Salve salve ayomers!!! Surgiu uma discussão interessante no atual chat da Ayom, que funciona por meio de uma ponte entre Telegram e Matrix. Uma pessoa disse que se incomoda com o fato da nossa conversa privada passar pela instância oficial Matrix que aparentemente não é tão privativa assim. Acho um tema legal da gente discutir, então vou colocar um breve histórico de fases diferentes do chat da Ayom, para que a gente possa tomar em conjunto a melhor decisão.

  1. No início o chat ocorria pelo Discord, algumas pessoas manifestaram incômodo com esse software, migramos para o Telegram;
  2. No Telegram a coisa ia bem, o fluxo da conversa me parecia até maior que pelo Discord, já que entrou gente nova também. Eu, Felipe Siles, acabei saindo do Telegram quando eles se posicionaram contra o PL das Fake News e dei uma abandonada no grupo;
  3. Pedro criou o Nextcloud da Ayom, e passamos a conversar pelo Nextcloud Talks. No começo funcionou bem, mas depois as pessoas pararam de checar e responder e a ferramenta acabou abandonada;
  4. Criei um grupo de emails com as pessoas mais ativas da Ayom, mas percebemos na hora de marcar a webcerveja que nem todos tinham checado o seu email, e acabava que sempre quando a gente ia marcar uma webcerveja ou dar algum aviso importante tinha que ter o retrabalho de além de mandar o email mandar também inbox no Mastodon para todas as pessoas da Ayom, porque a maioria simplesmente não olhava o email;
  5. Em uma das webcervejas propus a ponte Telegram-Matrix, que é como o chat funciona atualmente (10 de junho de 2024). Acabei voltando a ter conta no Telegram pra operacionalizar a ponte. Até agora vinha aparentemente funcionando (com um bug ou outro de vez em quando, já que em algumas poucas ocasiões o bot que faz a ponte parou de funcionar), mas surgiu esse incômodo com a privacidade, já que compartilhamos conversas com o servidor principal da Matrix.

Agora vou colocar um ponto pra refletirmos. O Pedro criou este espaço aqui do Lemmy justamente para que a gente possa organizar melhor as discussões e sair do formato de resolver todas as coisas num chat. Eu gosto muito desse ponto de vista do Pedro, me identifico muito com ele, eu acho que a quantidade de grupos e chats em Whatsapp, Telegram, Matrix, Signal, Messenger, Discord, XMPP, etc é mais um fato pra deixar a nossa vida digital mais sobrecarregada de informações, e esse fluxo dos chats em muitos casos dificulta a criação de discussões e processos mais profundos, enraizados e devidamente registrados. Então eu proponho a gente dar um passo pra trás e pensar se realmente precisamos de um chat para a Ayom e, em caso de opiniões positivas, qual você acha a melhor ferramenta para ele?

  • MarteA
    link
    fedilink
    Português
    43 months ago

    Eu não vou me alongar muito porque já apontaram várias coisas importantes.

    Mas eu acho que a existência de um chat não é incompatível com a existência do Lemmy. O chat pode ser importante para coisas mais imediatas e impreteríveis (por exemplo, a Ayom sair do ar e alguém precisar ser avisado) ou simplesmente para um bate-papo informal fora do Fediverso.

    Concordo que o Lemmy poderia ser privilegiado nas discussões, para documentação do que foi decidido e também para termos mais espaço e menos imediatismo na tomada de decisões.

    • MarteA
      link
      fedilink
      Português
      53 months ago

      Aliás, sobre o chat, tem que ver a viabilidade do XMPP e principalmente se vale a pena migrar do protocolo Matrix para o XMPP. Ônus sempre existirão.