Salve salve ayomers!!! Surgiu uma discussão interessante no atual chat da Ayom, que funciona por meio de uma ponte entre Telegram e Matrix. Uma pessoa disse que se incomoda com o fato da nossa conversa privada passar pela instância oficial Matrix que aparentemente não é tão privativa assim. Acho um tema legal da gente discutir, então vou colocar um breve histórico de fases diferentes do chat da Ayom, para que a gente possa tomar em conjunto a melhor decisão.
- No início o chat ocorria pelo Discord, algumas pessoas manifestaram incômodo com esse software, migramos para o Telegram;
- No Telegram a coisa ia bem, o fluxo da conversa me parecia até maior que pelo Discord, já que entrou gente nova também. Eu, Felipe Siles, acabei saindo do Telegram quando eles se posicionaram contra o PL das Fake News e dei uma abandonada no grupo;
- Pedro criou o Nextcloud da Ayom, e passamos a conversar pelo Nextcloud Talks. No começo funcionou bem, mas depois as pessoas pararam de checar e responder e a ferramenta acabou abandonada;
- Criei um grupo de emails com as pessoas mais ativas da Ayom, mas percebemos na hora de marcar a webcerveja que nem todos tinham checado o seu email, e acabava que sempre quando a gente ia marcar uma webcerveja ou dar algum aviso importante tinha que ter o retrabalho de além de mandar o email mandar também inbox no Mastodon para todas as pessoas da Ayom, porque a maioria simplesmente não olhava o email;
- Em uma das webcervejas propus a ponte Telegram-Matrix, que é como o chat funciona atualmente (10 de junho de 2024). Acabei voltando a ter conta no Telegram pra operacionalizar a ponte. Até agora vinha aparentemente funcionando (com um bug ou outro de vez em quando, já que em algumas poucas ocasiões o bot que faz a ponte parou de funcionar), mas surgiu esse incômodo com a privacidade, já que compartilhamos conversas com o servidor principal da Matrix.
Agora vou colocar um ponto pra refletirmos. O Pedro criou este espaço aqui do Lemmy justamente para que a gente possa organizar melhor as discussões e sair do formato de resolver todas as coisas num chat. Eu gosto muito desse ponto de vista do Pedro, me identifico muito com ele, eu acho que a quantidade de grupos e chats em Whatsapp, Telegram, Matrix, Signal, Messenger, Discord, XMPP, etc é mais um fato pra deixar a nossa vida digital mais sobrecarregada de informações, e esse fluxo dos chats em muitos casos dificulta a criação de discussões e processos mais profundos, enraizados e devidamente registrados. Então eu proponho a gente dar um passo pra trás e pensar se realmente precisamos de um chat para a Ayom e, em caso de opiniões positivas, qual você acha a melhor ferramenta para ele?
ATUALIZAÇÃO: deletei os grupos de Telegram e Element/Matrix, agora nosso chat é o XMPP. Recomendo também que todos os chats de GTs migrem para essa ferramenta.
Salve gente boa, muito legais os comentários, coisas importantes foram ditas. Pra sentir a temperatura do assunto, eu criei uma pequena enquete. Como a ponte Matrix-Telegram não é compatível com enquetes, fiz uma enquete pra cada lado da ponte. Não acho que devemos basear nossa decisão numa enquete, mas acho legal pra sentir como estão os humores a respeito do assunto. A enquete do Telegram permitia selecionar mais de uma opção, então deu: 75% pro chat deixar de existir; 25% ficar como está (ponte Matrix-Telegram); 25% migra pro XMPP; 25% migra pra outra plataforma. Já no Matrix (que não permite voto em mais de uma opção), os votos se dividiram em: migra pro XMPP = 2 votos; continua do jeito que está = 1 voto; fica só no Telegram = 1 voto (!). Eu estou com a opinião muito forte de que não necessariamente precisamos ter um chat, hoje em dia tudo tem grupo de whatsapp, enche um pouco o saco… Mas entendo as pessoas que defendem o chat, acho que os motivos são justos. Vou destacar duas situações em específico: 1) quando o nosso servidor cai, precisamos ter um espaço em um lugar fora dele para conversar e relatar o problema; 2) a @marte@forum.ayom.media está muito sobrecarregada tocando praticamente sozinha a moderação do Mastodon, então ela tem sido a pessoa que mais vem utilizando o chat para pedir opiniões sobre casos específicios de moderação. Eu proponho como encaminhamento as seguintes resoluções pra gente discutir: 1) Colocar pelo menos mais uma pessoa na moderação do Mastodon, pra não sobrecarregar a Marte, e ela ter com quem conversar sobre o assunto e dividir responsabilidades; 2) Criar algum canal de comunicação apenas para “Suporte”, que seja fora do nosso servidor: dá pra transformar o chat atual em “suporte Ayom”, dá pra ser um e-mail (tipo um suporteayom@algumacoisa) ou pode ser um grupo de e-mails (minha preferência). O legal que eu acho que chegamos meio que num consenso de que as discussões sobre a Ayom podem ser feitas neste fórum, eu estou fixando alguns tópicos mais essenciais para facilitar que as pessoas os encontrem, melhorando a experiência na plataforma. Podem inclusive fazer sugestões de quais outros tópicos podemos fixar. E eu acho que chats mais pra jogar conversa fora podem ser criados a qualquer momento no inbox do Mastodon mesmo… como já disse antes, é meio caótico, mas funciona incrivelmente bem.
Sobre a moderação, acho que podemos decidir isso, como proposto, internamente dentro do grupo da moderação. Hoje temos uma sala matrix independente do grupo da ayom.
Voltando ao assunto do “suporte Ayom”, eu quero remexer nessa questão rsrs. Muito foi falado sobre a preocupação da ayom sair do ar e o pessoal precisar ser avisado… mas gente, se a ayom sair do ar o pessoal que estiver usando vai perceber e saber imediatamente que está com problemas. As únicas pessoas que são realmente importantes de serem notificadas da indisponibilidade são do time que atuará em resolver a indisponibilidade. Portanto, concordo com a sugestão do Felipe de termos um canal de comunicação de suporte que seja fora do nosso servidor. “suporteayom@protonmail.com” por exemplo. Daí a equipe de TI compartilha a senha dessa conta e cadastra uma regra para encaminhar tudo que cair na caixa para suas próprias contas de email. Todo mundo sabendo dessa informação (publicada aqui no lemmy, e regularmente pelo leviatã no mastodon), quem quiser conversar com o suporte e notificar problemas tá resolvido. Daí como o grupo de suporte de TI vai se comunicar, daí acho que entro do ponto de cada GT ter sua autonomia.
Faz muito sentido o suporte acionar quem realmente pode resolver o problema, e gosto da ideia da autonomia dos GTs. Sou a favor da criação do suporteayom@protonmail.com com encaminhamento automático para os emails dos responsáveis pela parte TI da Ayom. Estou muito feliz com o processo de como estamos construindo consenso, sem imediatismos aqui por essa ferramenta, acho um processo mais rico do que rolaria em um chat como um telegram ou matrix da vida, tô cada vez mais convencido que aqui é o lugar das discussões mesmo. Vamos colocar um prazo para adequar tudo isso: criação do email de suporte da Ayom; compartilhamento da senha e encaminhamento automático dentro do GT TI; divulgação desse email de suporte pelo Leviatã do Mastodon e aqui no Lemmy; e desfazer os grupos de telegram e matrix (lógico que com aquele prazo para dar tempo das pessoas salvarem os contatos). Eu sugiro que esse prazo seja 31 de julho.
Eu me perdi no tempo, não consegui dar minha opinião a respeito, mas vamos lá.
Primeiramente (um pouco fora do tópico) eu sou do GT de Design e ele tá parado, eu realmente não consegui dar conta, achei que ia. Mas ainda tenho fé que vou dar conta mais pra frente, por isso não joguei a toalha.
Eu uso pouco o fórum mas consegui acompanhar bem os tópicos e as opiniões das pessoas, e gostei muito de ver a construção coletiva e as opiniões de vocês. Acho um baita espaço pra construir além do chat. Pois não é instantâneo, é atemporal, por mais que o tempo corra também, pois precisamos de um certo prazo pra definir as coisas.
Sobre o chat, eu acho importante termos um, e acho que a proposta desse movimento que nos encontramos de sair das mídias sociais hegemônicas é uma batalha contra o comodismo. Eu me pilhei em entrar no nextcloud talk, conheci o nextcloud, e sempre acompanhei/participei do chat por lá. É uma alternativa legal, porém chata, assim como foi o matrix.
No fim acaba sendo um aprendizado, por isso acho bacana ao menos tentar o XMPP. Eu tentaria ver qual é, acho legal chat e pegaria XMPP ou voltaria pro nextcloud só pra ter um lugar pra trocar ideia, perguntar se caiu ou não, mandar print do elefante do tusky chorano, falar fofocas e etc. Acho uma conexão massa.
Mas vendo os rumos do que já está se desenrolando também acho ok caso não ter nada e batermos papos rápidos pelo mastodon mesmo. E por mim tá tudo bem mesmo porque não vou ter todo o trabalho de mexer nas estruturas só vou usar o chat mesmo pois gosto e sei a trabalheira que deve dar organizar tudo isso, ou seja, caso estejam dispostos vou colar!
Eu acho válido sim um teste no XMPP antes de jogar a toalha sobre não ter chat. Se não der certo e a galera não participar, pelo menos tentamos.
Eu não vou me alongar muito porque já apontaram várias coisas importantes.
Mas eu acho que a existência de um chat não é incompatível com a existência do Lemmy. O chat pode ser importante para coisas mais imediatas e impreteríveis (por exemplo, a Ayom sair do ar e alguém precisar ser avisado) ou simplesmente para um bate-papo informal fora do Fediverso.
Concordo que o Lemmy poderia ser privilegiado nas discussões, para documentação do que foi decidido e também para termos mais espaço e menos imediatismo na tomada de decisões.
Aliás, sobre o chat, tem que ver a viabilidade do XMPP e principalmente se vale a pena migrar do protocolo Matrix para o XMPP. Ônus sempre existirão.
Minha opinião:
- Não há necessidade de um chat para a Ayom, podem-se criar chats dos GTs e cada GT decide o aplicativo que melhor atende suas necessidades;
- Acho que devemos fazer um grande esforço pra trazer os debates e discussões aqui pro Lemmy, acredito que a gente podia fazer uma transição, deixar o chat ativo mais alguns meses e, sempre que surgir alguma discussão relevante, criar um tópico aqui no Lemmy pra discutir o tema “oficialmente”;
- Podemos criar um banco de dados no Nextcloud da Ayom com os emails de todas as pessoas (do Mastodon, do Lemmy, do Writefreely, do Nextcloud) para disparar avisos e mensagens importantes;
- Algumas pessoas se mostraram favoráveis a usar o XMPP, eu sou a favor de testar. @daltux@forum.ayom.media como funcionam as pontes pro XMPP? Daria pra fazer uma ponte XMPP-Telegram sem passar pelo Matrix?
- Eu confesso que o excesso de grupos de whtasapp, telegram e cia me geram um certo cansaço… confesso que pra mim não faria muita falta deixar de ter um chat da ayom, um grupo a menos pra ficar chegando mensagem… mas vou na decisão do coeltivo;
- Uma solução que sempre funcionou bem para mensagens mais simples é o inbox do Mastodon, é meio poluído, confuso, mas incrivelmente fazer avisos por ali sempre funciona. Podia pegar o núcleo duro, das pessoas que percebemos que usam mais o Mastodon e montar um inbox lá e papear por ali (minha opinião);
- Temos que ter um canal oficial pra comunicação quando o servidor cai, minha opinião é que seja o email mesmo;
- Outra coisa importante a levar em consideração é que esse fórum aqui é público, na minha opinião temos que ter mais nitidez de quais discussões podem ser públicas (e podem ser feitas aqui) e quais são mais privadas, que exigiriam um outro espaço, e que espaço seria esse.
Felipe, estou praticamente alinhada com você. Obrigada por trazer o histórico da ayom para registro.
O Pedro criou este espaço aqui do Lemmy justamente para que a gente possa organizar melhor as discussões e sair do formato de resolver todas as coisas num chat.
Não há necessidade de um chat para a Ayom
Concordo em não haver necessidade de um chat para a Ayom. Assuntos pertinentes ao coletivo podem ser melhor discutidos e registrados em um fórum, tal como o lemmy fornece no momento.
Acho que devemos fazer um grande esforço pra trazer os debates e discussões aqui pro Lemmy, acredito que a gente podia fazer uma transição
Concordo sugiro que a gente inclusive use o mastodon para nos ajudar a divulgar melhor esse fórum. Porque, ao contrário do chat, as publicações no fórum podem ser linkadas diretamente, facilitando o compartilhamento.
Podemos criar um banco de dados no Nextcloud da Ayom com os emails de todas as pessoas (do Mastodon, do Lemmy, do Writefreely, do Nextcloud) para disparar avisos e mensagens importantes;
Eu me pergunto quais seriam esses avisos e mensagens importantes que precisam de notificação via email. Debater com calma no lemmy e anunciar pelo perfil do leviatã no mastodon não atende a maioria dos casos práticos?
Algumas pessoas se mostraram favoráveis a usar o XMPP, eu sou a favor de testar. @daltux@forum.ayom.media como funcionam as pontes pro XMPP? Daria pra fazer uma ponte XMPP-Telegram sem passar pelo Matrix?
Eu sou favorável a usar o XMPP, mas creio que não devemos fazer pontes com plataformas não livres, tal como o Telegram. Plataformas como o Telegram são intencionalmente fechadas, e criar pontes é um hack que exige grande esforço de manutenção, bem diferente do ActivityPub que sustenta o fediverso e inúmeros serviços federados. Seguindo na sugestão que você mesmo falou acima, acho que cada GT e individuo deve escolher qual ferramenta melhor se adapta às suas necessidades, livrando a ayom de definir coisas como “teremos grupo no telegram” ou “temos uma ponte XMPP-Telegram”
Se a gente quiser um dia hospedar mais serviços para virarmos servidor de mensagens instantâneas, daí é outra conversa.
Concordo com praticamente tudo que ambos escreveram.
Podemos criar um banco de dados no Nextcloud da Ayom com os emails de todas as pessoas (do Mastodon, do Lemmy, do Writefreely, do Nextcloud) para disparar avisos e mensagens importantes;
Eu me pergunto quais seriam esses avisos e mensagens importantes que precisam de notificação via email. Debater com calma no lemmy e anunciar pelo perfil do leviatã no mastodon não atende a maioria dos casos práticos?
Caso acabemos encerrando a sala de bate-papo geral, penso ser mesmo importante, como @felipesiles@forum.ayom.media mencionou, haver algum outro meio de toda a comunidade se informar e/ou contactar os GTs ou pelo menos o !ayom_gt_ti, como forma de contingência quando há indisponibilidade total dos sistemas que hospedamos ou de sua infraestrutura. Creio que seja essa a ideia dos “avisos e mensagens importantes”.
Um grupo de correio eletrônico é uma possibilidade de atender a esse requisito, embora tenhamos que estar cientes que, a não ser que todo mundo use PGP, algo que não costuma ser trivial para as pessoas, 99% das mensagens acabarão indexadas pelo Grande Irmão ou pior.
Outra possibilidade seria, se as pessoas sempre soubessem onde procurar essa informação externamente, digamos, em chamados num projeto do https://git.disroot.org, nem precisaríamos manter uma lista de e-mail. A ressalva é que, para abrir chamado ou interagir com eles, precisariam criar conta naquele serviço.
Algo do qual eu também ainda não tinha me tocado é não sermos mais uma “comunidade do Mastodon”, por provermos sistemas independentes e, pelo visto, haver pessoas com contas isoladas. Porém, talvez todas tenham algum perfil em microblog do Fediverso, então, se for isso mesmo, pelo menos uma lista delas o GT gestão poderia ter para enviar comunicados gerais, imagino. Elas também podem seguir o Leviatã.
A organização de 🕸️🍺 WebCerveja poderia ser também por lista de e-mail ou pelo próprio microblog, como no parágrafo anterior. Uma sugestão pode ser abrir um tópico aqui para quem quiser participar desses eventos demonstrar interesse prévio. Também é uma maneira de aproveitar este sistema.
Algumas pessoas se mostraram favoráveis a usar o XMPP, eu sou a favor de testar. @daltux@forum.ayom.media como funcionam as pontes pro XMPP? Daria pra fazer uma ponte XMPP-Telegram sem passar pelo Matrix?
Eu sou favorável a usar o XMPP, mas creio que não devemos fazer pontes com plataformas não livres, tal como o Telegram. Plataformas como o Telegram são intencionalmente fechadas, e criar pontes é um hack que exige grande esforço de manutenção, bem diferente do ActivityPub que sustenta o fediverso e inúmeros serviços federados. […]
Eu comecei a testar o XMPP, pelo servidor do Disroot, apenas recentemente, embora tivesse usado esse protocolo antigamente, quando ainda era apenas “Jabber”, antes de se tornar padrão internacional. Então ainda não posso dar detalhes técnicos. Para além das questões de privacidade que são muito preocupantes embora da forma atual que temos usado com tantas pontes deixe a comunicação mais escancarada ainda, vejo no Matrix uma dificuldade enorme de dar manutenção no servidor que tenho utilizado, da Bolha.us. O pessoal está quase desistindo, para instalar um XMPP no seu lugar, assim como o próprio projeto Disroot fez alguns anos atrás, pelo que consta (Disroot tinha XMPP, passou para Matrix e então voltou para XMPP).
Estou usando uma ponte entre XMPP e Matrix apenas para tentar manter contato com as salas da Ayom, geral e do GT TI. Assim que superarmos essa fase, vou abandonar a conta da Matrix e pretendo também abolir essa ponte.
Se os motivos de adotarmos ActivityPub, abandonarmos Xitter, silenciarmos até o Bird.makup além de Threads, e evitar outros da Me
rdta, forem extensíveis para serviços de conversação e colaboração em tempo real, o XMPP parece interessante por seguir a linha de federação com protocolos definidos por organizações que colaboram com o W3C, como IETF, além de também se basear em software Livre. Não convém continuarmos facilitando a apropriação de nossos dados por terceiros.Salve galera, gostei muito das respostas de vocês, acho que estamos em sintonia mesmo. Por enquanto a tendência de encaminhamento prático me parece a seguinte:
- Desfazer o grupo Telegram-Matrix (com aviso prévio e um tempo para a transição);
- Acomodar as discussões públicas aqui neste fórum;
- Criar ou utilizar mais os grupos já existentes dos GTs.
Minhas sugestões:
- Durante a transição todo mundo salvar os contatos do Telegram e/ou Matrix dos demais integrantes, pra que a gente possa continuar fazendo o contato individual após o grupo se desfazer;
- Prazo final para desfazer o grupo: 30/07/24.
Aí só queria reforçar que precisamos ter um espaço para conversar quando o nosso servidor cai (que seja obviamente fora do servidor). Eu acho que esse espaço pode ser o e-mail mesmo (daí faz sentido o grupo de emails com gente do mastodon, lemmy, writefreely e nextcloud) ou a sala de XMPP, que sou favorável a testar. O restante me parece bem encaminhado, embora eu ainda queira saber a opinião das demais pessoas, principalmente das que estão usando o Matrix. E para as webcervejas, eu acho que a melhor plataforma pra avisar as pessoas ainda é o inbox do Mastodon, por mais confuso que ele seja, costuma dar certo.
Boa tarde, gentes! Li aqui e estou de acordo também com o que foi falado de desfazer o chat, manter conversas aqui e criar um canal de suporte. Especificamente, tenho dificuldade de acessar o Matrix mais pelo problema de não notificar e fico na dúvida também sobre como avisar geral sobre as Webcervejas. Vocês acham que seria possível colocar aqui no Lemmy mesmo? Ou no Mastodon? Pergunto por que realmente, eu, por exemplo, uso o e-mail que cadastrei aqui pra coisas muito específicas e acho que como foi relatado quando houve a lista de e-mails, pouca gente respondia.
Abraçoss pra todes!
Eu pessoalmente acho que avisar a webcerveja só aqui no Lemmy pouca gente veria. Mas eu acho que seria muito massa sim ter um tópico por aqui sobre a webcerveja com o link, até pra fazer o registro das datas das reuniões. Aí podemos reforçar o aviso no inbox do Mastodon. Quanto ao suporte, me parece que estamos caminhando para a solução de criar um email de suporte, que as pessoas podem acionar quando tiverem problemas com o servidor, e esse email seria encaminhado automaticamente para o grupo de TI.
Acho que assim fica ótimo!
Oi gente! Aqui é a Uma_Mocinha. Eu não faço muita questão do chat. Se decidirem acabar tudo bem e se decidirem migrar de plataforma tudo bem também. Pretendo usar mais o Mastodon e o Lemmy.
Sinto muita falta de papear com vocês na webcerveja.
Off-topic: queria criar um fórum de costura e têxteis no Lemmy da Ayom. Eu vou moderar. Tem bastante gente no Mastodon BR interessada no assunto.
Coloquei você como moderadora, pode criar a comunidade de costura aqui no nosso Lemmy, se quiser.
Salve galera, encontrei uma dificuldade aqui, não consegui criar um email de suporte com encaminhamento automático para a galera do TI. As alternativas com encaminhamento “gratuito” são todas da big tech, e estão fora de cogitação. Estou conversando com o @daltux@forum.ayom.media de implantarmos uma lista de emails ou o suporte funcionar pelo XMPP mesmo, se tiverem considerações a esse respeito, manifestem-se!
Coloquei o link para formulário Nextcloud na lateral do Quartinho da TI!
Pelo (pouco, confesso) que testei, funciona 😅
Fica faltando, primeiro, compartilhar com “todo mundo” que deve receber notificação quando alguém responder. O porém é que, preferencialmente, quem vai prestar esse suporte precisaria de conta em Nextcloud que não seja na nossa máquina, senão não adianta quando esta cair.
Daí, sim, poderemos divulgar o endereço do formulário, que a galera vai precisar ter nos marcadores senão também não vai adiantar na indisponibilidade aqui 😹
Bem, essa foi a solução que encontrei por enquanto. Acredito que o principal seja reforçar o XMPP mesmo, mas fica sendo um recurso extra.
Legal que está havendo um esforço do Lemmy.eco.br também, entre outros, pró-XMPP.
Acho interessante a ideia do Nextcloud, mas priorizaria então o suporte pelo XMPP mesmo, pra estimular a galera a usar.