Tópico altamente espinhoso, mas, na minha percepção, chegamos ao ponto de não-retorno.

Há mais de um ano acompanho as idas e vindas da administração da Ursal, centralizada na figura da Ursalzona. A instância tem outros moderadores e administradores, mas com certeza é ela quem recebe a maior parte da atenção e a organização interna é voltada para que assim o seja.

Em dezembro de 2022, após diversos conflitos entre ursal.zone e instâncias brasileiras, três instâncias anunciaram bloqueio da federação com a ursal: Bantu, Colorid.es e Mastodonte. Os motivos variam, mas as acusações são igualmente graves: racismo, transfobia, ataques gratuitos da administração para com as outras administrações, etc. Esse comportamento não foi isolado e se repete nos dois anos que separam essas publicações do presente, cada vez mais afastando usuários e instâncias da Ursal.

Depois desse acontecimento, a Ursalzona insiste no assunto, assediando remotamente essas instâncias menores e envolvendo até figuras grandes do Fediverso gringo na expectativa de removerem esses bloqueios para que sua federação seja “limpa”. Há dois anos ela repete o mesmo assunto, quando todas as instâncias anteriores já superaram e estão vivendo suas vidas tranquilamente. O assunto é tão cansativo que ela chegou a acusar um dos administradores dessas três instâncias de ser um white misogynist guy, uma tentativa clara de sinalizar virtude em uma conversa com estrangeiros, quando ela mesma é uma mulher branca.

Mais uma vez, ela insistiu nesse assunto essa semana. A Ursal foi aceita no Covenant do Mastodon e passará a ser mostrada na página oficial de instâncias do software. No anúncio para seus seguidores, aproveitou para alfinetar as instâncias menores, mostrando em suas palavras que desrespeita a vontade própria de comunidades menores e tem interesse em manter uma instância grande e cada vez mais centralizadora.

Aproveitou, ainda, para anunciar que está em contato com o IFTAS, que julga ser “a moderação oficial do Fediverso”. Para mim, todo esse conjunto de evidências mostra que a ursal.zone está em desacordo com o ideal de Federação, é uma ameaça para comunidades menores do Fediverso brasileiro e está despreparada para se juntar a nós na busca por uma web descentralizada e que respeite as minorias e seus espaços seguros.

Por essa razão, estou propondo um bloqueio total da Ursal.zone, sabendo que é um assunto delicado e controverso, mas reitero minha posição com tranquilidade e peço que pensem a respeito.

  • eme
    link
    fedilink
    1
    edit-2
    3 days ago

    @marte tá, isso é informação nova que eu não tinha conhecimento. Fui pesquisar e encontrei uma série de posts dela explicando a situacao em ingles e ela mistura todos pronomes quando se refere a Ardydo (he, she, they). Talvez você se refira a este fio?

    https://ursal.zone/@Ursalzona/112888007986484881

    • eme
      link
      fedilink
      23 days ago

      @marte com essays informações eu silenciaria a instância e bloquearia a administradora. E se houvesse algum novo problema, consideraria o bloqueio.

      • eme
        link
        fedilink
        12 days ago

        @marte conversei com ursalzona via DM. Coloquei o link da postagem dela e mencionei q tinha usado os pronomes errados com Ardydo. A princípio entrou na defensiva e disse q não era verdade, e começou a argumentar um monte. Depois de uma troca de mensagens, onde eu citei o q ela tinha escrito, ela percebeu do q eu tava falando. Reconheceu o erro e rapidamente apagou a postagem Antes q eu pudesse dizer pra ela q era melhor editar a postagem e fazer um post falando do erro e pedindo desculpas.

        • eme
          link
          fedilink
          12 days ago

          @marte além disso ela mencionou q iria apagar todas as mensagens da Ursalzona e deixar apenas tutoriais e outras coisinhas e está se afastando da moderação da Ursal.

          Dito isso, a menos q tenhamos problemas com o comportamento de outrys moderadorys da instância não vejo motivo para silenciar ou bloquear.