Tópico altamente espinhoso, mas, na minha percepção, chegamos ao ponto de não-retorno.

Há mais de um ano acompanho as idas e vindas da administração da Ursal, centralizada na figura da Ursalzona. A instância tem outros moderadores e administradores, mas com certeza é ela quem recebe a maior parte da atenção e a organização interna é voltada para que assim o seja.

Em dezembro de 2022, após diversos conflitos entre ursal.zone e instâncias brasileiras, três instâncias anunciaram bloqueio da federação com a ursal: Bantu, Colorid.es e Mastodonte. Os motivos variam, mas as acusações são igualmente graves: racismo, transfobia, ataques gratuitos da administração para com as outras administrações, etc. Esse comportamento não foi isolado e se repete nos dois anos que separam essas publicações do presente, cada vez mais afastando usuários e instâncias da Ursal.

Depois desse acontecimento, a Ursalzona insiste no assunto, assediando remotamente essas instâncias menores e envolvendo até figuras grandes do Fediverso gringo na expectativa de removerem esses bloqueios para que sua federação seja “limpa”. Há dois anos ela repete o mesmo assunto, quando todas as instâncias anteriores já superaram e estão vivendo suas vidas tranquilamente. O assunto é tão cansativo que ela chegou a acusar um dos administradores dessas três instâncias de ser um white misogynist guy, uma tentativa clara de sinalizar virtude em uma conversa com estrangeiros, quando ela mesma é uma mulher branca.

Mais uma vez, ela insistiu nesse assunto essa semana. A Ursal foi aceita no Covenant do Mastodon e passará a ser mostrada na página oficial de instâncias do software. No anúncio para seus seguidores, aproveitou para alfinetar as instâncias menores, mostrando em suas palavras que desrespeita a vontade própria de comunidades menores e tem interesse em manter uma instância grande e cada vez mais centralizadora.

Aproveitou, ainda, para anunciar que está em contato com o IFTAS, que julga ser “a moderação oficial do Fediverso”. Para mim, todo esse conjunto de evidências mostra que a ursal.zone está em desacordo com o ideal de Federação, é uma ameaça para comunidades menores do Fediverso brasileiro e está despreparada para se juntar a nós na busca por uma web descentralizada e que respeite as minorias e seus espaços seguros.

Por essa razão, estou propondo um bloqueio total da Ursal.zone, sabendo que é um assunto delicado e controverso, mas reitero minha posição com tranquilidade e peço que pensem a respeito.

  • @johnA
    link
    fedilink
    Português
    55 days ago

    acho que a escrita da nanda me contempla, inclusive a respeito de bloquear a ursalzona.

    só acrescento:

    não acho ideal a medida de isolar mais os usuários da ursal em razão do que, se entendi corretamente, parece ser um comportamento condenável da ursalzona.

    enquanto esses servidores grandes não prejudicarem nossa capacidade, entendo que divergências em relação às nossas visões sobre o futuro e a natureza da internet e do fediverso não deveriam ser o critério para bloqueio. pra mim, a possibilidade de abrigar diferentes propostas de comunidades é um ponto forte do fediverso.

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      25 days ago

      pra mim, a possibilidade de abrigar diferentes propostas de comunidades é um ponto forte do fediverso.

      Concordo nesse aspecto, mas no caso dela, não é só propostas diferentes, ela usa do poder dela de administradora para provocar assédio em instâncias menores.

      Repetindo o que disse a corpoVirtual e Felipe: consigo aceitar essas duas soluções (silenciamento ou bloqueio individual) mas não são minhas favoritas.

      • @johnA
        link
        fedilink
        Português
        35 days ago

        só pra entender melhor, ela chega a nomear as instâncias que bloquearam lá atrás? ou acusa elas publicamente de alguma coisa?

        e tava pensando aqui, acho que a solução que tomarmos, seja o silenciamento de instância ou o bloqueio individual, seria bom fazer um texto aberto explanando essa situação e deixando claro e público, inclusive pros ursalenses, o comportamento danoso da ursalzona. pensando assim, meu voto seria por um bloqueio individual acompanhado de uma nota pública de repúdio.