Fiz um gráfico com o fluxo de caixa em 2024 (até o presente) e exportei para pdf, armazenado também em nossa nuvem nextcloud. Os valores aproximados encontram-se na tabela abaixo:
Período | Entrada | Saída | Resultado Líquido |
---|---|---|---|
Trimestre 1 | 400 | 346 | 54 |
Trimestre 2 | 155 | 364 | (209) |
Acumulado 2024 | 555 | 710 | (155) |
Aproveito esta postagem para fazer uma análise, não disponível em nenhum outro local.
Edit: Primeiramente, é importante celebrar o sucesso da existência da Ayom como um espaço de resistência na Internet. Este é nosso primeiro ano com financiamento coletivo, e já arrecadamos um total de R$ 555 via ayomers que, apesar de suas limitações pessoais, acreditam o suficiente nesta comunidade para contribuir materialmente com sua construção. Parece pouco, mas é um passo importante para socializar o custo financeiro que até o ano passado estava integralmente sobre Pedro, o fundador, permitindo um crescimento mais saudável do nosso projeto.
O segundo trimestre trouxe uma queda nas contribuições financeiras, que não foi compensado com a diminuição das despesas com hospedagem. O tombo fiscal foi tão grande que ficamos negativos em R$ 155 no acumulado de 2024.
A causa é incerta, e pode representar tanto uma queda real nas contribuições dos membros, como uma omissão dos membros em comunicar para a equipe da tesouraria quando fizeram alguma transferência.
Período | Contribuidores | Contribuições |
---|---|---|
Trimestre 1 | 12 | 19 |
Trimestre 2 | 7 | 15 |
Acumulado 2024 | 14 | 34 |
Ao longo do 1º trimestre tivemos 19 contribuições, vindas de 12 pessoas diferentes. Já no 2º trimestre tivemos 15 contribuições de 7 pessoas diferentes.
Tivemos um crescimento no número de contas no mastodon da ayom.media, atingindo a marca de 136 contas, embora nem todas estejam ativas. No entanto, houve uma queda do número de contribuições. Por que?
Edit: Creio que a nova política de contas inativas nos permitirá analisar de forma mais assertiva o real crescimento da ayom. Afinal, uma queda na arrecadação seria facilmente justificável caso estejamos enfrentando também uma queda do número de usuários ativos.
Sugiro que para o próximo trimestre seja feito um trabalho de comunicação para relembrar a importância de contribuir financeiramente para a manutenção de nossa instância, bem como conversas pontuais com membros que contribuíram no 1º trimestre e não tornaram a repetir essa ação no 2º trimestre para entender o motivo dessa mudança de comportamento. Há algo que podemos fazer para melhorar o fluxo de contribuição?
Embora não sejamos uma organização revolucionária, recomendo a todas as pessoas da instância o estudo do seguinte artigo sobre a importância de construir materialmente nossas organizações, afinal somos uma organização popular que se propõe um lar para pessoas anarquistas e comunistas no fediverso.
💱 Algo que lembrei agora a ser levado em conta também é a recente escalada da moeda estrangeira (USD), que se reflete proporcionalmente nos custos em reais com a infraestrutura. Então temos queda vertiginosa de receita e ainda aumento de despesa. 💸
Vou fazer alguma contribuição adicional agora. Imagino que um grande motivo da diminuição da arrecadação possa ter sido a impressão de que estaríamos bem superavitários mesmo e que continuaríamos assim. Eu pelo menos achava isso! 😅 Não sei se minha memória está me pregando alguma peça ou se lembro vagamente de que estávamos até pensando no que fazer com sobras no fim do ano, talvez até ajudar outras comunidades em necessidade por exemplo… 💭 Por isso chegou março e fiz a contribuição “mínima” sugerida para o resto do ano, acreditando que já estaríamos garantidos. Então, a partir do momento em que o pessoal começar a ter mais ciência da situação, creio que vamos melhorar as contas e, quiçá, voltar a cogitar mais possibilidades como antes. 📈
Mesmo assim, de fato seria ideal haver mais gente contribuindo. Apoio toda iniciativa nesse sentido também. Eu não tenho olhado a linha do tempo geral com tanta frequência, mas recebo notificações. Podem até avisar quando for necessário (marcação em resposta, mensagem direta, aqui, bate-papo, sinal de fumaça, qualquer coisa mesmo) que daí eu também ajudo a impulsionar as publicações do Leviatã.