Decidi que fóruns de discussão serão a minha forma primária de interação virtual ― pelo menos por enquanto ― e precisava de um repertório de bons espaços.
Entre eles, escolhi este Lemmy e o Órbita, do Manual do Usuário. Dei uma passeada no Quora ― e que sitiozinho confuso, viu? Mas a comunidade é bem simpática (apesar de que tem muitas perguntas ragebait).
Não tenho vontade de visitar o Reddit. Na vez em que o visitei, achei a comunidade muito performática.
Quais outros espaços de discussão vocês frequentam?

O que aconteceu por lá, mano? Como foi a tua experiência?
Nas vezes em que participei do Reddit, senti uma vaibe meio “Olhem como eu escrevo bem!”, mas isso por que fiquei no sub de Literatura. A mesma coisa vale para o Quora.
Não cheguei a reparar, mas tenho quase certeza de que o Reddit também é infestado de recomendações de conteúdo, o que nos faz ficar ainda mais tempo no sítio/app.
Gosto do Lemmy, porque aqui é o lugar da busca ativa, do lurk. Passo menos tempo aqui do que em outros lugares, mas é um tempo melhor gasto com discussões das quais eu sei que não sairá nenhum comentário rude ou alguma soberbia. Espero que eu não esteja errado.
O reddit foi mercantilizado em todos os sentidos. Quase tudo lá hoje é artificial e tem muitos grupos que o usam especificamente com o intuito de manipular opinião alheia, fora os “experimentos” que fazem por lá, como os recentemente noticiados, sobre uso de chatbots disfarçados de usuários
Ufa! Imaginei que fossem “experimentos sociais”. Chatbots disfarçados são menos constrangedores.
Depende da comunidade, tive péssimas e boas experiências lá, é quase uma roleta russa.
Tive uma experiência parecida com a tua no Quora. Dependendo da comunidade por algum motivo o pessoal faz bastante rage bait, isso quando só não é o preconceito explícito e a moderação não faz nada.
Pior que é. O algoritmo é ótimo, tu facilmente perde muito tempo lá. É cansativo, tu entra pra pesquisar algo específico e esquecer o porque entrou ali. Além de anúncio em excesso. Por algum motivo tem anúncio até mesmo em comentários.
No meu caso, vi na comuna do meu estado, que é nordestino. Fui na expectativa de ver mais gente conterrânea e só tem “perguntas” (provocações) da tipo “Só tem negro no Nordeste?” Te juro. É como se estivéssemos em 2009.
Algoritmo de recomendação de conteúdo é um dos poucos recursos que quanto mais funcional, pior é para o usuário. Que coisa incrível o estado de arte da tecnologia em 2026…
Não sei se é a experiência do PoisonDart, mas uma coisa que já percebo há algum tempo é que cada rede social tem uma cultura própria, e como no Reddit você publica em tópicos (subreddits, comunidades no Lemmy) e esses tópicos são difíceis de criar alternativas, geralmente você vê o mesmo grupo de pessoas para um dado tópico, e se não se dá bem com algum grupo, torna-se um teste de paciência interagir lá. Aqui pelo menos, há alguma oxigenação de usuários. E se por exemplo não gosta, sei lá, do pessoal do Blåhaj Zone, basta bloquear a instância a nível de seu feed (e disclaimer: só exemplo; minhas experiências com o pessoal do Blåhaj Zone até agora foram boas).
Também pode ser que tenha relação a reclamação do PoisonDart com UI e/ou UX. A interface da versão padrão do Reddit, acessível em
reddit.com, é inchada, com muitos elementos ocupando mais espaço do que deveriam, e por isso tornando a navegação enfadonha. E a versão antiga, mantida emold.reddit.comaté onde sei por pressão da comunidade, é bem mais compacta, mas tem tanto ruído visual e com elementos de texto frequentemente sendo bem parecidos, ficando difícil só batendo o olho identificar o que é post, título, hiperlink, nome do usuário, etc.