

@felipesiles@lemmy.eco.br @migmarcellinus@lemmy.eco.br
O problema com essas interfaces é que a Google vem, constantemente, dificultando o acesso via interfaces.
Inclusive, recentemente, “Google quebrou todos os clientes alternativos de YT, incluíndo o yt-dlp; uma implementação com JS agora é exigida”
Nada, absolutamente nada, impede a Google de fechar totalmente os vídeos por trás de uma DRM (exemplo: Widevine, mas usando algum codec proprietário no fluxo de mídia que só tenha sido implementado no Google Chrome que eles controlam), de uma forma ainda mais rígida do que aquela atualmente feita por Netflix, Disney+ e Globoplay. yt-dlp (do qual o newpipe e até o Grayjay dependem nos bastidores) apenas têm enxugado gelo, infelizmente.
@stochastic_parrot@sh.itjust.works @tecnologia@lemmy.eco.br
Alguém sabe até que ponto é possível comprar um smartphone Linux (exemplo: Librem Phone da Purism, mas há outros) no Brasil? Como é a situação desses aparelhos com a Anatel e alfândegas brasileiras? Ou, melhor ainda, existem smartphones Linux em estoque em alguma loja (física ou online) brasileira, já devidamente importado? Aqueles que suportam telefonia (o Librem Phone, até onde lembro, suporta inclusive LTE) funcionariam com as operadoras brasileiras, tendo em vista aquela coisa de as operadoras verificarem o IMEI?
Porque estou pensando em, talvez, adquirir um, se isso for possível sem muita dor de cabeça e burocracias. O Linux me atende no computador, e já tenho mania de usar coisas como Termux no Android. Não que ter um smartphone seja importante pra mim, porque não é, mas às vezes é deveras conveniente ter um Linux à disposição pra rodar scripts, ou mesmo pra escrever (até um vi/vim num terminal serve perfeitamente nesse sentido, já que acho interessante TUIs e estou acostumado com terminal). Não penso em GrapheneOS ou demais derivações do Android porque são derivações do Android e eventualmente essas mudanças passarão do repositório mainstream aos forks de forma profunda (tal como os navegadores baseados em Chromium eventualmente cessarão suporte ao manifest V2 porque o mainstream Chromium é mantido pela Google). Também não penso em Apple porque, pra mim, seria trocar um jardim murado por outro.
Agora, se não for possível ou for muita burocracia ter um Linux phone no Brasil, bem… paciência: muito indica que esse Nokia 5.4 onde agora digito acabará sendo o último smartphone que já utilizei antes de abandonar a tecnologia moderna de vez (mesmo que isso represente ostracismo social porque, de qualquer jeito, já estou ostracizado há muito tempo 🤷)