Salve salve ayomers!!! Surgiu uma discussão interessante no atual chat da Ayom, que funciona por meio de uma ponte entre Telegram e Matrix. Uma pessoa disse que se incomoda com o fato da nossa conversa privada passar pela instância oficial Matrix que aparentemente não é tão privativa assim. Acho um tema legal da gente discutir, então vou colocar um breve histórico de fases diferentes do chat da Ayom, para que a gente possa tomar em conjunto a melhor decisão.
- No início o chat ocorria pelo Discord, algumas pessoas manifestaram incômodo com esse software, migramos para o Telegram;
- No Telegram a coisa ia bem, o fluxo da conversa me parecia até maior que pelo Discord, já que entrou gente nova também. Eu, Felipe Siles, acabei saindo do Telegram quando eles se posicionaram contra o PL das Fake News e dei uma abandonada no grupo;
- Pedro criou o Nextcloud da Ayom, e passamos a conversar pelo Nextcloud Talks. No começo funcionou bem, mas depois as pessoas pararam de checar e responder e a ferramenta acabou abandonada;
- Criei um grupo de emails com as pessoas mais ativas da Ayom, mas percebemos na hora de marcar a webcerveja que nem todos tinham checado o seu email, e acabava que sempre quando a gente ia marcar uma webcerveja ou dar algum aviso importante tinha que ter o retrabalho de além de mandar o email mandar também inbox no Mastodon para todas as pessoas da Ayom, porque a maioria simplesmente não olhava o email;
- Em uma das webcervejas propus a ponte Telegram-Matrix, que é como o chat funciona atualmente (10 de junho de 2024). Acabei voltando a ter conta no Telegram pra operacionalizar a ponte. Até agora vinha aparentemente funcionando (com um bug ou outro de vez em quando, já que em algumas poucas ocasiões o bot que faz a ponte parou de funcionar), mas surgiu esse incômodo com a privacidade, já que compartilhamos conversas com o servidor principal da Matrix.
Agora vou colocar um ponto pra refletirmos. O Pedro criou este espaço aqui do Lemmy justamente para que a gente possa organizar melhor as discussões e sair do formato de resolver todas as coisas num chat. Eu gosto muito desse ponto de vista do Pedro, me identifico muito com ele, eu acho que a quantidade de grupos e chats em Whatsapp, Telegram, Matrix, Signal, Messenger, Discord, XMPP, etc é mais um fato pra deixar a nossa vida digital mais sobrecarregada de informações, e esse fluxo dos chats em muitos casos dificulta a criação de discussões e processos mais profundos, enraizados e devidamente registrados. Então eu proponho a gente dar um passo pra trás e pensar se realmente precisamos de um chat para a Ayom e, em caso de opiniões positivas, qual você acha a melhor ferramenta para ele?
Sobre a moderação, acho que podemos decidir isso, como proposto, internamente dentro do grupo da moderação. Hoje temos uma sala matrix independente do grupo da ayom.
Voltando ao assunto do “suporte Ayom”, eu quero remexer nessa questão rsrs. Muito foi falado sobre a preocupação da ayom sair do ar e o pessoal precisar ser avisado… mas gente, se a ayom sair do ar o pessoal que estiver usando vai perceber e saber imediatamente que está com problemas. As únicas pessoas que são realmente importantes de serem notificadas da indisponibilidade são do time que atuará em resolver a indisponibilidade. Portanto, concordo com a sugestão do Felipe de termos um canal de comunicação de suporte que seja fora do nosso servidor. “suporteayom@protonmail.com” por exemplo. Daí a equipe de TI compartilha a senha dessa conta e cadastra uma regra para encaminhar tudo que cair na caixa para suas próprias contas de email. Todo mundo sabendo dessa informação (publicada aqui no lemmy, e regularmente pelo leviatã no mastodon), quem quiser conversar com o suporte e notificar problemas tá resolvido. Daí como o grupo de suporte de TI vai se comunicar, daí acho que entro do ponto de cada GT ter sua autonomia.
Faz muito sentido o suporte acionar quem realmente pode resolver o problema, e gosto da ideia da autonomia dos GTs. Sou a favor da criação do suporteayom@protonmail.com com encaminhamento automático para os emails dos responsáveis pela parte TI da Ayom. Estou muito feliz com o processo de como estamos construindo consenso, sem imediatismos aqui por essa ferramenta, acho um processo mais rico do que rolaria em um chat como um telegram ou matrix da vida, tô cada vez mais convencido que aqui é o lugar das discussões mesmo. Vamos colocar um prazo para adequar tudo isso: criação do email de suporte da Ayom; compartilhamento da senha e encaminhamento automático dentro do GT TI; divulgação desse email de suporte pelo Leviatã do Mastodon e aqui no Lemmy; e desfazer os grupos de telegram e matrix (lógico que com aquele prazo para dar tempo das pessoas salvarem os contatos). Eu sugiro que esse prazo seja 31 de julho.
Eu me perdi no tempo, não consegui dar minha opinião a respeito, mas vamos lá.
Primeiramente (um pouco fora do tópico) eu sou do GT de Design e ele tá parado, eu realmente não consegui dar conta, achei que ia. Mas ainda tenho fé que vou dar conta mais pra frente, por isso não joguei a toalha.
Eu uso pouco o fórum mas consegui acompanhar bem os tópicos e as opiniões das pessoas, e gostei muito de ver a construção coletiva e as opiniões de vocês. Acho um baita espaço pra construir além do chat. Pois não é instantâneo, é atemporal, por mais que o tempo corra também, pois precisamos de um certo prazo pra definir as coisas.
Sobre o chat, eu acho importante termos um, e acho que a proposta desse movimento que nos encontramos de sair das mídias sociais hegemônicas é uma batalha contra o comodismo. Eu me pilhei em entrar no nextcloud talk, conheci o nextcloud, e sempre acompanhei/participei do chat por lá. É uma alternativa legal, porém chata, assim como foi o matrix.
No fim acaba sendo um aprendizado, por isso acho bacana ao menos tentar o XMPP. Eu tentaria ver qual é, acho legal chat e pegaria XMPP ou voltaria pro nextcloud só pra ter um lugar pra trocar ideia, perguntar se caiu ou não, mandar print do elefante do tusky chorano, falar fofocas e etc. Acho uma conexão massa.
Mas vendo os rumos do que já está se desenrolando também acho ok caso não ter nada e batermos papos rápidos pelo mastodon mesmo. E por mim tá tudo bem mesmo porque não vou ter todo o trabalho de mexer nas estruturas só vou usar o chat mesmo pois gosto e sei a trabalheira que deve dar organizar tudo isso, ou seja, caso estejam dispostos vou colar!
Eu acho válido sim um teste no XMPP antes de jogar a toalha sobre não ter chat. Se não der certo e a galera não participar, pelo menos tentamos.