Recentemente, decidi me livrar das BigTechs de tecnologia - especialmente a Google, Meta e X. Estou optando por plataformas opensource, onde eu possa ter um foco maior na minha privacidade e controle dos meus dados.

Navegador padrão:

Estou usando o Firefox com o DuckDuck Go como mecanismo de pesquisa + extensões. Porém, ainda mantenho o Google Chrome, pois tenho que pegar todas senhas salvas no Google password, trocá-las e cadastrar no Proton Pass.

Os serviços da Google como Gmail, Drive, Photos, Agenda, etc, eu troquei pelos da Proton. Mantenho apenas um Gmail fantasma que serve para lixo eletrônico, propagandas, spams e como e-mail de recuperação do principal. No e-mail principal, que é o ProtonMail, eu mantenho e-mails importantes.

A Google Play Store eu troquei pelo F-droid, que permite instalar apps que não estão na Play Store e a Aurora Store que permite baixar apps que estão na Play Store sem precisar de uma conta Google.

De mensageiros ainda estou utilizando o WhatsApp, WhatsApp Business, pois a maioria dos meus amigos próximos, familiares e colegas de trabalho utilizam e não tem como fugir disso. Uso o Telegram também.

Porém, estou testando o Signal e ou outros apps semelhantes, ficarei com o que achar melhor.

O X (antigo Twitter), eu substituí pelo BlueSky, o Instagram e Facebook eu deletei, não sinto falta deles, então não vejo necessidade de substituí-los. No lugar do Reddit, estou utilizando o Lemmy.

O YouTube eu acredito que irei manter, mas sem ser logado, não gostei da interface do NewPipe. Porém, acho que usarei ele no Firefox para fugir dos anúncios e utilizar alguma extensão que limpe a minha home principal.

Obrigado pela atenção, se quiserem mandar mais sugestões, eu aceito.

• Muito difícil. O android vai proibir o sideloading e aí só sobra os custom roms pra fazer o degoogling. E o AOSP está fechando o código também. O ideal seria um Linux phone, mas não teria compatibilidade com nada.

Dito isso, se livrar das Big Techs faz muito bem.

• fajre@lemmy.eco.br
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        14 days ago

se tem algum celular veio sobrando, tenta. veja se tem alguma custom rom compativel e vai atras ps: eu tinha um velho (botei o lineageOS, mas n funcionava wifi, dai tentei botar outra versao dele e botei em bootloop (sem recuperacao mais)

• É, pode bricar o celular. Eu já tive dificuldades em um smartphone meu que eu coloquei o cDroid, aí parou de funcionar. Tentei voltar para o Android, mas o bootloader não funcionava mais. O celular estragou.

• xda developers

precisa instalar algumas coisas no celular pro acesso ao firmware funcionar bem. o ideal é um celular que tenha um sistema cru de fácil acesso. no samsung, esse acesso se fazer segurando o botão de aumentar o volume, se eu não me engano. eu não lembro.

é um pouco complicado, mas a vontade leva a lugares muito interessantes.

• nossaquesapao@lemmy.eco.br
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        13 days ago

Minha experiência com aparelhos da motorola é bem tranquila. Uma das marcas mais fáceis de instalar custom rom. No xda, como já comentaram, você vai encontrar guias completos de como fazer o procedimento. Se tiver dúvidas, pode chamar a gente por aqui.

• Daemon Silverstein@calckey.world
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      14 days ago

@obbeel@lemmy.eco.br @migmarcellinus@lemmy.eco.br

Por falar nisso, há, aqui no Brasil (seja disponível em estoque nacional ou importado, mas preferencialmente estoque nacional), algum smartphone Linux?

(exemplo: Librem Phone da Purism, mas é só um exemplo diante de vários “Linux phones” que existem lá fora)

Preferencialmente algum que seja novo (portanto, não usado), não envolva dores de cabeça com ANATEL e Receita Federal, algum modelo de dispositivo, portanto, que já esteja devidamente homologado e autorizado a funcionar aqui no Brasil, vendido por uma loja/pessoa brasileira?

Eu tô querendo me livrar completamente do Android, principalmente depois dessa história toda com relação a “sideloading” (e também por uma situação não muito distante onde “meu” smartphone ficou travado num padrão de tela desconhecido que alterou do nada, me obrigando a resetar pelo Find my Phone e perder tudo que eu tinha).

Até tinha e ainda tenho um Multilaser Zapp com KaiOS. Funciona até certo ponto como substituto do smartphone: aceita os chips de operadoras, bateria dura por mais de semanas… mas parou de funcionar WhatsApp há muito tempo (um dos motivos pelos quais comprei o celular, pois WhatsApp funcionava sem precisar do smartphone, assim sendo, foi meu “celular de rua” por muito tempo quando eu morava em SP), e ainda teve recente enshitificação com propagandas embutidas nos apps nativos, o que me fez passar a manter o Multilaser Zapp desconectado da Internet.

Também o Multilaser Zapp (e o KaiOS no geral) deixa a desejar em usos mais avançados/de nicho, principalmente quando eu estou acostumado a usar apps como Termux, editores de código e de texto, apps para código morse e pra radioamadorismo (e.g. um dongle RTL-SDR via OTG e um app que interfaceia com o SDR), apps pra fediverso (Aria), etc.

Os smartphones com Linux pareceriam me atender bastante nesse sentido mas, além do preço em dólares/euros/libras, não sei até que ponto esses smartphones seriam simplesmente rejeitados na hora de chegar na alfândega, ou se eu teria de passar por alguma burocracia que envolve homologação e etc, com o risco de ser simplesmente recusado/indeferido.

Eu queria evitar burocracias principalmente porque ainda tenho um trauma de outras burocracias que passei num passado não muito distante, então o ideal é se existisse um “Linux phone” já com a devida “dupla-cidadania brasileira”, já com o jóinha da ANATEL e tudo o mais.

• nossaquesapao@lemmy.eco.br
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        13 days ago

Triste saber disso. Eu torcia pros aparelhos com kaios se tornarem opções mais viáveis e ganharem mais suporte pra aumentar a diversidade no mercado de celulares