Salve salve ayomers!!! Surgiu uma discussão interessante no atual chat da Ayom, que funciona por meio de uma ponte entre Telegram e Matrix. Uma pessoa disse que se incomoda com o fato da nossa conversa privada passar pela instância oficial Matrix que aparentemente não é tão privativa assim. Acho um tema legal da gente discutir, então vou colocar um breve histórico de fases diferentes do chat da Ayom, para que a gente possa tomar em conjunto a melhor decisão.

  1. No início o chat ocorria pelo Discord, algumas pessoas manifestaram incômodo com esse software, migramos para o Telegram;
  2. No Telegram a coisa ia bem, o fluxo da conversa me parecia até maior que pelo Discord, já que entrou gente nova também. Eu, Felipe Siles, acabei saindo do Telegram quando eles se posicionaram contra o PL das Fake News e dei uma abandonada no grupo;
  3. Pedro criou o Nextcloud da Ayom, e passamos a conversar pelo Nextcloud Talks. No começo funcionou bem, mas depois as pessoas pararam de checar e responder e a ferramenta acabou abandonada;
  4. Criei um grupo de emails com as pessoas mais ativas da Ayom, mas percebemos na hora de marcar a webcerveja que nem todos tinham checado o seu email, e acabava que sempre quando a gente ia marcar uma webcerveja ou dar algum aviso importante tinha que ter o retrabalho de além de mandar o email mandar também inbox no Mastodon para todas as pessoas da Ayom, porque a maioria simplesmente não olhava o email;
  5. Em uma das webcervejas propus a ponte Telegram-Matrix, que é como o chat funciona atualmente (10 de junho de 2024). Acabei voltando a ter conta no Telegram pra operacionalizar a ponte. Até agora vinha aparentemente funcionando (com um bug ou outro de vez em quando, já que em algumas poucas ocasiões o bot que faz a ponte parou de funcionar), mas surgiu esse incômodo com a privacidade, já que compartilhamos conversas com o servidor principal da Matrix.

Agora vou colocar um ponto pra refletirmos. O Pedro criou este espaço aqui do Lemmy justamente para que a gente possa organizar melhor as discussões e sair do formato de resolver todas as coisas num chat. Eu gosto muito desse ponto de vista do Pedro, me identifico muito com ele, eu acho que a quantidade de grupos e chats em Whatsapp, Telegram, Matrix, Signal, Messenger, Discord, XMPP, etc é mais um fato pra deixar a nossa vida digital mais sobrecarregada de informações, e esse fluxo dos chats em muitos casos dificulta a criação de discussões e processos mais profundos, enraizados e devidamente registrados. Então eu proponho a gente dar um passo pra trás e pensar se realmente precisamos de um chat para a Ayom e, em caso de opiniões positivas, qual você acha a melhor ferramenta para ele?

  • Gustavo SerafimA
    link
    fedilink
    Português
    33 months ago

    Boa tarde, gentes! Li aqui e estou de acordo também com o que foi falado de desfazer o chat, manter conversas aqui e criar um canal de suporte. Especificamente, tenho dificuldade de acessar o Matrix mais pelo problema de não notificar e fico na dúvida também sobre como avisar geral sobre as Webcervejas. Vocês acham que seria possível colocar aqui no Lemmy mesmo? Ou no Mastodon? Pergunto por que realmente, eu, por exemplo, uso o e-mail que cadastrei aqui pra coisas muito específicas e acho que como foi relatado quando houve a lista de e-mails, pouca gente respondia.

    Abraçoss pra todes!

    • @felipesilesOPMA
      link
      fedilink
      Português
      23 months ago

      Eu pessoalmente acho que avisar a webcerveja só aqui no Lemmy pouca gente veria. Mas eu acho que seria muito massa sim ter um tópico por aqui sobre a webcerveja com o link, até pra fazer o registro das datas das reuniões. Aí podemos reforçar o aviso no inbox do Mastodon. Quanto ao suporte, me parece que estamos caminhando para a solução de criar um email de suporte, que as pessoas podem acionar quando tiverem problemas com o servidor, e esse email seria encaminhado automaticamente para o grupo de TI.