Salve salve ayomers!!! Surgiu uma discussão interessante no atual chat da Ayom, que funciona por meio de uma ponte entre Telegram e Matrix. Uma pessoa disse que se incomoda com o fato da nossa conversa privada passar pela instância oficial Matrix que aparentemente não é tão privativa assim. Acho um tema legal da gente discutir, então vou colocar um breve histórico de fases diferentes do chat da Ayom, para que a gente possa tomar em conjunto a melhor decisão.

  1. No início o chat ocorria pelo Discord, algumas pessoas manifestaram incômodo com esse software, migramos para o Telegram;
  2. No Telegram a coisa ia bem, o fluxo da conversa me parecia até maior que pelo Discord, já que entrou gente nova também. Eu, Felipe Siles, acabei saindo do Telegram quando eles se posicionaram contra o PL das Fake News e dei uma abandonada no grupo;
  3. Pedro criou o Nextcloud da Ayom, e passamos a conversar pelo Nextcloud Talks. No começo funcionou bem, mas depois as pessoas pararam de checar e responder e a ferramenta acabou abandonada;
  4. Criei um grupo de emails com as pessoas mais ativas da Ayom, mas percebemos na hora de marcar a webcerveja que nem todos tinham checado o seu email, e acabava que sempre quando a gente ia marcar uma webcerveja ou dar algum aviso importante tinha que ter o retrabalho de além de mandar o email mandar também inbox no Mastodon para todas as pessoas da Ayom, porque a maioria simplesmente não olhava o email;
  5. Em uma das webcervejas propus a ponte Telegram-Matrix, que é como o chat funciona atualmente (10 de junho de 2024). Acabei voltando a ter conta no Telegram pra operacionalizar a ponte. Até agora vinha aparentemente funcionando (com um bug ou outro de vez em quando, já que em algumas poucas ocasiões o bot que faz a ponte parou de funcionar), mas surgiu esse incômodo com a privacidade, já que compartilhamos conversas com o servidor principal da Matrix.

Agora vou colocar um ponto pra refletirmos. O Pedro criou este espaço aqui do Lemmy justamente para que a gente possa organizar melhor as discussões e sair do formato de resolver todas as coisas num chat. Eu gosto muito desse ponto de vista do Pedro, me identifico muito com ele, eu acho que a quantidade de grupos e chats em Whatsapp, Telegram, Matrix, Signal, Messenger, Discord, XMPP, etc é mais um fato pra deixar a nossa vida digital mais sobrecarregada de informações, e esse fluxo dos chats em muitos casos dificulta a criação de discussões e processos mais profundos, enraizados e devidamente registrados. Então eu proponho a gente dar um passo pra trás e pensar se realmente precisamos de um chat para a Ayom e, em caso de opiniões positivas, qual você acha a melhor ferramenta para ele?

  • DaltuxA
    link
    fedilink
    Português
    4
    edit-2
    7 months ago

    Concordo com praticamente tudo que ambos escreveram.

    Podemos criar um banco de dados no Nextcloud da Ayom com os emails de todas as pessoas (do Mastodon, do Lemmy, do Writefreely, do Nextcloud) para disparar avisos e mensagens importantes;

    Eu me pergunto quais seriam esses avisos e mensagens importantes que precisam de notificação via email. Debater com calma no lemmy e anunciar pelo perfil do leviatã no mastodon não atende a maioria dos casos práticos?

    Caso acabemos encerrando a sala de bate-papo geral, penso ser mesmo importante, como @felipesiles@forum.ayom.media mencionou, haver algum outro meio de toda a comunidade se informar e/ou contactar os GTs ou pelo menos o !ayom_gt_ti, como forma de contingência quando há indisponibilidade total dos sistemas que hospedamos ou de sua infraestrutura. Creio que seja essa a ideia dos “avisos e mensagens importantes”.

    Um grupo de correio eletrônico é uma possibilidade de atender a esse requisito, embora tenhamos que estar cientes que, a não ser que todo mundo use PGP, algo que não costuma ser trivial para as pessoas, 99% das mensagens acabarão indexadas pelo Grande Irmão ou pior.

    Outra possibilidade seria, se as pessoas sempre soubessem onde procurar essa informação externamente, digamos, em chamados num projeto do https://git.disroot.org, nem precisaríamos manter uma lista de e-mail. A ressalva é que, para abrir chamado ou interagir com eles, precisariam criar conta naquele serviço.

    Algo do qual eu também ainda não tinha me tocado é não sermos mais uma “comunidade do Mastodon”, por provermos sistemas independentes e, pelo visto, haver pessoas com contas isoladas. Porém, talvez todas tenham algum perfil em microblog do Fediverso, então, se for isso mesmo, pelo menos uma lista delas o GT gestão poderia ter para enviar comunicados gerais, imagino. Elas também podem seguir o Leviatã.

    A organização de 🕸️🍺 WebCerveja poderia ser também por lista de e-mail ou pelo próprio microblog, como no parágrafo anterior. Uma sugestão pode ser abrir um tópico aqui para quem quiser participar desses eventos demonstrar interesse prévio. Também é uma maneira de aproveitar este sistema.

    Algumas pessoas se mostraram favoráveis a usar o XMPP, eu sou a favor de testar. @daltux@forum.ayom.media como funcionam as pontes pro XMPP? Daria pra fazer uma ponte XMPP-Telegram sem passar pelo Matrix?

    Eu sou favorável a usar o XMPP, mas creio que não devemos fazer pontes com plataformas não livres, tal como o Telegram. Plataformas como o Telegram são intencionalmente fechadas, e criar pontes é um hack que exige grande esforço de manutenção, bem diferente do ActivityPub que sustenta o fediverso e inúmeros serviços federados. […]

    Eu comecei a testar o XMPP, pelo servidor do Disroot, apenas recentemente, embora tivesse usado esse protocolo antigamente, quando ainda era apenas “Jabber”, antes de se tornar padrão internacional. Então ainda não posso dar detalhes técnicos. Para além das questões de privacidade que são muito preocupantes embora da forma atual que temos usado com tantas pontes deixe a comunicação mais escancarada ainda, vejo no Matrix uma dificuldade enorme de dar manutenção no servidor que tenho utilizado, da Bolha.us. O pessoal está quase desistindo, para instalar um XMPP no seu lugar, assim como o próprio projeto Disroot fez alguns anos atrás, pelo que consta (Disroot tinha XMPP, passou para Matrix e então voltou para XMPP).

    Estou usando uma ponte entre XMPP e Matrix apenas para tentar manter contato com as salas da Ayom, geral e do GT TI. Assim que superarmos essa fase, vou abandonar a conta da Matrix e pretendo também abolir essa ponte.

    Se os motivos de adotarmos ActivityPub, abandonarmos Xitter, silenciarmos até o Bird.makup além de Threads, e evitar outros da Merdta, forem extensíveis para serviços de conversação e colaboração em tempo real, o XMPP parece interessante por seguir a linha de federação com protocolos definidos por organizações que colaboram com o W3C, como IETF, além de também se basear em software Livre. Não convém continuarmos facilitando a apropriação de nossos dados por terceiros.

    • @felipesilesOPMA
      link
      fedilink
      Português
      4
      edit-2
      7 months ago

      Salve galera, gostei muito das respostas de vocês, acho que estamos em sintonia mesmo. Por enquanto a tendência de encaminhamento prático me parece a seguinte:

      • Desfazer o grupo Telegram-Matrix (com aviso prévio e um tempo para a transição);
      • Acomodar as discussões públicas aqui neste fórum;
      • Criar ou utilizar mais os grupos já existentes dos GTs.

      Minhas sugestões:

      • Durante a transição todo mundo salvar os contatos do Telegram e/ou Matrix dos demais integrantes, pra que a gente possa continuar fazendo o contato individual após o grupo se desfazer;
      • Prazo final para desfazer o grupo: 30/07/24.

      Aí só queria reforçar que precisamos ter um espaço para conversar quando o nosso servidor cai (que seja obviamente fora do servidor). Eu acho que esse espaço pode ser o e-mail mesmo (daí faz sentido o grupo de emails com gente do mastodon, lemmy, writefreely e nextcloud) ou a sala de XMPP, que sou favorável a testar. O restante me parece bem encaminhado, embora eu ainda queira saber a opinião das demais pessoas, principalmente das que estão usando o Matrix. E para as webcervejas, eu acho que a melhor plataforma pra avisar as pessoas ainda é o inbox do Mastodon, por mais confuso que ele seja, costuma dar certo.

      • Gustavo SerafimA
        link
        fedilink
        Português
        37 months ago

        Boa tarde, gentes! Li aqui e estou de acordo também com o que foi falado de desfazer o chat, manter conversas aqui e criar um canal de suporte. Especificamente, tenho dificuldade de acessar o Matrix mais pelo problema de não notificar e fico na dúvida também sobre como avisar geral sobre as Webcervejas. Vocês acham que seria possível colocar aqui no Lemmy mesmo? Ou no Mastodon? Pergunto por que realmente, eu, por exemplo, uso o e-mail que cadastrei aqui pra coisas muito específicas e acho que como foi relatado quando houve a lista de e-mails, pouca gente respondia.

        Abraçoss pra todes!

        • @felipesilesOPMA
          link
          fedilink
          Português
          27 months ago

          Eu pessoalmente acho que avisar a webcerveja só aqui no Lemmy pouca gente veria. Mas eu acho que seria muito massa sim ter um tópico por aqui sobre a webcerveja com o link, até pra fazer o registro das datas das reuniões. Aí podemos reforçar o aviso no inbox do Mastodon. Quanto ao suporte, me parece que estamos caminhando para a solução de criar um email de suporte, que as pessoas podem acionar quando tiverem problemas com o servidor, e esse email seria encaminhado automaticamente para o grupo de TI.