Tópico altamente espinhoso, mas, na minha percepção, chegamos ao ponto de não-retorno.
Há mais de um ano acompanho as idas e vindas da administração da Ursal, centralizada na figura da Ursalzona. A instância tem outros moderadores e administradores, mas com certeza é ela quem recebe a maior parte da atenção e a organização interna é voltada para que assim o seja.
Em dezembro de 2022, após diversos conflitos entre ursal.zone e instâncias brasileiras, três instâncias anunciaram bloqueio da federação com a ursal: Bantu, Colorid.es e Mastodonte. Os motivos variam, mas as acusações são igualmente graves: racismo, transfobia, ataques gratuitos da administração para com as outras administrações, etc. Esse comportamento não foi isolado e se repete nos dois anos que separam essas publicações do presente, cada vez mais afastando usuários e instâncias da Ursal.
Depois desse acontecimento, a Ursalzona insiste no assunto, assediando remotamente essas instâncias menores e envolvendo até figuras grandes do Fediverso gringo na expectativa de removerem esses bloqueios para que sua federação seja “limpa”. Há dois anos ela repete o mesmo assunto, quando todas as instâncias anteriores já superaram e estão vivendo suas vidas tranquilamente. O assunto é tão cansativo que ela chegou a acusar um dos administradores dessas três instâncias de ser um white misogynist guy, uma tentativa clara de sinalizar virtude em uma conversa com estrangeiros, quando ela mesma é uma mulher branca.
Mais uma vez, ela insistiu nesse assunto essa semana. A Ursal foi aceita no Covenant do Mastodon e passará a ser mostrada na página oficial de instâncias do software. No anúncio para seus seguidores, aproveitou para alfinetar as instâncias menores, mostrando em suas palavras que desrespeita a vontade própria de comunidades menores e tem interesse em manter uma instância grande e cada vez mais centralizadora.
Aproveitou, ainda, para anunciar que está em contato com o IFTAS, que julga ser “a moderação oficial do Fediverso”. Para mim, todo esse conjunto de evidências mostra que a ursal.zone está em desacordo com o ideal de Federação, é uma ameaça para comunidades menores do Fediverso brasileiro e está despreparada para se juntar a nós na busca por uma web descentralizada e que respeite as minorias e seus espaços seguros.
Por essa razão, estou propondo um bloqueio total da Ursal.zone, sabendo que é um assunto delicado e controverso, mas reitero minha posição com tranquilidade e peço que pensem a respeito.
eu só ponderaria aí que talvez não haja um interesse dessas instâncias que vc citou em ficar remexendo essa história. elas seguiram a vida, a ursal é que até hj vive mordida. acho que é importante a gente demonstrar nosso repúdio à campanha de difamação que a dona da ursal promove contra as comunidades citadas e nosso apoio a elas nessa história. afirmar nossa rejeição total a qualquer um que queira se afirmar como “A Instância Brasileira do Mastodon” ou “A Moderação Oficial do Mastodon”. por aí. mas ser uma coisa mais nossa, no sentido de pq decidimos tomar o caminho que tomamos, qualquer que seja.
Para essa questão especifica da Ursal, acho que a articulação tem que ser principalmente com as outras instancias além da Bantu, Donte e Colorides. Essas três instâncias claramente já se posicionaram a respeito da ursal, acho que cabe a ayom e outras instancias menores a se posicionar agora.
para articular outras ações fediversais para além dessa questão da Ursal, Bantu, Donte e Colorides devem com certeza ser parte se assim quiserem
perfeito. concordo.
Alguém aqui conseguiria fazer o levantamento de quais instâncias a gente poderia conversar? Eu sei que tem uns sites marotos por aí alimentados pela comunidade com a lista de instâncias brasileiras, pode facilitar a tarefa.
sobre isso, acho melhor conversar pelo chat. mais privado…
Proponho então uma solução meio chique, um GT para lidar com as questões diplomáticas da Ayom, inclusive se articular e costurar acordos com outras instâncias e coletivos.
gosto dessa proposta. inclusive, acho que tudo bem a gente demorar um pouco a chegar executar ações a respeito da ursal. prefiro que tomemos boas decisões ben ponderadas coletivamente dentro da ayom e com outras instâncias, desde que estejamos caminhando em movimento, e não só parados na inércia.
De acordo.
Outra proposição possível seria fazer uma eleição, criar um poll em algum site que faça isso (acho até que dá pra usar o nextcloud pra isso).
hm, não entendi. uma eleição do quê?
Se vamos silenciar ou bloquear a ursal
Vim aqui para comentar isso.