daltux

Pai do 🐯 Meme, o Gato

👨‍💻 e analista de TI engajado com Software Livre, questão de autonomia.

Ambas as fotos do Meme, gato bicolor tipo “frajolinha”. Tem corpo, patas, pescoço e focinho brancos, com máscara, capa e rabo pretos. É visto de costas no banner e boca aberta no avatar.

  • 41 Posts
  • 75 Comments
Joined 2 years ago
cake
Cake day: January 5th, 2024

help-circle



  • daltuxOPAtoMemesSchool Zone M-F
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    2
    ·
    edit-2
    14 days ago

    Após tanto tempo, revi e #euRi 😹

    Só quem assistiu a #PulpFiction com áudio original vai entender o Meme.

    Isso me faz lembrar, aliás, que, desde a pré-adolescência, não sou chegado a dublagem de live action. Talvez isso seja algo polêmico. Entretanto, exceto em animações e conteúdo infantil, dublagem era incomum, fora da televisão regular. Se você alugasse um filme, fosse ao cinema ou até se eventualmente assistisse a televisão por assinatura, conteúdo dublado era bem menos comum.

    Hoje, felizmente, há condições de oferecer diversidade de áudio e legendas em muitos cenários. Mantenhamos as opções, sobretudo para quem necessita de cada uma delas. Porém, por que, ao menos no Brasil, o padrão é retirar de quem assiste a uma obra audiovisual a oportunidade de apreciar seu áudio original?

    Afinal, a voz não é parte elementar da atuação, mesmo quando se fala idioma diferente de quem ouve?

    #cinema #tv









  • daltuxAtoGestão interna e tesourariaEstado atual das coisas
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    1
    ·
    edit-2
    2 months ago

    Segue pertinente comentário de Nanda in the shadows enviado à nossa sala XMPP chat-ayom@salas.suchat.org, replicado aqui sob autorização:

    Como espaço de resistência, é coerente apoiar o uso de federação e software aberto em todas as frentes e mesmo nos chats da ayom. Hoje o xmpp aparece como a opção menos pior. Incentivar zap, telegram, matrix e mesmo signal é um recuo ideológico… ainda que a galera já esteja usando e tenha os aplicativos instalados. Porque adotando a ferramenta mainstream você tá adicionando mais valor àquela plataforma e tornando mais difícil que as pessoas deixem de usá-la.

    Como espaço de conversa pública o writefreely, o lemmy e o próprio mastodon são os caminhos que a ayom deveria incentivar. Se o papo é pra ter conversas íntimas, uma videoconferência tipo jitsi seria melhor que um grupão de zap, que vira mais um espaço pra moderar e mais um lugar em que a galera silencia as notificações…

    É isso que tenho a dizer. […]



  • daltuxAtoGestão interna e tesourariaEstado atual das coisas
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    edit-2
    2 months ago

    O “Quartinho da TI” precisa muito de pessoas especializadas, principalmente se quisermos não só manter o que está funcionando como fazer melhorias. Por exemplo, está na fila há meses instalarmos o Pixelfed e eu ainda não consegui tempo para executar. Além disso, não é interessante depender apenas de mim ou, em última instância, do Pedro. Semana passada, demoramos pra perceber o enrosco e eu demorei até sacar motivo, mais ainda até vislumbrar solução e resolver. Idealmente, demandamos mais gente técnica, porém, como já comentei há uns dias no Mastodon, a galera que puder se engajar de alguma maneira, fazer o meio de campo, entrar em contato quando há problema, já será de “grandessíssima” (falando como Chaves) ajuda.

    Sobre os meios de conversa mais síncrona, qualquer coisa não livre dá meio que na mesma. O único desses que fica ligado aqui é o famigerado e onipresente WhatsApp e somente porque, sem ele, as pessoas e, pior ainda, as instituições de vários tipos sequer me considerarão vivo… Pensava que os motivos pelos quais alguém entra nas mídias sociais “alternativas” seriam semelhantes aos que as levariam a buscar meios de comunicação diferentes. Não queremos depender das organizações que os oferecem. Somos resistência, mas, uma andorinha só não faz verão, então não sei. Fica a reflexão.


  • coreutils é um dos componentes desenvolvidos para o sistema operacional GNU, não todos, embora dos mais importantes. Por si só, sua eventual substituição não seria motivo para que Ubuntu deixasse de ser considerada uma distribuição de GNU com o kernel Linux. Porém, esse processo não começa por aí e já está em andamento há tempos com o famigerado systemd. Então, de fato, fica difícil até dizer se Ubuntu vai continuar a ser considerado derivado do Debian GNU/Linux por muito tempo. Já está tentando se distanciar dos pacotes em alguns casos. Acho esse processo todo lamentável e, diferentemente de outrora, não aconselho essa distribuição e suas variações para mais ninguém.






  • daltuxOPMAtoQuartinho da T.I.Recusando uso de software privativo de liberdade
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    1
    ·
    edit-2
    9 months ago

    [ Ocasião n. 3, novamente sobre formulário em plataforma antiética… ficando #cansado 🙄 ]

    Prezados(as) colegas:

    Agradeço pela mensagem e gostaria de aproveitar a oferta, porém, já sabem, por manifestações anteriores, que "Google Forms/Docs/etc.’ é um programa que nega a liberdade e notoriamente devassa seus usuários como parte de seu modelo de negócio. Lamento ver que não é oferecida maneira de participar dessas campanhas sem que os usuários de computador abram mão de sua liberdade. Não faltam maneiras de propiciar isso. Portanto, enquanto essa prática não for revista, não contem comigo. A propósito, quando até mesmo as organizações sindicais obrigam seus filiados a utilizar esse tipo de software injusto para exercer seus direitos, acompanhando de perto a nefasta insistência dos órgãos patronais sobre o assunto, permanece infringindo princípios fundantes da própria entidade (Estatuto do [Censurado], art. 3º) e inclusive fortalece alienação e opressão dos trabalhadores por parte do Capital. Desejo um tipo diferente de mundo e, ao declinar o uso de software privativo de liberdade, tento dar um passo em direção a esse mundo. Sigo, ainda, à disposição para ajudar a encontrar o caminho, estendendo-lhes o convite para engrossar a resistência à computação não-livre.

    Inspirações:

    At.te,

    [Censurado]

    On 06/11/2024 11:53, [Censurado] wrote:

    Olá colegas,

    O [Censurado] está organizando a confecção de novas camisetas para filiado/as. Para consolidar o orçamento e realizar o pedido, solicitamos a cada filiado/a que preencha o formulário disponível no link abaixo, indicando o tamanho de sua preferência.

    Formulário camisetas [Censurado] (https://forms.gle/[censurado])

    No formulário constam as medidas de referência para identificar as opções.

    Elas também estão disponíveis no arquivo em anexo.

    Preencha o mais breve possível, e posteriormente divulgaremos demais informações.

    Atenciosamente,

    Executiva [Censurado]





  • daltuxOPMAtoQuartinho da T.I.Recusando uso de software privativo de liberdade
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    1
    ·
    edit-2
    9 months ago

    Nova ocasião, por ser lamentavelmente privado de participar de assembleia dos trabalhadores a não ser que utilize software privativo. Segue cópia de resposta a mensagem de correio eletrônico do sindicato da categoria profissional de que faço parte, entidade da qual sou um fundador e apoiador quase incondicional:

    Prezados colegas:

    Agradeço pela mensagem, porém, "Google Forms/Docs/etc.’ é um programa que nega a liberdade e notoriamente devassa seus usuários como parte de seu modelo de negócio. Por princípios ético-filosóficos, lamento muito não atender à convocação, ao menos enquanto não for possível fazer isso sem abrir mão desses ideais. A propósito, quando até mesmo a organização sindical permanece obrigando seus filiados a utilizar esse tipo de software para exercer seus direitos, contrariam-se muitos dos princípios da própria entidade (Estatuto do [sindicato], art. 3º) e infelizmente acabam-se fortalecendo alienação e opressão dos trabalhadores por parte do Capital. Desejo um tipo diferente de mundo e, ao declinar o uso de software privativo de liberdade, tento dar um passo em direção a esse mundo. Sigo à disposição para ajudar a encontrar o caminho, estendendo-lhes o convite para engrossar a resistência à computação não-livre.

    Inspirações:

    At.te,

    […]

    On 08/10/2024 11:15, [sindicato] wrote:

    Colegas,

    Segue abaixo a convocação para assembleia geral extraordinária da categoria, conforme publicado no site.

    O ponto 1 é aberto a todos, independente de ser ou não filiado ao sindicato.

    Ainda com relação ao ponto 1 da pauta, nas últimas semanas uma série de postagens e manifestações individuais em redes sociais e grupos de mensagens trouxeram a tona a situação de que o governo não está contemplando na íntegra o que constou no Termo de Acordo […], assinado entre [federação sindical da categoria profissional], Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e Ministério da Educação.

    Diante dos ruídos que a situação tem causado, a Executiva do [sindicato] está elaborando um texto que trará alguns apontamentos para a categoria a partir de uma sequência cronológica, no intuito de apresentar uma análise do que depreendemos estar ocorrendo. Ele será publicizado assim que possível, de modo a subsidiar o debate do ponto 1 da ordem do dia.

    Convocação Assembleia Geral Extraordinária […]

    A Executiva do [sindicato] convoca os(as) trabalhadores(as) [da categoria profissional na base territorial do sindicato] para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA […] a realizar-se no dia […] às […] em primeira chamada com presença de mais de 50% (cinquenta por cento) dos sindicalizados ou […] em segunda chamada com o número de presentes, conforme previsão do estatuto da entidade, a ser realizada nos seguintes locais:

    a) Auditório […] do Campus […];

    b) Videoconferência na sala virtual do [sindicato] (em link a ser disponibilizado aos que se inscreverem para participar)

    A Assembleia Geral Extraordinária […] deliberará sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

    i. Informes

    1. Deliberação sobre Paralisação [da categoria profissional] nos dias […]: pelo cumprimento do Termo de Acordo de Greve […];
    2. Eleição de delegada(o)s do [sindicato] para a Plenária Nacional Virtual da [federação sindical], agendada para [data].

    OBSERVAÇÃO 1: Para o item 2, somente filiados poderão se candidatar e votar para delegada(o)s do [sigla do sindicato].

    OBSERVAÇÃO 2: A Assembleia não será transmitida ao vivo por outros canais, sendo disponibilizada apenas para quem se inscrever até 15 MINUTOS antes do início da assembleia, no formulário do seguinte link:

    Formulário De Inscrição _ Assembleia [hiperligação para domínio forms.gle] - […]

    OBSERVAÇÃO 3: A inscrição deve ser realizada com o e-mail institucional [que atualmente também é manipulado por software privativo e da mesma Big Tech], para fins de resguardarmos a segurança do evento.

    Para fins de registro, a inscrição no formulário do link será considerada como assinatura da lista de presenças da Assembleia para aqueles que participarem de forma remota.

    […], 07 de outubro de 2024.

    Executiva do [sindicato]


  • daltuxAtoSugestõesAumentar o limite de caracteres do mastodon
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    2
    ·
    edit-2
    10 months ago

    Pelo pouco que aprendi desde que respondi que também quero poder escrever mais, mas que não parecia algo muito viável por restrição do Mastodon que é feito para não alterar isso, continuo nessa posição.

    O que a gente faz é tão somente atualizar o contêiner oficial, de forma semi-automática. Da maneira que Pedro fez, isso funciona bem e tenho muito receio de alterar. Promover alterações a cada atualização demandaria um certo esforço adicional que infelizmente não temos disponível no momento, a não ser que haja disposição de não apenas fazer funcionar (o que não parece difícil) mas também manter assim ao longo do tempo, a cada atualização, gerando um risco maior de quebra. Esse, aliás, é um típico problema vindo da centralização de quem lidera o projeto Mastodon, e que enseja forks, inclusive, e tantos outros projetos de microblogging na Federação.