Tópico altamente espinhoso, mas, na minha percepção, chegamos ao ponto de não-retorno.

Há mais de um ano acompanho as idas e vindas da administração da Ursal, centralizada na figura da Ursalzona. A instância tem outros moderadores e administradores, mas com certeza é ela quem recebe a maior parte da atenção e a organização interna é voltada para que assim o seja.

Em dezembro de 2022, após diversos conflitos entre ursal.zone e instâncias brasileiras, três instâncias anunciaram bloqueio da federação com a ursal: Bantu, Colorid.es e Mastodonte. Os motivos variam, mas as acusações são igualmente graves: racismo, transfobia, ataques gratuitos da administração para com as outras administrações, etc. Esse comportamento não foi isolado e se repete nos dois anos que separam essas publicações do presente, cada vez mais afastando usuários e instâncias da Ursal.

Depois desse acontecimento, a Ursalzona insiste no assunto, assediando remotamente essas instâncias menores e envolvendo até figuras grandes do Fediverso gringo na expectativa de removerem esses bloqueios para que sua federação seja “limpa”. Há dois anos ela repete o mesmo assunto, quando todas as instâncias anteriores já superaram e estão vivendo suas vidas tranquilamente. O assunto é tão cansativo que ela chegou a acusar um dos administradores dessas três instâncias de ser um white misogynist guy, uma tentativa clara de sinalizar virtude em uma conversa com estrangeiros, quando ela mesma é uma mulher branca.

Mais uma vez, ela insistiu nesse assunto essa semana. A Ursal foi aceita no Covenant do Mastodon e passará a ser mostrada na página oficial de instâncias do software. No anúncio para seus seguidores, aproveitou para alfinetar as instâncias menores, mostrando em suas palavras que desrespeita a vontade própria de comunidades menores e tem interesse em manter uma instância grande e cada vez mais centralizadora.

Aproveitou, ainda, para anunciar que está em contato com o IFTAS, que julga ser “a moderação oficial do Fediverso”. Para mim, todo esse conjunto de evidências mostra que a ursal.zone está em desacordo com o ideal de Federação, é uma ameaça para comunidades menores do Fediverso brasileiro e está despreparada para se juntar a nós na busca por uma web descentralizada e que respeite as minorias e seus espaços seguros.

Por essa razão, estou propondo um bloqueio total da Ursal.zone, sabendo que é um assunto delicado e controverso, mas reitero minha posição com tranquilidade e peço que pensem a respeito.

  • eme
    link
    fedilink
    24 days ago

    @marte Eu tô ligada na treta de racismo com a Bantu. Mas não tô sabendo desse lance de transfobia. Tem algum link ou info sobre isso?

      • eme
        link
        fedilink
        24 days ago

        @john Dei uma lida e a minha tendência seria um bloqueio da Ursalzona, mas não da instância.

        Minha opinião sobre isso é q a Ursalzona parece mais uma pessoa sem noção do que mal-intencionada. Tenho amizades muito queridas inclusive q são assim e de quem o comportamento da Ursalzona me lembra. Pessoas q não tiveram muito contato c/ pessoas queer e que nem passa pela cabeça olhar o conjunto de linguagem no perfil. Vê o nome e presume. Não acho que a instância em si represente risco pro fediverso.

        • MarteOPA
          link
          fedilink
          Português
          13 days ago

          Eu discordo. Ela sabe dos pronomes da Ardydo, envolvida na questão da colorid.es, desde aquela época, e esses dias estava usando os pronomes masculinos com raiva na Ursal para se referir à mesma situação. Infelizmente não coletei provas nem tenho mais os links, mas estava lá para todo mundo ver.

          Ela é reincidente na questão. Também protege (aka não expulsa da instância) uma pessoa transfóbica membro da Ursal que estava alegando que pronome neutro é erro de gramática.

          • eme
            link
            fedilink
            1
            edit-2
            3 days ago

            @marte tá, isso é informação nova que eu não tinha conhecimento. Fui pesquisar e encontrei uma série de posts dela explicando a situacao em ingles e ela mistura todos pronomes quando se refere a Ardydo (he, she, they). Talvez você se refira a este fio?

            https://ursal.zone/@Ursalzona/112888007986484881

            • eme
              link
              fedilink
              23 days ago

              @marte com essays informações eu silenciaria a instância e bloquearia a administradora. E se houvesse algum novo problema, consideraria o bloqueio.

              • eme
                link
                fedilink
                12 days ago

                @marte conversei com ursalzona via DM. Coloquei o link da postagem dela e mencionei q tinha usado os pronomes errados com Ardydo. A princípio entrou na defensiva e disse q não era verdade, e começou a argumentar um monte. Depois de uma troca de mensagens, onde eu citei o q ela tinha escrito, ela percebeu do q eu tava falando. Reconheceu o erro e rapidamente apagou a postagem Antes q eu pudesse dizer pra ela q era melhor editar a postagem e fazer um post falando do erro e pedindo desculpas.

                • eme
                  link
                  fedilink
                  12 days ago

                  @marte além disso ela mencionou q iria apagar todas as mensagens da Ursalzona e deixar apenas tutoriais e outras coisinhas e está se afastando da moderação da Ursal.

                  Dito isso, a menos q tenhamos problemas com o comportamento de outrys moderadorys da instância não vejo motivo para silenciar ou bloquear.

        • @johnA
          link
          fedilink
          Português
          24 days ago

          eu tendo a pensar da mesma forma. inclusive acerca da questão racial. muito mais uma pessoa branca sem noção reproduzindo racismo por inércia do que um caso de racista convicto. o que me fez passar a apoiar uma possível decisão de fediblock é a postura ativa de difamar instâncias que bloquearam eles, tentando jogar instâncias gringas contra essas instâncias pequenas.

          • eme
            link
            fedilink
            24 days ago

            @john E o Zuckerberg vai fazer coisa muito pior, pode confiar.

        • eme
          link
          fedilink
          24 days ago

          @john Se queremos que a Ayom seja um espaço extremamente seguro para pessoas LGBTQIA+, onde não enfrentaremos pessoas que não sabem ainda como nos tratar como gostaríamos (coisa q não acontece nem dentro de nossas organizações e coletivos radicais), então eu iria pelo silenciamento da instância, permitindo que ys usuáriys locais escolham se querem ver o conteúdo de lá ou não.

          • eme
            link
            fedilink
            2
            edit-2
            4 days ago

            @john E por último se o critério para bloqueio for a instância ser muito grande e administrada por uma pessoa duvidosa, vamos ter também que bloquear mastodon.social, BlueSky e Threads, como @vereda colocou, senão parece só uma implicância.

            • MarteOPA
              link
              fedilink
              Português
              23 days ago

              Eu sou a favor de bloquear BlueSky e Threads e silenciar mastodon.social pela única razão dessa última ser lugar de on-boarding. Ursal eu tendo a defender o bloqueio por questões locais de Fediverso e assédio local. Então para mim, se é para discutir esses, que discutamos.

            • @johnA
              link
              fedilink
              Português
              34 days ago

              é, eu concordo com isso. já vi gente trazendo motivos legitimos pra estar em redes grandes e até comerciais. não gostaria que esse fosse o critério.