500 é muito pouco hahahha
Assim que entrei na ayom sugeri de aumentar, mas acabou que não levei a conversa adiante.
500 caracteres para mim é um empecilho quando quero desenvolver algum raciocínio com mais nuance. Muitas vezes, deixo de postar as coisas, pq fazer caber em 500 chars é dificil e eu não gosto muito de fazer fios (pra mim dá muito mais trabalho). Às vezes um toot simples, que quando escrevo de primeira dá uns 600 chars, e ai tenho que passar um tempo bem maior para editar e fazer caber em 500. acho um porre, ainda mais que 500 é um número aleatório, que não foi decidio em grupo.
Não vou sugerir agora um novo limite, qua acho legal conversar antes sobre se vamos aumentar o limite, e se sim, como vamos decidir qual será o novo limite.
vou deixar aqui minha opinião, mas que não é nem de um longe uma colina que eu morreria defendendo: eu prefiro o limite curto pros posts. gosto de ter uma limitação e pra mim 500 é até muito haha. e me dá um certo nervoso aqueles posts gigantes da kolektiva, acabo nunca lendo rs. acho meio exaustivo quando aparece vários textão na timeline. particularmente, se eu for ler algo mais longo, prefiro ver num lugar separado, não no meio de vários outros textos.
Não precisa ser os 10 mil caracteres da Kolektiva, acho que de 1000 a 2000 deve ser suficiente. Tenho 3000 por padrão no Misskey e vai rapidinho quando tô reclamando. Rs. Mas não uso com frequência tudo não.
@gato sempre achei válido aumentar o limite… Quem quer ser conciso, consegue. Quem quer desenvolver um pouco mais, consegue. Tem um limite na apresentação, então quem não quer ler pode pular sem ficar com um bloco enorme de texto na TL.
Cada um tem sua opinião sobre quanto escrever por aqui ou em outras plataformas e é legal que todos tenham a opção de usá-las ou não.
Tenho toots que passam dos 500 e não colocaria em um blog, blogs não são tão efêmeros… E agora só tenho mais 2 caracteres…
acho justo, me convenceu.
Quando isso acontece costumo optar por postar no blog (WriteFreely). Ganha-se não só em limite de caracteres, se oferece para o leitor uma leitura mais confortável, focada, com a possibilidade de incluir título, negrito, itálico. O link para o texto pode então ser compartilhado e circulado dentro do Mastodon, possibilitando comentários.
O que você sente sobre esse arranjo?
Também é uma boa mesmo, o blog. Apesar de não evitar o contingenciamento frequente no microblog, é legal postar lá quando o texto é longo. Realmente, nada impede blog curto…
Ou aqui no Lemmy! Agora, temos mais essa alternativa 👏
Além do Markdown funcionar em ambos. Não entendo por que Mastodon renderiza o Markdown vindo de outros mas não o seu próprio. 😅
Um blog não resolve muito, nem tudo que quero tootar sobre é algo que quero escrever um texto pra blog. Tipo as vezes é só uma ideia em desenvolvimento, ou sei lá alguma reclamação, ou é algo pessoal que quero restringir o público, tipo só para seguidores e não algo pra global (e não sei se o writefreely dá essa opção).
O blog para mim não substiuiria uns toots mais longos, mas seria uma opção para complementar e ter um outro meio de se comunicar.
Por falar no lemmy, não consegui ver os post daqui la no mastodon. Procurei essa comunidade aqui pra seguir, e não vejo os posts, e pra seguir tinha que enviar solicitação. Achei meio estranho, quem ve essas solicitações?
A solicitação nesse caso é meio que pra instância do Lemmy, acontece por ex quando uma instância tá fora do ar ou muito devagar… é aprovado automaticamente quando o servidor recebe essa solicitação.
Essa conta vai dar boost em todos os posts que forem publicados aqui, com um preview da descrição e o link pro post no forum. (curiosamente se a instancia tiver um limite de caracteres alto tu consegue ler toda a descrição do post sem precisar abrir o link do forum)se um post não tiver aparecido no mastodon ainda tu consegue carregar ele colando o link do post na barra de pesquisa do mastodon…
deleted by creator
Ah! Agora faz sentido! Obrigado!
Isso é mais um motivo para aumentar o limite de caracterr hahhaha, que ai a descrição dos posts aqui, aparecem nos toots por lá, a experiência dessa integração fica bem melhor :)
deleted by creator
Convivo com isso também. Uma batalha diária pela extrema concisão 😹
Acho que não serviríamos para escrever em jornal 🙀
Aí lembram que o Twitter original era para caber em mensagem de texto curta de celular: 140 caracteres, então 500 já seria muito. É verdade. Mas também acho ruim quebrar demais uma ideia se é possível facilitar. Aliás, acho que ter que carregar várias mensagens é mais custoso para a máquina do que uma mensagem só, ainda que bem maior. Às vezes pode haver até alguma perda de contexto na federação.
Dito isso, pelo que andei pesquisando por cima, o Mastodon em si é bem limitado em matéria de personalização desse tipo de limite. Aparentemente, segue sempre a opinião do criador que não se importa muito em facilitar as coisas para quem quer fazer algo minimamente diferente. Dizem que o limite de caracteres estaria fixo numa constante no código-fonte, sendo necessário alterá-lo e reconstruir o pacote a ser executado pela máquina. Algo simples, que porém pode ser trabalhoso. O problema disso é que, antes de implantar cada nova versão, seria necessário refazer todo o processo. Então, acho legal a discussão e teremos que analisar bem se é o caso antes de realizar isso.
Contudo, aviso que a maior parte do que afirmei acima é especulação, por não ter acesso ao gerenciamento do sistema ou à máquina que o executa. Quem tem pode conseguir falar disso com mais propriedade.
Essa questão técnica eu não sei também. Achava que era algo simples de configurar pros admins, se não é ai já é outra história mesmo.
Uma sugestão aqui, @daltux@forum.ayom.media e @pedro@forum.ayom.media poderiam verificar qual a viabilidade técnica do aumento de caracteres? Acho que isso é importante pra chegarmos a alguma decisão.
deleted by creator
Revivendo essa proposta também, sigo acreditando que 500 não é suficiente para as demandas, e gostaria de propor no mínimo 750 ou idealmente 1000.
deleted by creator
Nossa, e não é que funcionou?
Não entendi ainda por que ele (Mastodon) consegue carregar tudo e até responder, mas não consegue seguir.
Legal que dá certo! Sucesso :)
500 caracteres não é um número aleatório, mas sim o valor padrão segundo a doc do mastodon. Eu gosto do padrão e, embora não esteja disposta a brigar pela manutenção do status quo, deixarei meus argumentos do porque acredito ser a decisão correta (para mim).
Acho que encontrar textos grandes na linha do tempo quebra o fluxo de mensagens curtas típico de uma plataforma de microblog. Pra mim é indiferente se é uma mensagem de 10 mil caracteres ou 20 mensagens de 500 caracteres. Quando esbarro em algo grande eu dificilmente paro pra ler. Não é a plataforma certa pra isso na minha opinião. Prefiro ler textos longos em outros lugares.
Acho que o trabalho de ser conciso e fazer caber dentro de certo limite imposto é um desafio que desenvolve a nossa capacidade de comunicação. Eu estou sempre sendo instigada a eliminar palavras e mudar minha redação para tornar a mensagem mais concisa e acredito que isso contribua para me fazer uma comunicadora melhor. Penso que quanto mais concisa eu for, mais respeitosa eu serei com o tempo dos leitores da minha mensagem. Nas palavras do filósofo iluminista “Escrevo-vos uma longa carta porque não tenho tempo de a escrever breve.”. Elevar o limite teria, ao meu ver, o efeito de tornar todos nós menos exigentes com nossa escrita, o que não é legal.
Compreendo que este não seja o sentimento de todas as pessoas e que algumas pessoas podem não conseguir se adaptar a um formato de mensagens curtas de microblog. Para esses casos, eu acredito que o mais apropriado seria a pessoa manter uma conta em uma instância mais flexível com o limite de caracteres, ou reconhecer que está construindo uma mensagem que talvez fosse mais adequada para outra plataforma (temos hoje um lemmy e um writefreely que contemplam justamente esses espaços). Ter contas em instâncias/serviços diferentes ajuda principalmente o nosso público, permitindo que nos sigam nas mídias mais coerentes. Eu posso gostar dos textos longos de alguém, mas não suportar os comentários curtos dessa mesma pessoa, e vice-versa. Poder seguir cada fonte de conteúdo de maneira independente me parece ser a escolha correta.
deleted by creator
deleted by creator
deleted by creator
deleted by creator
deleted by creator
deleted by creator
deleted by creator
deleted by creator
acho justo
@daltux@forum.ayom.media consegue implementar os 1000 carácteres em caráter de experiência? Posso fazer a enquete depois de um tempo de uso.
Pelo pouco que aprendi desde que respondi que também quero poder escrever mais, mas que não parecia algo muito viável por restrição do Mastodon que é feito para não alterar isso, continuo nessa posição.
O que a gente faz é tão somente atualizar o contêiner oficial, de forma semi-automática. Da maneira que Pedro fez, isso funciona bem e tenho muito receio de alterar. Promover alterações a cada atualização demandaria um certo esforço adicional que infelizmente não temos disponível no momento, a não ser que haja disposição de não apenas fazer funcionar (o que não parece difícil) mas também manter assim ao longo do tempo, a cada atualização, gerando um risco maior de quebra. Esse, aliás, é um típico problema vindo da centralização de quem lidera o projeto Mastodon, e que enseja forks, inclusive, e tantos outros projetos de microblogging na Federação.
Muito obrigado pela explicação!
Eu acho que não estamos conseguindo chegar num consenso, talvez seja o caso de fazer uma enquete mesmo