Estive pensando em testar a colocação de mais algum relay (repetidor) ActivityPub no Mastodon Ayom.media. Ele está atualmente com dois repetidores “nacionais”, mas talvez seja útil aderirmos a um repetidor internacional para termos mais contato com conteúdo externo e vice-versa, em especial no povoamento de hashtags. Publico aqui a ideia para deliberação da comunidade. O que você acha? Caso positivo, outra pergunta seria: indica ou contra-indica algum repetidor?

O porém técnico é que, naturalmente, há alguma chance de maior sobrecarga no já pesado serviço do Mastodon responsável pelo tratamento da fila de atividades, chamado Sidekiq. Mesmo assim, como, após ocorrência recente, o processamento já está regular, creio que valha a tentativa e, se isso vier a causar lentidão, bastará facilmente desabilitarmos o repetidor adicional.

Eis a definição de “repetidor” segundo a própria página de configuração do Mastodon:

Um repetidor de federação é um servidor intermediário que troca um grande volume de publicações públicas [sic] entre servidores que se inscrevem e publicam nele. Ele pode ser usado para ajudar os servidores pequenos e médios a descobrir o conteúdo pelo fediverso, que normalmente precisariam que usuários locais manualmente seguissem outras pessoas em servidores remotas [sic].

Os atuais repetidores de Ayom.media:

Link do repetidor                 Situação
https://relay.bolha.one/inbox     Ativado
https://relay.donte.com.br/inbox  Ativado
  • johnA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    1 month ago

Salve, Daltux! não sou capaz de considerar os aspectos técnicos, mas aumentar nossa conexão com o fediverso me parece sempre positivo. apoio testar!

• gloostaoA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    2
    ·
    1 month ago

Saudações Daltux!

Acho válido tentar algum repetidor internacional para ver até onde o server aguenta. E também porque no meu feed é meio complicado acessar coisas da gringolândia, sempre tenho que abrir o link externo para ter mais informações, não podendo interagir. Talvez até o contato com a instância kolektiva.social estar bugada pode ter algo a ver com isso. Só temos que ver um repetidor que tenha banido potenciais cuzões fascistas.

• DaltuxOPA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      2
      ·
      edit-2
      1 month ago

Vamos aguardar uns dias pra dar mais oportunidade de manifestações, mas enquanto isso também vou procurar opções que não sejam amistosas aos tipos nefastos.

💭 Seria uma boa sabermos da kolektiva.social qual relay recomendam!

• gloostaoA
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        2
        ·
        1 month ago

Sim, podemos tentar contatar o pessoal da kolektiva.social para saber sobre.