

Outra vez.
Tem sempre alguém tramando alguma forma de lucrar mais às custas do povo trabalhador.
É o capitalismo agindo como foi imaginado.
Outra vez.
Tem sempre alguém tramando alguma forma de lucrar mais às custas do povo trabalhador.
É o capitalismo agindo como foi imaginado.
Dica: no Firefox e derivados, vai no menu com 3 riscos no topo superior esquerdo, escolhe a opção More Tools, depois Web Developer Tools.
Vai aparecer a janela pra ajudar a fazer debug/troubleshoot. Nessa janela, vai na aba Network. Acesse um site qualquer e veja os requests que aparecem na lista.
Clica com o botão direito do mouse em qualquer um deles e escolhe a opção Copy Value, depois Copy as cURL. Você vai ter um curl desse request completinho, todo montado, com todos os headers, valores, payload, etc.
Só colar no terminal e rodar.
Obrigado :-)
Sim, tem soluções locais que encriptam tudo localmente, inclusive soluções opensource. O problema é que, nesse caso, você fica com o problema de ter que fazer backup dessas senhas e de criar alguma rotina pra gerar esse backup periodicamente e, preferencialmente, de maneira automatizada.
Se você troca de dispositivo, no entanto, tudo fica no outro dispositivo. Nem só em casos de comprar um celular novo, mas sim, por exemplo, no dia a dia, como em um momento estar no celular e depois em desktop/laptop. Teria que trazer a solução de backup pra todos os dispositivos e lidar com o problema do backup que rodou a partir de um dispositivo não poder sobrescrever (mas sim complementar) o backup do outro, e entender qual dos dispositivos tem a versão mais atual dos dados.
Resumindo, é chato, muito propenso a erros, e geralmente muita gente acaba metendo os pés pelas mãos e perdendo informações/senhas no processo.
Eu fiquei muitos anos (mais de uma década, provavelmente quase duas décadas) pulando de uma solução opensource pra outra, e sempre encontrando problemas específicos com elas. Até que, como eu disse, botei a mão no bolso e comecei a pagar o 1Password.
Desde então, não precisei mais perder mais tempo/paciência com isso.
Eu usei GNOME por muitos anos também, Uso KDE Plasma agora há uns 4 anos (uso Linux desde 1997). Eu não tenho ódio do GNOME. Só acho que pra minha preferência atualmente KDE se encaixa melhor.
Sempre gostei do GNOME 2 (acho que era esse), que é basicamente a aparência do GNOME que vem com o Linux Mint atualmente. Quando houve a mudança pra GNOME 3 o peso inicial da interface começou a me incomodar. Deixei de usar o GNOME na época do GNOME Shell.
Usei XFCE então por muitos anos, até que migrei pro KDE Plasma. Eu tinha uma memória ruim do KDE, lá de 1999/2000, quando ele era muito pesado, muito mais do que o GNOME (por isso eu usava o GNOME e não o KDE).
Quando resolvi dar uma chance pro KDE Plasma, me surpreendi positivamente e é o que tenho usado desde então. Particularmente, eu não tenho nada contra ninguém usar o que preferir usar. Não vejo sentido em existir discussões acirradas sobre isso pois na minha opinião é uma questão de gosto somente.
Caramba! Dá medo só de pensar nisso acontecer comigo. Eu passei por vários gerenciadores de senha ( LastPass, Bitwarden, etc) e, ultimamente, estou usando 1Password há pouco mais de 2 anos.
Sim, é pago. Não, não curto muito software pago, mas eu cansei de ficar migrando todas as senhas pra outro gerenciador toda vez que saia uma notícia de comprometimento/vazamento de senhas em um deles. Já aconteceu tanto no caso do LastPass quanto no do Bitwarden.
Sei que ambos possuem versões pagas, mas eu sempre usei as versões gratuitas deles. Em algum momento eu cansei disso e entendi que se eu quisesse algum sossego eu teria que botar a mão no bolso.
Não quis assinar a versão paga dos outros que tinha usado antes exatamente porque já havia rolado problemas com eles. O 1Password é bastante usado, muito bem recomendado e não encontrei histórico de problemas com ele. É multiplataforma: funciona em Windows, Linux, macOS, Android, iOS, etc.
Todas as vezes que passei por esse processo de migrar senhas de uma solução pra outra, nunca foi suave. Exportar e importar nunca funcionou tão bem assim pra mim, até porque eu não tinha costume de organizar as senhas muito bem.
É exatamente nesse processo de migração, ainda usando algumas senhas na solução antiga e outras na nova, que sempre tive receio de fazer algo errado e me trancar pra fora. Você teve “sorte” (no bom sentido, claro, não foi nada legal) porque tem muita solução atual que está eliminando uso de envio de chave de recuperação via SMS.
SMS acaba sendo fácil de burlar porque tem os casos de clonagem de números, então o número clonado pode receber a chave de recuperação via SMS no celular clonado e ter acesso a sua senhas. O que costumo fazer atualmente é :
Com os códigos de recuperação, se por acaso você perder acesso a sua conta você pode usar um dos códigos como último recurso pra ganhar acesso de volta a sua conta (e gerar novos códigos pra usar no futuro, se for o caso).
Tudo certo 👍
Se te fez mal e você saiu, isso significa que você sabe identificar algo que te faz mal e se afastar disso. Podemos assumir que você provavelmente vai conseguir sair novamente se isso acontecer de novo.
Você não precisa ter aprovação de ninguém, então não importa muito o que os outros acham. Porém, se mesmo sabendo disso, só de saber que hipoteticamente alguém pode pensar algo negativo de você, tem sempre a opção de usar um pseudônimo/apelido pra você não se expor.
Você pode, inclusive, voltar com outro pseudônimo/apelido, diferente do anterior. E pode ir e voltar quantas vezes quiser mudando sua identificação em cada uma das vezes no final das contas. Isso ajuda se o seu receio for as pessoas acharem alguma coisa negativa sobre você a cada vez que você ir e voltar.
Me parece que você não tem nada a perder. Eu voltaria e pensaria seriamente em ir pra bolha.one, por exemplo, mantido pelo @cadusilva@bolha.one.
Obrigado pela dica. Comecei a usar o https://archive.is/ recentemente porque estava cansado de bater no paywall do Medium a todo momento. Só era chato ter que ir até o site do archive.is e colocar lá a URL sempre que precisava.
Isso automatiza o processo e simplifica demais.