Bem, após muito refletir, seguem os meus dois centavos sobre essa questão.
O comportamento da Ursalzona mexeu profundamente com meu emocional. Fiquei profundamente revoltado com a forma canalha com a qual ela se referiu às outras instâncias mas principalmente chocado tamanha a falta de coerência que ela demonstra com o espírito do Fediverso num todo. É de arrepiar a sede de grandeza e poder demonstrada, de tal forma que, com o perdão por talvez a falta de respeito com os mortos nessa analogia, vislumbro na Ursal o ethos do estado de Israel, formado pelo resultado de um povo ora oprimido, agora visa esmagar outros também oprimidos.
Com isso, acredito que se faz dever ético e moral o nosso empenho em esfacelar a Ursal, para dizer o mínimo.
Vejam, em 2024, vivemos em uma economia orientada ào Instagram. A batalha pelas redes sociais, e pelas plataformas digitais como um todo se faz importantíssima. Por ela, pessoas se conhecem, trabalham, vendem seus serviços, conhecem e elegem candidatos. Uma parte significante da nossa existência enquanto indivíduos poderia se tornar melhor se não estivessemos nas mãos dos bilionários do Vale do Silício. A tragédia anunciada que foi a queda do X/Twitter foi uma oportunidade única para uma adesão em massa do Mastodon, que infelizmente ainda não aconteceu, sendo superada por Bluesky e outros. Mas podem haver outras, e quando houverem, não podemos deixar que a internet brasileira caia nas mãos de uma rede centrada numa pessoa incapaz de ser minimamente responsável e emocionalmente madura com o poder que lhe cai sobre as mãos.
A pessoa de Daniela Abbade aqui não poderia ser mais irrelevante. Se ela é legal, ou não é. Se é boa ou não é. Se faz ou não carinho em cachorros de rua, pouco importa. Já foi demonstrado inúmeras vezes que a parcela da internet brasileira que recai sobre as mãos dela jamais deveria existir, quiçá aumentar.
Portanto, eu reitero que se faz nosso dever cívico nos organizarmos para combater e desmantelar a Ursal nos moldes que existe atualmente.
Desse modo, eu não apoio o fediblock à instância Ursal.
Simplesmente, porquê isso nada faria, nem mesmo arranharia a imagem da Ursal. O que eu proponho é que encabecemos uma campanha maciça de combate a Ursal. Começando pela criação de uma página, de fácil acesso e bastante resumida, que sirva de um dossier, só da nata, de todas as ações, agressões e os riscos cometidos pela Ursal. Uma aliança de apoio contra a Ursal, de todas as instâncias brasileiras que a repudiam, finalizando com um abaixo assinado de todos.
Em seguida, proponho que enviemos este link à todos os usuários da Ursal que conseguirmos, para que nós os informemos do que eles pactuam à dividir e até a mesmo a doar para esta rede.
E que no site haja um tutorial fácil e simples para migrar suas contas, juntamente com uma lista de instancias alternativas para que eles optem.
Eu me coloco à disposição para comprar o domínio, criar o layout, codificar o site e subi-lo. Se concordarem com a ideia, peço a advogados presentes que nos blindem de toda e qualquer possibilidade de processo nesta iniciativa.
É nosso papel zelar e lutar para que o fediverso realize seu verdadeiro objetivo, que é o de distribuir o poder, nunca concentrar.
estou 100% de acordo. essa notícia chacoalha bastante as coisas.