Fiz um gráfico com o fluxo de caixa em 2024 (até o presente) e exportei para pdf, armazenado também em nossa nuvem nextcloud. Os valores aproximados encontram-se na tabela abaixo:

Período Entrada Saída Resultado Líquido
Trimestre 1 400 346 54
Trimestre 2 155 364 (209)
Acumulado 2024 555 710 (155)

Aproveito esta postagem para fazer uma análise, não disponível em nenhum outro local.

Edit: Primeiramente, é importante celebrar o sucesso da existência da Ayom como um espaço de resistência na Internet. Este é nosso primeiro ano com financiamento coletivo, e já arrecadamos um total de R$ 555 via ayomers que, apesar de suas limitações pessoais, acreditam o suficiente nesta comunidade para contribuir materialmente com sua construção. Parece pouco, mas é um passo importante para socializar o custo financeiro que até o ano passado estava integralmente sobre Pedro, o fundador, permitindo um crescimento mais saudável do nosso projeto.

O segundo trimestre trouxe uma queda nas contribuições financeiras, que não foi compensado com a diminuição das despesas com hospedagem. O tombo fiscal foi tão grande que ficamos negativos em R$ 155 no acumulado de 2024.

A causa é incerta, e pode representar tanto uma queda real nas contribuições dos membros, como uma omissão dos membros em comunicar para a equipe da tesouraria quando fizeram alguma transferência.

Período Contribuidores Contribuições
Trimestre 1 12 19
Trimestre 2 7 15
Acumulado 2024 14 34

Ao longo do 1º trimestre tivemos 19 contribuições, vindas de 12 pessoas diferentes. Já no 2º trimestre tivemos 15 contribuições de 7 pessoas diferentes.

Tivemos um crescimento no número de contas no mastodon da ayom.media, atingindo a marca de 136 contas, embora nem todas estejam ativas. No entanto, houve uma queda do número de contribuições. Por que?

Edit: Creio que a nova política de contas inativas nos permitirá analisar de forma mais assertiva o real crescimento da ayom. Afinal, uma queda na arrecadação seria facilmente justificável caso estejamos enfrentando também uma queda do número de usuários ativos.

Sugiro que para o próximo trimestre seja feito um trabalho de comunicação para relembrar a importância de contribuir financeiramente para a manutenção de nossa instância, bem como conversas pontuais com membros que contribuíram no 1º trimestre e não tornaram a repetir essa ação no 2º trimestre para entender o motivo dessa mudança de comportamento. Há algo que podemos fazer para melhorar o fluxo de contribuição?

Embora não sejamos uma organização revolucionária, recomendo a todas as pessoas da instância o estudo do seguinte artigo sobre a importância de construir materialmente nossas organizações, afinal somos uma organização popular que se propõe um lar para pessoas anarquistas e comunistas no fediverso.

  • felipesilesMA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    edit-2
    1 year ago

    Eu sou dos que vê o copo meio vazio mesmo, estamos numa sociedade (a brasileira) onde as pessoas, em geral, só querem o bônus e nunca querem arcar com o ônus de nada. Digo isso porque vejo esse tipo de coisa acontecer em praticamente todos os coletivos que faço parte. É dureza lutar contra uma cultura já estabelecida, mas acho que faz parte do nosso processo de existir enquanto espaço de resistência alternativo nas redes, a parte educativa para as pessoas mudarem a postura. Eu acho que podemos pensar numa campanha de divulgação que dispare mensagens sempre no 5° dia útil, ou próximo dele, que é quando as pessoas recebem, e devemos estimular a contribuição através do pix recorrente, já oferecido por diversos serviços bancários. Vou organizar uma lista de emails da galera que têm conta na ayom, e ver se consigo disparar esse email automático sempre no 5° dia útil. O bom de mandar a cobrança no email, é que a pessoa já pode responder no próprio email com o comprovante.

    • veredaOPMA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      3
      ·
      1 year ago

      Olá Felipe!

      Vejo que esse mal da sociedade que você comentou é natural em uma sociedade em que as pessoas estão acostumadas a viver no limite, sem o suficiente para elas próprias. Nossa estrutura social não admite tempo livre nem sobra financeira para a maioria da população e isso molda o comportamento que você observou. É dureza lutar contra uma cultura já estabelecida, mas como você muito bem colocou, é parte do processo de resistência.

      Concordo com a ideia da lista de e-mails e vejo uma grande vantagem de já poderem responder com o comprovante pelo próprio e-mail. Só peço que ao implementar esta lista proteja o e-mails dos ayomers colocando-os em cópia oculta por exemplo. Outra coisa a se considerar é já incluir no texto desse e-mail um link para nossa prestação de contas, pois acredito que a transparência fortalece a confiança, necessária para a colaboração.

      • felipesilesMA
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        2
        ·
        1 year ago

        Sim, eu imaginei a lista com cópia oculta mesmo, é por aí mesmo

    • MarteA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      2
      ·
      1 year ago

      Eu acho que podemos pensar numa campanha de divulgação que dispare mensagens sempre no 5° dia útil, ou próximo dele, que é quando as pessoas recebem

      Felipe, eu já venho fazendo isso pelo perfil do Leviatã no Mastodon. Sem a ideia do pix recorrente, entretanto. Mas acho interessante a lista de e-mails.