caminho pra extrema-direita). Assim, também concordo com a proposta do John, de publicizarmos nossas posições a respeito dela enquanto moderadora e bloquear a Ursalzona (ão a instância). Circulando nossa posição penso que pode ser uma forma de alertar aquelas pessoas da própria instância Ursal. Com o tempo, acho importante reavaliarmos a partir da recepção e circulação da posição da Ayom.
Obrigada pela contribuição.
Minha sugestão de proposição prática
Fase 1 (medida imediata):
- em nível de instância, Ayom vai silenciar a ursal.zone e bloquear o perfil da moderadora Ursalzona;
Fase 2:
- discutir dentro da comunidade e com outras moderações eventuais bloqueios ou silenciamentos à mastodon.social, bluesky, threads e afins;
- articular com a moderação de Bantu, Colorid.es e Mastodonte a escrita de um manifesto por uma federação diversa e descentralizada, e que explicite os motivos dos bloqueios;
Fase 3:
- concretizar os bloqueios com a publicação do manifesto.
eu só ponderaria aí que talvez não haja um interesse dessas instâncias que vc citou em ficar remexendo essa história. elas seguiram a vida, a ursal é que até hj vive mordida. acho que é importante a gente demonstrar nosso repúdio à campanha de difamação que a dona da ursal promove contra as comunidades citadas e nosso apoio a elas nessa história. afirmar nossa rejeição total a qualquer um que queira se afirmar como “A Instância Brasileira do Mastodon” ou “A Moderação Oficial do Mastodon”. por aí. mas ser uma coisa mais nossa, no sentido de pq decidimos tomar o caminho que tomamos, qualquer que seja.
Para essa questão especifica da Ursal, acho que a articulação tem que ser principalmente com as outras instancias além da Bantu, Donte e Colorides. Essas três instâncias claramente já se posicionaram a respeito da ursal, acho que cabe a ayom e outras instancias menores a se posicionar agora.
para articular outras ações fediversais para além dessa questão da Ursal, Bantu, Donte e Colorides devem com certeza ser parte se assim quiserem
perfeito. concordo.
Alguém aqui conseguiria fazer o levantamento de quais instâncias a gente poderia conversar? Eu sei que tem uns sites marotos por aí alimentados pela comunidade com a lista de instâncias brasileiras, pode facilitar a tarefa.
sobre isso, acho melhor conversar pelo chat. mais privado…
Proponho então uma solução meio chique, um GT para lidar com as questões diplomáticas da Ayom, inclusive se articular e costurar acordos com outras instâncias e coletivos.
gosto dessa proposta. inclusive, acho que tudo bem a gente demorar um pouco a chegar executar ações a respeito da ursal. prefiro que tomemos boas decisões ben ponderadas coletivamente dentro da ayom e com outras instâncias, desde que estejamos caminhando em movimento, e não só parados na inércia.
Outra proposição possível seria fazer uma eleição, criar um poll em algum site que faça isso (acho até que dá pra usar o nextcloud pra isso).
hm, não entendi. uma eleição do quê?
Se vamos silenciar ou bloquear a ursal
Vim aqui para comentar isso.
Continuo com a preocupação de isolamento da Ayom, mas se o episódio servir para uma maior articulação e fortalecimento de laços com outras instâncias menores, eu me considero satisfeito. Questionaram aí se temos perna para fazer essa articulação, e o que eu posso dizer é que, da minha parte, tenho condições de me comprometer com isso, preciso apenas que me mandem o contato dos admins das outras instâncias.
deleted by creator