Google vai exigir registro de desenvolvedores de apps para Android. Medida pode inviabilizar projeto F-Droid, que distribui apps abertos para o sistema.

• Daemon Silverstein@calckey.world
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    8 days ago

@stochastic_parrot@sh.itjust.works @tecnologia@lemmy.eco.br

Alguém sabe até que ponto é possível comprar um smartphone Linux (exemplo: Librem Phone da Purism, mas há outros) no Brasil? Como é a situação desses aparelhos com a Anatel e alfândegas brasileiras? Ou, melhor ainda, existem smartphones Linux em estoque em alguma loja (física ou online) brasileira, já devidamente importado? Aqueles que suportam telefonia (o Librem Phone, até onde lembro, suporta inclusive LTE) funcionariam com as operadoras brasileiras, tendo em vista aquela coisa de as operadoras verificarem o IMEI?

Porque estou pensando em, talvez, adquirir um, se isso for possível sem muita dor de cabeça e burocracias. O Linux me atende no computador, e já tenho mania de usar coisas como Termux no Android. Não que ter um smartphone seja importante pra mim, porque não é, mas às vezes é deveras conveniente ter um Linux à disposição pra rodar scripts, ou mesmo pra escrever (até um vi/vim num terminal serve perfeitamente nesse sentido, já que acho interessante TUIs e estou acostumado com terminal). Não penso em GrapheneOS ou demais derivações do Android porque são derivações do Android e eventualmente essas mudanças passarão do repositório mainstream aos forks de forma profunda (tal como os navegadores baseados em Chromium eventualmente cessarão suporte ao manifest V2 porque o mainstream Chromium é mantido pela Google). Também não penso em Apple porque, pra mim, seria trocar um jardim murado por outro.

Agora, se não for possível ou for muita burocracia ter um Linux phone no Brasil, bem… paciência: muito indica que esse Nokia 5.4 onde agora digito acabará sendo o último smartphone que já utilizei antes de abandonar a tecnologia moderna de vez (mesmo que isso represente ostracismo social porque, de qualquer jeito, já estou ostracizado há muito tempo 🤷)

• guilhermegnzaga@lemmy.eco.br
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      7 days ago

Eu gostaria muito de saber. Eu queria um tablet linux pro meu filho, se tem alguém que tem que monitorar a privacidade dele sou eu.