Fiz um gráfico com o fluxo de caixa em 2024 (até o presente) e exportei para pdf, armazenado também em nossa nuvem nextcloud. Os valores aproximados encontram-se na tabela abaixo:

Período Entrada Saída Resultado Líquido
Trimestre 1 400 346 54
Trimestre 2 155 364 (209)
Acumulado 2024 555 710 (155)

Aproveito esta postagem para fazer uma análise, não disponível em nenhum outro local.

Edit: Primeiramente, é importante celebrar o sucesso da existência da Ayom como um espaço de resistência na Internet. Este é nosso primeiro ano com financiamento coletivo, e já arrecadamos um total de R$ 555 via ayomers que, apesar de suas limitações pessoais, acreditam o suficiente nesta comunidade para contribuir materialmente com sua construção. Parece pouco, mas é um passo importante para socializar o custo financeiro que até o ano passado estava integralmente sobre Pedro, o fundador, permitindo um crescimento mais saudável do nosso projeto.

O segundo trimestre trouxe uma queda nas contribuições financeiras, que não foi compensado com a diminuição das despesas com hospedagem. O tombo fiscal foi tão grande que ficamos negativos em R$ 155 no acumulado de 2024.

A causa é incerta, e pode representar tanto uma queda real nas contribuições dos membros, como uma omissão dos membros em comunicar para a equipe da tesouraria quando fizeram alguma transferência.

Período Contribuidores Contribuições
Trimestre 1 12 19
Trimestre 2 7 15
Acumulado 2024 14 34

Ao longo do 1º trimestre tivemos 19 contribuições, vindas de 12 pessoas diferentes. Já no 2º trimestre tivemos 15 contribuições de 7 pessoas diferentes.

Tivemos um crescimento no número de contas no mastodon da ayom.media, atingindo a marca de 136 contas, embora nem todas estejam ativas. No entanto, houve uma queda do número de contribuições. Por que?

Edit: Creio que a nova política de contas inativas nos permitirá analisar de forma mais assertiva o real crescimento da ayom. Afinal, uma queda na arrecadação seria facilmente justificável caso estejamos enfrentando também uma queda do número de usuários ativos.

Sugiro que para o próximo trimestre seja feito um trabalho de comunicação para relembrar a importância de contribuir financeiramente para a manutenção de nossa instância, bem como conversas pontuais com membros que contribuíram no 1º trimestre e não tornaram a repetir essa ação no 2º trimestre para entender o motivo dessa mudança de comportamento. Há algo que podemos fazer para melhorar o fluxo de contribuição?

Embora não sejamos uma organização revolucionária, recomendo a todas as pessoas da instância o estudo do seguinte artigo sobre a importância de construir materialmente nossas organizações, afinal somos uma organização popular que se propõe um lar para pessoas anarquistas e comunistas no fediverso.

  • MarteA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    4
    ·
    1 year ago

    Boa noite, Nanda.

    Obrigada por fazer a contabilidade pra gente. Suas pontuações são necessárias e importantes.

    Eu gostaria de olhar para o copo meio cheio, porém. Em tempos de crise do neoliberalismo, conseguirmos 555 reais para manter um ecossistema de rede social para mim é um sucesso (ainda que possamos melhorar ainda mais essa contribuição, claro)! Por exemplo, falando por mim, no primeiro trimestre eu estava empregada e contribuí; no segundo, já estava desempregada e não consegui contribuir financeiramente. Além disso, o fator rede social não é ignorável: as pessoas estão acostumadas, por causa das redes sociais comerciais, a usarem esses ecossistemas sem pagar um centavo de seus bolsos (só com todos os seus dados e privacidade, mas aí são outros 500), e esperam que as outras redes autogestionadas sejam assim. Enfim, só para dizer que estou feliz que conseguimos 34 contribuições financeiras, ainda que não de 34 pessoas necessariamente. Lembrando que nossa maior rede, o Mastodon, apesar de 136 contas, não tem todas essas 136 ativas. Última vez que chequei, estavam entre 40 e 50 contas ativas (aliás, segunda-feira dia 01/07 eu postei no Leviatã via announcements e postagem no perfil nossa oficial nova política de contas inativas).

    Sobre o trabalho de comunicação para relembrar a importância de contribuir financeiramente para a manutenção de nossa instância, eu não sei se vocês perceberam mas nos últimos dois ou três meses eu venho anunciando no perfil do Leviatã um pedido de contribuição e inclusive indicando o caminho para enviar os comprovantes de Pix. Alguma dica de como melhorar essa comunicação? Achei que compartilhar no Leviatã e lançar um buste via meu perfil pessoal (para chegar em mais pessoas) seria suficiente.

    Sem mais por enquanto.

    • veredaOPMA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      3
      ·
      1 year ago

      Oi Ana! Obrigada por avaliar a questão com carinho.

      Você tem razão quando olha para o copo meio cheio. E não deixa de ter razão também que há motivos para comemorar. Vou avaliar a possibilidade de editar a publicação original para contemplar essa alegria com o nosso sucesso antes de apresentar os pontos de melhoria.

      Sobre os anúncios do Leviatã, eu não vi NENHUM desses anúncios, mesmo seguindo o perfil. Também não vi nenhum dos seus impulsionamentos. Talvez seja por eu não olhar a linha local com tanta frequência? Além disso que você fez, eu quero propor como tarefa para todos nós fazermos o impulsionamento sempre que um de nós ver uma publicação do leviatã. E outra coisa que acho que pode ajudar é deixar um toot fixado no perfil do leviatã sobre a contribuição, bem como uma mensagem curta na seção “sobre” da instância.

      • MarteA
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        2
        ·
        1 year ago

        Quero propor como tarefa para todos nós fazermos o impulsionamento sempre que um de nós ver uma publicação do leviatã.

        É importante também sempre visitar o perfil para verificar novas postagens (e, então, dar buste). Aliás, uma ferramenta que tem funcionado bem são os anúncios que eu faço por meio do perfil de administração. Esses notificam automaticamente na linha do tempo de todas as pessoas que estão no Mastodon da Ayom. Mas eu prefiro usar esses com mais parcimônia. Acho que os anúncios de contribuição podem muito bem ser tutes no Leviatã e serem bustados por nós.

        Também gosto da ideia de deixar o aviso fixo no “sobre” da instância.

        • DaltuxA
          link
          fedilink
          Português
          arrow-up
          2
          ·
          edit-2
          1 year ago

          💱 Algo que lembrei agora a ser levado em conta também é a recente escalada da moeda estrangeira (USD), que se reflete proporcionalmente nos custos em reais com a infraestrutura. Então temos queda vertiginosa de receita e ainda aumento de despesa. 💸

          Vou fazer alguma contribuição adicional agora. Imagino que um grande motivo da diminuição da arrecadação possa ter sido a impressão de que estaríamos bem superavitários mesmo e que continuaríamos assim. Eu pelo menos achava isso! 😅 Não sei se minha memória está me pregando alguma peça ou se lembro vagamente de que estávamos até pensando no que fazer com sobras no fim do ano, talvez até ajudar outras comunidades em necessidade por exemplo… 💭 Por isso chegou março e fiz a contribuição “mínima” sugerida para o resto do ano, acreditando que já estaríamos garantidos. Então, a partir do momento em que o pessoal começar a ter mais ciência da situação, creio que vamos melhorar as contas e, quiçá, voltar a cogitar mais possibilidades como antes. 📈

          Mesmo assim, de fato seria ideal haver mais gente contribuindo. Apoio toda iniciativa nesse sentido também. Eu não tenho olhado a linha do tempo geral com tanta frequência, mas recebo notificações. Podem até avisar quando for necessário (marcação em resposta, mensagem direta, aqui, bate-papo, sinal de fumaça, qualquer coisa mesmo) que daí eu também ajudo a impulsionar as publicações do Leviatã.

  • MarteA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    1 year ago

    Boa tarde, pessoal. Postei uma publicação no Leviatã chamando o pessoal para contribuir. Aproveitei e adicionei as possibilidades de contribuição na descrição do Mastodon, que é nosso servidor mais ativo.

    • veredaOPMA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      3
      ·
      1 year ago

      obrigada ana. Você arrasa!

  • DaltuxA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    1 year ago

    ✔️ Apoio a abordagem proposta e levanto uma possibilidade adicional: reduzir um pouco o custo ao migrarmos a estrutura para uma oferta mais recente da própria Contabo. Por exemplo, uma máquina semelhante à atual, contando com os mesmos oito núcleios de CPU, 24 GB de RAM (atual 29), 1.2TB em SSD está custando USD 17.50 mensais, versus 21.50 contratados. Algo a considerarmos, embora uma eventual migração necessite um baita serviço do GT TI.

    • veredaOPMA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      3
      ·
      1 year ago

      Olá Daltux!

      Eu costumo, na minha vida pessoal, ser bastante austera com as despesas e tenderia a concordar com você quanto a se livrar de excessos que estão subutilizados. Contudo, quando falamos da ayom, eu prefiro olhar esse gasto como um custo fixo dentro do nosso projeto coletivo. Portanto, antes de se falar em reduzir a estrutura computacional, precisaríamos falar em quais são os nossos objetivos de curto, médio e longo prazo com o servidor e os serviços oferecidos. Eu não participei de nenhuma conversa em que essas expectativas foram debatidas, e nem sei se ela já ocorreu formalmente. Conhecendo nosso “plano de negócios” com a expectativa de crescimento de usuários e serviços oferecidos, daí poderemos fazer uma avaliação se o servidor atual está sendo algo exagerado ou se está apenas provisionado para uma utilização esperada que ainda não se concretizou.

      Sugiro que o “plano de negócios” da ayom seja debatido em um tópico próprio com a participação do Pedro. Eu pessoalmente sonho com a ayom se tornando um disroot.org brasileiro, mas divago.

      • DaltuxA
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        3
        ·
        1 year ago

        Concordo, apesar de que a possibilidade que levantei aqui (após repensar sobre o que tinha comentado antes no Mastodon sugerindo arrocho) é de adotar uma máquina mais recente, porém muito semelhante à atualmente contratada. Creio que seja uma atualização do mesmo plano. Por essa oferta, o armazenamento ficaria ainda mais espaçoso. Atualmente temos 785GB, utilizando 194GB. A oferta “nova” é de 1.2TB, ambos com SSD com interface “comum”, creio que SATA. Poderíamos adotar NVMe (mais rápido), porém haveria menos espaço (300GB), o que ainda não creio ser tão vantajoso, mas também seria possível deixar a máquina principal com NVMe e contratar uma secundária para armazenamento de dados menos prioritários. Quando for preciso performance máxima, será uma alternativa.

        Também vejo que podemos hospedar muito mais serviços. Será bem legal isso que propôs. Tem meu apoio. Sugiro outros termos, contudo. Na universidade, por exemplo, existe um “plano de desenvolvimento institucional” 😁

        Foge um pouquinho do tópico, mas ainda há a questão de CDN a estudar para melhorar muito a transmissão de imagens no Mastodon, por exemplo. Eu não sou tão favorável a Cloudflare, mas seria uma opção viável, caso tenhamos ciência das possíveis consequências.

        Tudo isso coloco então no campo de possibilidades mesmo, mas, na prática, realmente dá bastante trabalho qualquer migração desse tipo (senão seria viável reduzir e depois ampliar de novo quando necessário) e, no momento, acho que apenas eu estou ativo no GT TI, ainda sem muita experiência na estrutura da comunidade, mal conseguindo resolver algum contratempo que surge. No curtíssimo prazo, tem razão para nos esforçarmos para manter a máquina atual.

        • veredaOPMA
          link
          fedilink
          Português
          arrow-up
          3
          ·
          1 year ago

          Agora entendi! Uma máquina mais recente e melhor, mas com um custo inferior. Nesse caso o problema de imediato seria apenas o trabalho de migração.

          Em geral eu sou toda favorável a adotar nvme, mas no nosso caso chuto que deva ser meio que irrelevante em matéria de performance porque nosso maior gargalo é a latência entre brasil e alemanha. Então ficar com o ssd “comum” sata ao menos dá mais espaço livre pra gente lotar de coisa sem se preocupar com gerir armazenamento secundário.

          Gosto de pensar em “plano de desenvolvimento institucional”!

          Queria te ajudar nesse assunto de TI, mas ainda estou com limitações pra pegar atividades na área por conta de doença. Te admiro por estar tocando a manutenção da nossa comunidade meio que sozinho.

          • MarteA
            link
            fedilink
            Português
            arrow-up
            3
            ·
            1 year ago

            Gostaria de ajudar com a manutenção da TI da instância, mas meu conhecimento é bem pouco. Não sei como consegui ter uma instância Misskey sozinha, segurei na mão de deus e fui kkkkk

            De qualquer forma, acho que todo mundo fazendo um pouco a gente consegue dar conta e incentivar mais gente a ajudar 😀

  • felipesilesMA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    edit-2
    1 year ago

    Eu sou dos que vê o copo meio vazio mesmo, estamos numa sociedade (a brasileira) onde as pessoas, em geral, só querem o bônus e nunca querem arcar com o ônus de nada. Digo isso porque vejo esse tipo de coisa acontecer em praticamente todos os coletivos que faço parte. É dureza lutar contra uma cultura já estabelecida, mas acho que faz parte do nosso processo de existir enquanto espaço de resistência alternativo nas redes, a parte educativa para as pessoas mudarem a postura. Eu acho que podemos pensar numa campanha de divulgação que dispare mensagens sempre no 5° dia útil, ou próximo dele, que é quando as pessoas recebem, e devemos estimular a contribuição através do pix recorrente, já oferecido por diversos serviços bancários. Vou organizar uma lista de emails da galera que têm conta na ayom, e ver se consigo disparar esse email automático sempre no 5° dia útil. O bom de mandar a cobrança no email, é que a pessoa já pode responder no próprio email com o comprovante.

    • veredaOPMA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      3
      ·
      1 year ago

      Olá Felipe!

      Vejo que esse mal da sociedade que você comentou é natural em uma sociedade em que as pessoas estão acostumadas a viver no limite, sem o suficiente para elas próprias. Nossa estrutura social não admite tempo livre nem sobra financeira para a maioria da população e isso molda o comportamento que você observou. É dureza lutar contra uma cultura já estabelecida, mas como você muito bem colocou, é parte do processo de resistência.

      Concordo com a ideia da lista de e-mails e vejo uma grande vantagem de já poderem responder com o comprovante pelo próprio e-mail. Só peço que ao implementar esta lista proteja o e-mails dos ayomers colocando-os em cópia oculta por exemplo. Outra coisa a se considerar é já incluir no texto desse e-mail um link para nossa prestação de contas, pois acredito que a transparência fortalece a confiança, necessária para a colaboração.

      • felipesilesMA
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        2
        ·
        1 year ago

        Sim, eu imaginei a lista com cópia oculta mesmo, é por aí mesmo

    • MarteA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      2
      ·
      1 year ago

      Eu acho que podemos pensar numa campanha de divulgação que dispare mensagens sempre no 5° dia útil, ou próximo dele, que é quando as pessoas recebem

      Felipe, eu já venho fazendo isso pelo perfil do Leviatã no Mastodon. Sem a ideia do pix recorrente, entretanto. Mas acho interessante a lista de e-mails.