500 é muito pouco hahahha

Assim que entrei na ayom sugeri de aumentar, mas acabou que não levei a conversa adiante.

500 caracteres para mim é um empecilho quando quero desenvolver algum raciocínio com mais nuance. Muitas vezes, deixo de postar as coisas, pq fazer caber em 500 chars é dificil e eu não gosto muito de fazer fios (pra mim dá muito mais trabalho). Às vezes um toot simples, que quando escrevo de primeira dá uns 600 chars, e ai tenho que passar um tempo bem maior para editar e fazer caber em 500. acho um porre, ainda mais que 500 é um número aleatório, que não foi decidio em grupo.

Não vou sugerir agora um novo limite, qua acho legal conversar antes sobre se vamos aumentar o limite, e se sim, como vamos decidir qual será o novo limite.

  • @veredaA
    link
    fedilink
    Português
    1
    edit-2
    3 months ago

    500 caracteres não é um número aleatório, mas sim o valor padrão segundo a doc do mastodon. Eu gosto do padrão e, embora não esteja disposta a brigar pela manutenção do status quo, deixarei meus argumentos do porque acredito ser a decisão correta (para mim).

    Acho que encontrar textos grandes na linha do tempo quebra o fluxo de mensagens curtas típico de uma plataforma de microblog. Pra mim é indiferente se é uma mensagem de 10 mil caracteres ou 20 mensagens de 500 caracteres. Quando esbarro em algo grande eu dificilmente paro pra ler. Não é a plataforma certa pra isso na minha opinião. Prefiro ler textos longos em outros lugares.

    Acho que o trabalho de ser conciso e fazer caber dentro de certo limite imposto é um desafio que desenvolve a nossa capacidade de comunicação. Eu estou sempre sendo instigada a eliminar palavras e mudar minha redação para tornar a mensagem mais concisa e acredito que isso contribua para me fazer uma comunicadora melhor. Penso que quanto mais concisa eu for, mais respeitosa eu serei com o tempo dos leitores da minha mensagem. Nas palavras do filósofo iluminista “Escrevo-vos uma longa carta porque não tenho tempo de a escrever breve.”. Elevar o limite teria, ao meu ver, o efeito de tornar todos nós menos exigentes com nossa escrita, o que não é legal.

    Compreendo que este não seja o sentimento de todas as pessoas e que algumas pessoas podem não conseguir se adaptar a um formato de mensagens curtas de microblog. Para esses casos, eu acredito que o mais apropriado seria a pessoa manter uma conta em uma instância mais flexível com o limite de caracteres, ou reconhecer que está construindo uma mensagem que talvez fosse mais adequada para outra plataforma (temos hoje um lemmy e um writefreely que contemplam justamente esses espaços). Ter contas em instâncias/serviços diferentes ajuda principalmente o nosso público, permitindo que nos sigam nas mídias mais coerentes. Eu posso gostar dos textos longos de alguém, mas não suportar os comentários curtos dessa mesma pessoa, e vice-versa. Poder seguir cada fonte de conteúdo de maneira independente me parece ser a escolha correta.