• Daemon Silverstein@calckey.world
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    14 days ago

@fajre@lemmy.eco.br

Isso me lembra um fio na gringa versando sobre algo similar (“Precisamos de um substituto ao Linkedin” na comunidade “Fediverso” do Piefed.social), provavelmente motivado pela decisão recente do Linkedin de treinar IA.

Mas, na real, o Linkedin já era ruim há muito tempo: otimismo tóxico, vaga falsa apenas para coletar currículos e pretensões salariais, vagas que encaminhavam a pessoa pro Gupy e similares (onde a pessoa tem de fazer um cadastro novamente), uso do Linkedin pra “funil” onde o currículo passa pelo crivo de um algoritmo (trabalhei para uma empresa onde faziam exatamente isso: coleta de currículo com Integromat jogando as aplicações feitas por Linkedin para algoritmos frios de filtro por palavras-chave, isso antes mesmo do advento do ChatGPT)…só foi piorando com o passar do tempo, principalmente depois da aquisição pela Microsoft.

Eu só mantive conta por lá, contra minha própria vontade, porque as pessoas das empresas onde trabalhei estão apenas por lá. Como recentemente larguei mão de procurar emprego (e depois de uma carreira de quase 10 anos como programador, não quero mais capitalizar minha habilidade com programação e não quero só “trabalhar por ter de trabalhar” e ter que fazer joguinho de aparências em “entrevistas”), acabei por desativar (ou excluir, nem lembro) minha conta lá, apesar dos pesares (exemplo: perder o “network” que, na prática, eu sequer tinha).

Voltando ao tema do fio, um exemplo de alternativa que consigo pensar é o Craigslist, que inclusive tem regiões do Brasil ( exemplo: https://belohorizonte.craigslist.org/search/jjj ) mas, como dá pra ver ali pelo exemplo que linkei, praticamente não tem atividade brasileira.

Tem também aquelas plataformas de freelance, como o Freelancer e Indeed, mas tais plataformas são mais focadas em bicos. e com as respectivas enshittificações também…

No Fediverso, vi o pessoal recomendando o Friendica como plataforma onde dá pra criar perfil profissional, só que o Friendica é demasiadamente instável e está longe de ter uma grande base de usuários.

Portanto, acredito que uma alternativa 100%, com uma base de usuários comparável ao Linkedin, infelizmente não há. E, pra piorar a situação, já vi anúncio de vaga fora do Linkedin exigindo que a pessoa candidata informe um perfil de lá, bem como formulário no Google Forms que requer isso, recusando o envio se o campo de texto não tiver um perfil LinkedIn.

LinkedIn tem esse monopólio que, a depender do “mercado de trabalho” (de como tem rumado e para qual direção está rumando), dificilmente pemitirá concorrentes de peso: afinal, a maioria dos candidatos seguem confortáveis sob o joguinho de aparências que “o mercado de trabalho” exige, que por sua vez segue confortável com um poder quase “divino” de decidir quem “merece” uma vaga (e, portanto, poder “viver”), através de um julgamento friamente calculado pelo “deus IA” cada vez mais integrado ao LinkedIn e demais fluxos de aplicação.

Resumindo: tá osso! 😥

• fajre@lemmy.eco.brOP
      link
      fedilink
      arrow-up
      2
      ·
      14 days ago

Valeu por compartilhar tua visão! Concordo com os pontos que você trouxe, realmente ajuda a ter uma noção mais realista da situação