Estive pensando em testar a colocação de mais algum relay (repetidor) ActivityPub no Mastodon Ayom.media. Ele está atualmente com dois repetidores “nacionais”, mas talvez seja útil aderirmos a um repetidor internacional para termos mais contato com conteúdo externo e vice-versa, em especial no povoamento de hashtags. Publico aqui a ideia para deliberação da comunidade. O que você acha? Caso positivo, outra pergunta seria: indica ou contra-indica algum repetidor?
O porém técnico é que, naturalmente, há alguma chance de maior sobrecarga no já pesado serviço do Mastodon responsável pelo tratamento da fila de atividades, chamado Sidekiq. Mesmo assim, como, após ocorrência recente, o processamento já está regular, creio que valha a tentativa e, se isso vier a causar lentidão, bastará facilmente desabilitarmos o repetidor adicional.
Eis a definição de “repetidor” segundo a própria página de configuração do Mastodon:
Um repetidor de federação é um servidor intermediário que troca um grande volume de publicações públicas [sic] entre servidores que se inscrevem e publicam nele. Ele pode ser usado para ajudar os servidores pequenos e médios a descobrir o conteúdo pelo fediverso, que normalmente precisariam que usuários locais manualmente seguissem outras pessoas em servidores remotas [sic].
Os atuais repetidores de Ayom.media:
Link do repetidor Situação
https://relay.bolha.one/inbox Ativado
https://relay.donte.com.br/inbox Ativado
Saudações Daltux!
Acho válido tentar algum repetidor internacional para ver até onde o server aguenta. E também porque no meu feed é meio complicado acessar coisas da gringolândia, sempre tenho que abrir o link externo para ter mais informações, não podendo interagir. Talvez até o contato com a instância kolektiva.social estar bugada pode ter algo a ver com isso. Só temos que ver um repetidor que tenha banido potenciais cuzões fascistas.
Vamos aguardar uns dias pra dar mais oportunidade de manifestações, mas enquanto isso também vou procurar opções que não sejam amistosas aos tipos nefastos.
💭 Seria uma boa sabermos da kolektiva.social qual relay recomendam!
Sim, podemos tentar contatar o pessoal da kolektiva.social para saber sobre.