Fiz um gráfico com o fluxo de caixa em 2024 (até o presente) e exportei para pdf, armazenado também em nossa nuvem nextcloud. Os valores aproximados encontram-se na tabela abaixo:

Período Entrada Saída Resultado Líquido
Trimestre 1 400 346 54
Trimestre 2 155 364 (209)
Acumulado 2024 555 710 (155)

Aproveito esta postagem para fazer uma análise, não disponível em nenhum outro local.

Edit: Primeiramente, é importante celebrar o sucesso da existência da Ayom como um espaço de resistência na Internet. Este é nosso primeiro ano com financiamento coletivo, e já arrecadamos um total de R$ 555 via ayomers que, apesar de suas limitações pessoais, acreditam o suficiente nesta comunidade para contribuir materialmente com sua construção. Parece pouco, mas é um passo importante para socializar o custo financeiro que até o ano passado estava integralmente sobre Pedro, o fundador, permitindo um crescimento mais saudável do nosso projeto.

O segundo trimestre trouxe uma queda nas contribuições financeiras, que não foi compensado com a diminuição das despesas com hospedagem. O tombo fiscal foi tão grande que ficamos negativos em R$ 155 no acumulado de 2024.

A causa é incerta, e pode representar tanto uma queda real nas contribuições dos membros, como uma omissão dos membros em comunicar para a equipe da tesouraria quando fizeram alguma transferência.

Período Contribuidores Contribuições
Trimestre 1 12 19
Trimestre 2 7 15
Acumulado 2024 14 34

Ao longo do 1º trimestre tivemos 19 contribuições, vindas de 12 pessoas diferentes. Já no 2º trimestre tivemos 15 contribuições de 7 pessoas diferentes.

Tivemos um crescimento no número de contas no mastodon da ayom.media, atingindo a marca de 136 contas, embora nem todas estejam ativas. No entanto, houve uma queda do número de contribuições. Por que?

Edit: Creio que a nova política de contas inativas nos permitirá analisar de forma mais assertiva o real crescimento da ayom. Afinal, uma queda na arrecadação seria facilmente justificável caso estejamos enfrentando também uma queda do número de usuários ativos.

Sugiro que para o próximo trimestre seja feito um trabalho de comunicação para relembrar a importância de contribuir financeiramente para a manutenção de nossa instância, bem como conversas pontuais com membros que contribuíram no 1º trimestre e não tornaram a repetir essa ação no 2º trimestre para entender o motivo dessa mudança de comportamento. Há algo que podemos fazer para melhorar o fluxo de contribuição?

Embora não sejamos uma organização revolucionária, recomendo a todas as pessoas da instância o estudo do seguinte artigo sobre a importância de construir materialmente nossas organizações, afinal somos uma organização popular que se propõe um lar para pessoas anarquistas e comunistas no fediverso.

• MarteA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    2
    ·
    1 year ago

Eu acho que podemos pensar numa campanha de divulgação que dispare mensagens sempre no 5° dia útil, ou próximo dele, que é quando as pessoas recebem

Felipe, eu já venho fazendo isso pelo perfil do Leviatã no Mastodon. Sem a ideia do pix recorrente, entretanto. Mas acho interessante a lista de e-mails.