Fiz um gráfico com o fluxo de caixa em 2024 (até o presente) e exportei para pdf, armazenado também em nossa nuvem nextcloud. Os valores aproximados encontram-se na tabela abaixo:

Período Entrada Saída Resultado Líquido
Trimestre 1 400 346 54
Trimestre 2 155 364 (209)
Acumulado 2024 555 710 (155)

Aproveito esta postagem para fazer uma análise, não disponível em nenhum outro local.

Edit: Primeiramente, é importante celebrar o sucesso da existência da Ayom como um espaço de resistência na Internet. Este é nosso primeiro ano com financiamento coletivo, e já arrecadamos um total de R$ 555 via ayomers que, apesar de suas limitações pessoais, acreditam o suficiente nesta comunidade para contribuir materialmente com sua construção. Parece pouco, mas é um passo importante para socializar o custo financeiro que até o ano passado estava integralmente sobre Pedro, o fundador, permitindo um crescimento mais saudável do nosso projeto.

O segundo trimestre trouxe uma queda nas contribuições financeiras, que não foi compensado com a diminuição das despesas com hospedagem. O tombo fiscal foi tão grande que ficamos negativos em R$ 155 no acumulado de 2024.

A causa é incerta, e pode representar tanto uma queda real nas contribuições dos membros, como uma omissão dos membros em comunicar para a equipe da tesouraria quando fizeram alguma transferência.

Período Contribuidores Contribuições
Trimestre 1 12 19
Trimestre 2 7 15
Acumulado 2024 14 34

Ao longo do 1º trimestre tivemos 19 contribuições, vindas de 12 pessoas diferentes. Já no 2º trimestre tivemos 15 contribuições de 7 pessoas diferentes.

Tivemos um crescimento no número de contas no mastodon da ayom.media, atingindo a marca de 136 contas, embora nem todas estejam ativas. No entanto, houve uma queda do número de contribuições. Por que?

Edit: Creio que a nova política de contas inativas nos permitirá analisar de forma mais assertiva o real crescimento da ayom. Afinal, uma queda na arrecadação seria facilmente justificável caso estejamos enfrentando também uma queda do número de usuários ativos.

Sugiro que para o próximo trimestre seja feito um trabalho de comunicação para relembrar a importância de contribuir financeiramente para a manutenção de nossa instância, bem como conversas pontuais com membros que contribuíram no 1º trimestre e não tornaram a repetir essa ação no 2º trimestre para entender o motivo dessa mudança de comportamento. Há algo que podemos fazer para melhorar o fluxo de contribuição?

Embora não sejamos uma organização revolucionária, recomendo a todas as pessoas da instância o estudo do seguinte artigo sobre a importância de construir materialmente nossas organizações, afinal somos uma organização popular que se propõe um lar para pessoas anarquistas e comunistas no fediverso.

• DaltuxA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    1 year ago

✔️ Apoio a abordagem proposta e levanto uma possibilidade adicional: reduzir um pouco o custo ao migrarmos a estrutura para uma oferta mais recente da própria Contabo. Por exemplo, uma máquina semelhante à atual, contando com os mesmos oito núcleios de CPU, 24 GB de RAM (atual 29), 1.2TB em SSD está custando USD 17.50 mensais, versus 21.50 contratados. Algo a considerarmos, embora uma eventual migração necessite um baita serviço do GT TI.

• veredaOPMA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      3
      ·
      1 year ago

Olá Daltux!

Eu costumo, na minha vida pessoal, ser bastante austera com as despesas e tenderia a concordar com você quanto a se livrar de excessos que estão subutilizados. Contudo, quando falamos da ayom, eu prefiro olhar esse gasto como um custo fixo dentro do nosso projeto coletivo. Portanto, antes de se falar em reduzir a estrutura computacional, precisaríamos falar em quais são os nossos objetivos de curto, médio e longo prazo com o servidor e os serviços oferecidos. Eu não participei de nenhuma conversa em que essas expectativas foram debatidas, e nem sei se ela já ocorreu formalmente. Conhecendo nosso “plano de negócios” com a expectativa de crescimento de usuários e serviços oferecidos, daí poderemos fazer uma avaliação se o servidor atual está sendo algo exagerado ou se está apenas provisionado para uma utilização esperada que ainda não se concretizou.

Sugiro que o “plano de negócios” da ayom seja debatido em um tópico próprio com a participação do Pedro. Eu pessoalmente sonho com a ayom se tornando um disroot.org brasileiro, mas divago.

• DaltuxA
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        3
        ·
        1 year ago

Concordo, apesar de que a possibilidade que levantei aqui (após repensar sobre o que tinha comentado antes no Mastodon sugerindo arrocho) é de adotar uma máquina mais recente, porém muito semelhante à atualmente contratada. Creio que seja uma atualização do mesmo plano. Por essa oferta, o armazenamento ficaria ainda mais espaçoso. Atualmente temos 785GB, utilizando 194GB. A oferta “nova” é de 1.2TB, ambos com SSD com interface “comum”, creio que SATA. Poderíamos adotar NVMe (mais rápido), porém haveria menos espaço (300GB), o que ainda não creio ser tão vantajoso, mas também seria possível deixar a máquina principal com NVMe e contratar uma secundária para armazenamento de dados menos prioritários. Quando for preciso performance máxima, será uma alternativa.

Também vejo que podemos hospedar muito mais serviços. Será bem legal isso que propôs. Tem meu apoio. Sugiro outros termos, contudo. Na universidade, por exemplo, existe um “plano de desenvolvimento institucional” 😁

Foge um pouquinho do tópico, mas ainda há a questão de CDN a estudar para melhorar muito a transmissão de imagens no Mastodon, por exemplo. Eu não sou tão favorável a Cloudflare, mas seria uma opção viável, caso tenhamos ciência das possíveis consequências.

Tudo isso coloco então no campo de possibilidades mesmo, mas, na prática, realmente dá bastante trabalho qualquer migração desse tipo (senão seria viável reduzir e depois ampliar de novo quando necessário) e, no momento, acho que apenas eu estou ativo no GT TI, ainda sem muita experiência na estrutura da comunidade, mal conseguindo resolver algum contratempo que surge. No curtíssimo prazo, tem razão para nos esforçarmos para manter a máquina atual.

• veredaOPMA
          link
          fedilink
          Português
          arrow-up
          3
          ·
          1 year ago

Agora entendi! Uma máquina mais recente e melhor, mas com um custo inferior. Nesse caso o problema de imediato seria apenas o trabalho de migração.

Em geral eu sou toda favorável a adotar nvme, mas no nosso caso chuto que deva ser meio que irrelevante em matéria de performance porque nosso maior gargalo é a latência entre brasil e alemanha. Então ficar com o ssd “comum” sata ao menos dá mais espaço livre pra gente lotar de coisa sem se preocupar com gerir armazenamento secundário.

Gosto de pensar em “plano de desenvolvimento institucional”!

Queria te ajudar nesse assunto de TI, mas ainda estou com limitações pra pegar atividades na área por conta de doença. Te admiro por estar tocando a manutenção da nossa comunidade meio que sozinho.

• MarteA
            link
            fedilink
            Português
            arrow-up
            3
            ·
            1 year ago

Gostaria de ajudar com a manutenção da TI da instância, mas meu conhecimento é bem pouco. Não sei como consegui ter uma instância Misskey sozinha, segurei na mão de deus e fui kkkkk

De qualquer forma, acho que todo mundo fazendo um pouco a gente consegue dar conta e incentivar mais gente a ajudar 😀