O que vocês pensam a respeito do Ecosia? Eu tenho costume de usar Ecosia como motor de busca padrão. E eu faço isso porque a um tempo atrás estava procurando uma alternativa privada e ética ao google.

Ao meu ver o Ecosia é uma organização bem ética comprometida com sua missão de adquirir dinheiro para financiar projetos de restauração natural, eu admito que até agora não olhei a fundo, mas eles tem costume de lançar relatórios de tranparência.

O problema, se pode ser chamado assim, é que o Ecosia não é muito privado, visto que envia dados ao bing para conseguir funcionar. porém eu acho que há boas razoes para confiar na organização Ecosia mesmo com isso, afinal no marketing deles eles se mostram preocupados com criar um buscador privado, ou que pelo menos coleta apenas dados mínimos, então talvez ele não seja tão privado agora, mas, e no futuro?

Eles já se mostraram comprometidos com sua missão e é por isso que eu confio neles.

• Auster@thebrainbin.org
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    2 months ago

Pelo que vejo de fora, usar o API do Bing envolve ter que mandar dados para a Microslop. E infelizmente, hoje em dia as opções de ferramentas de pesquisa são usar o API de pesquisas do Google, o API do Bing, ou usar o serviço de alguma startup como o Kagi.

E numa tangente, outra coisa que vejo potencial no fediverso, como ferramenta de pesquisa já que o sistema de agregação de publicações, pelo que entendo, é bem parecido com o de ferramentas, e o sistema de pesquisa de alguns motores, como do Lemmy, são bem poderosos. Até alguns se colocam contra ter robôs aqui, mas discordo em partes por causa de robôs que publicam atualizações de RSS, que geralmente têm o mesmo tanto de informações que ferramentas de pesquisa mostram.

• Usar como princípio político-ecológico tudo bem, mas é só um front pro Bing da Microsoft. Eu não gosto disso; o Ecosia nem pretende ter tecnologia própria como o DuckDuckGo. Eu gosto do DuckDuckGo porque ele desenvolve tecnologia própria e também é adotado por diversas iniciativas open-source que eu confio.

Então tem que haver uma certa confiança, mas sendo só pela causa ambiental não sei. Se grandes organizações e movimentos ecológicos endossassem o Ecosia talvez eu usasse.

• nossaquesapao@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    2 months ago

Em termos práticos, diante das escassas opções que temos, me parece uma boa escolha. Até costumo recomendar pra quem vejo usando google.

• Dæmon S.@calckey.world
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    2 months ago

@Nuvalon@lemmy.eco.br @tecnologia@lemmy.eco.br

Já cheguei a usar Ecosia por um tempo no passado, mas os resultados não me pareciam acurados. Depois de ter usado esse e vários outros, eu acabei ficando com o seguinte ritual:
    - Para buscas no geral, a partir da barra de endereços, meu Fennec e Waterfox estão configurados para o DuckDuckGo.
    - Para determinadas buscas onde eu não quero invocar a LLM, digito noai e o navegador completa o endereço do subdomínio “noai” (sem IA) do DuckDuckGo.
    - Para imagens, o Google infelizmente ainda é imbatível, nesse caso uso pelo smartphone tanto o widget do Google na launcher nativa, quanto o Google Lens (que uso pra tentar gnose através de busca reversa de imagens das artes que eu mesmo desenhei).
    - A depender da lista de resultados para imagens no Google (se há, por exemplo, imagens hospedadas no Instagram ou Facebook, onde ambos exigem login pra acessar), vou no Bing, porque o Bing puxa uma prévia da imagem em resolução maior que a do Google. (E os sites pra baixar imagem de Facebook quase sempre não funcionam, e me deparo com bastante imagem esoterica que só se encontra por lá, só que não vou criar conta em Facebook ou em Instagram).
    - Em certos casos, eu apelo pra buscadores como Baidu em mandarim (o legal do Baidu é que tem um botão direto pra baixar a imagem; o bom também é que aprendo mandarim, já sei um ideograma ou outro). Nesse caso, uso um tradutor pra puxar a busca em mandarim (por exemplo, se estou pesquisando por coruja, daí boto os três ideogramas pra “águia com cabeça de gato”, mao tou ying 猫头鹰 que, em mandarim, por mais bizarro que pareça, significa coruja)
    - Também apelo pra Yandex, só que o Yandex tá chato com anúncios que conseguem burlar o bloqueador de anúncios. Nesse caso, boto a busca em russkiy que também decorei uma palavra ou outra.
    - Em raros casos, por exemplo, pra buscas envolvendo conhecimento esotérico, uso o Marginalia que busca na smolweb e também em mailing lists antiquíssimas.
    - Para verbetes, uso diretamente a busca do Wiktionary anglófono. O bom da busca deles é que consigo filtrar por categoria (então, por exemplo, se estou pesquisando um termo em sumério pra tentar escrever algo em sumério, uso “Cuneiform script” como categoria)
    - Em raríssimas situações, uso o Perplexity, uma IA, pra buscas envolvendo multitude de coisas.