Tem muitas pessoas que odeiam o conceito de federações, mas sinceramente EU acho genial. Exemplo: Você poder juntar a uma instância que combine com você; Se um servidor cair, você não fica sem usar os serviços do lemmy; Além das medidas anti-censuras.
Mas enfim, queria saber por que o BlueSky estorou a bolha (sendo open-source, mas não federado), sendo que tanto o Twitter quanto o Reddit tomaram péssimas decisões que não agradaram nem um pouco o público
Mas enfim, queria saber por que o BlueSky estorou a bolha
💰
Essa foi uma resposta bem direto ao ponto. Triste, mas é verdade.
Pois é… se a gente tivesse dinheiro pra ter uma infraestrutura enorme, pagar uma equipe de desenvolvimento dedicada pra melhorar a usabilidade, pagar por marketing e pagar umas celebridades pra virem pra cá, isso aqui bombava em questão de poucos meses
Acho que também é por conta que não tem sistema de recomendação, e a maioria das pessoas não quer ter que fazer a curadoria do feed na não
Esse é um ponto. Para mim, é um benefício contra a toxicidade das maiorias das redes sociais, mas nem todo mundo vê esse ponto.
Eu acho que o problema não é os algoritmos em si, e sim os das redes fechadas, que são feitos pra te deixar preso, mas se feito de uma forma certinha acho que não tem problema não
Esse é um ponto que acho bem significativo. As grandes redes são baseadas em todo um conjunto de pesquisas sobre como prender ao máximo a atenção das pessoas. Quando elas saem das grandes redes e vêm pra cá, geralmente as pessoas 1 - ou não aguentam a abstinência e voltam pras grandes redes, ou 2 - ou perdem o vício e vão fazer outras coisas na vida, que deixavam antes de fazer pra ficar na rede social, o que acaba por fazer com que percam o interesse por rede social no geral
Conteúdo que não seja tecnologia ou política. As outras comunidades de assuntos nicho estão todas mortas.
Devo-lhe agradecer por dizer isso de uma forma que eu não conseguiria; adicionaria o fato de que nem todo mundo — a maioria das pessoas — não entende lhufas de qualquer coisa ligeiralmente nerd, então ter que entender a ideia de federação e etc é muita coisa pra eles. Isso tudo pra chegar lá e só ver gente falando de nerdices (e política) — o que volta a esse seu belo comentário. Também há o detalhe (crucial) de que não há algoritmos viciantes para prender os usuários, então acabam sem motivação.
Se o Elon Musk comprar o Reddit, não duvido que geral migre pra cá e crie espelham as comunidades do Reddit já criadas.
Acho que será assim por mais uns bons anos, especialmente se a comunidade for em português. Mas não desanime porque um dia essas comunidades serão maiores, com muito mais atividade e tópicos fora do assunto. A gente chega lá! 💪
Na minha opinião também e a falta de suporte a tradução, como por exemplo, o reddit que traduz os posts, permitindo as pessoas que falam diferentes línguas, poderem se comunicar sem saber as respectivas línguas, o que querendo ou não aumenta a quantidade de interações, aumentando proporcionalmente a fama da rede social.
Eu sei que isso pode ser burlado usando um navegador mas pelo meno os clientes que eu experimentei do lemmy são todos destinados ao inglês sem recursos de tradição.
Além disso as comunidades que existem em ptbr a maioria está praticamente mortas, e não tem contudo contante, que e uma coisa que a maioria das pessoas que utilizão as redes sociais intencionalmente gostam.
A menos que aconteça algo como o que aconteceu com o discord que recentemente deixou de ter suporte a vídeo chamada e compartimento de tela o que fez o fluxer e outras auternativas aumentarem a sua popularidade.
Falo tudo isso na perspectiva de um brasileiro usuário móbile do lemmy.
A parte da tradução, eu resolvi de uma forma muito boa (Talvez uma gambiarra). Eu baixei o Translate You, que é o google tradutor FOSS para android. E quando eu seleciono o texto em inglês aqui no aplicativo, ele já dá a opção de traduzir, assim abrindo um Pop-Up com a tradução, assim nem preciso sair do Lemmy.
Sobre a popularidade da comunidade ptbr, é mais difícil msm. Olhando o Reddit do r/brasil, dá para ver por que o brasileiro tem 83 de QI médio. Ninguém quer tirar 30-40 minutos do dia para pesquisar sobre, escolher uma instância, se cadastrar, e seguir as comunidades preferidas. Lá é claro a ignorância desse projeto.
Eu uso o offiline tranlator, que me atende bem, mas VC saca que ter que baixar um APP diferente para conseguir usufruir a rede social, não e algo que todos estão dispostos a fazer, não pela dificuldade mas sim pela pura falta de vontade de ir atrás de outro APP pra fazer OCR de posts.
Tipo ter que ficar abrindo outro APP para responde e usar os dois aumesmo tempo, e muito menos estimulante para o brasileiro médio do que somente usar um APP popular no seu pais que todos os outros e muito provavelmente seus pais e amigos utilizam também.
queria saber por que o BlueSky estorou a bolha (sendo open-source, mas não federado), sendo que tanto o Twitter quanto o Reddit tomaram péssimas decisões que não agradaram nem um pouco o público
gostaria de complementar a resposta que fiz para a outra pessoa: o Bluesky pode ter se popularizado mais facilmente pois
além de ser centralizadocof, cof, perdão, tem uma interface MUITO familiar e parecida com o Twitter, e tem algoritmos (embora eu ache o do Twitter melhor, infelizmente).Vendo todos os lados, acho que a descentralização/federação é o menor dos menores problemas para cair na graça do povo
Eu discordo. Mando minha mãe fazer uma conta no bluesky, ela vai lah e faz. Digo para montar uma no lemmy tem 500 servidores na pagina oficial. Devo entrar no de arte? um brasileiro? mas tem um aqui de figurinhas. Depois eu decido
Acho que a grande maioria das pessoas não está nem aí se a rede social deles é descentralizada, acho até que ao convidar as pessoas para cá, começar pela explicação de federação e qual instância escolher é um tiro no pé.
O problema de se fazer uma rede centralizada sem fins lucrativos é “quem vai bancar o servidor?”. A decentralização acaba sendo uma forma de permitir pequenos projetos como o nosso aqui.
A não ser se tivéssemos uma rede decentralizada apenas “por dentro”, mas com interface unificada pra acesso, tipo como faz o navegador tor. Não seria uma má ideia…
Concordo plenamente, e sou muito grato pelas equipes que estão mantendo as instâncias brasileiras. Realmente a descentralização é excelente no sentido de reduzir os gastos de projetos como nossa instância, e ainda ter o acesso à informação em várias outras instâncias.
O que estava argumentando sobre o povo não estar nem aí para a descentralização/centralização, é que no sentido de “furar a bolha” e captar o público em geral, arrisco o palpite que a grande maioria dessas pessoas não se importam com o mecanismo, com tal que funcione, e a descentralização provavelmente não é um grande atrativo para as pessoas que já não se importem muito com privacidade, censura e manipulação pelos algoritmos.
Muitas pessoas não gostam que tem muita discussão de tecnologia e política por aqui, mas é a forma como a federação funciona atrai as pessoas com esses interesses. E as pessoas que não se interessam por esses tópicos, talvez achem trabalhoso demais escolher instância para começar a usar o Lemmy ou Mastodon.
Sim, concordo totalmente. A situação é ainda mais complicada porque quase todas pessoas já usam alguma rede, e não migrar do que já é habitual pra algo menos cômodo com duas conversas. Até mesmo redes que foram famosas, como o orkut, teriam dificuldade pra ganhar mercado hoje, pois as pessoas buscam algo mais prático e com “o algoritmo”. Imagina então redes mais complicadas, como o lemmy…
Deixar de ser uma zona para atrair usuários. Eu uso lemmy a uns 5 anos. Sou da are de TI e não tenho a minima ideia como (ou se) a federação funciona. Tive que criar multiplas contas em servidores diferentes para receber o conteúdo.
Por exemplo, o meu usuário do eco.br e tchncs.de viam coisas completamente diferentes para o mesmo grupo.Edit: acabei de fazer uns testes, tá bem funcional. Azar? ou burrisse mesmo?
Complementando. Me inscrevi em monte de grupos de outros servidores. Agora minha pagina de inscritos demora mais de 1 minuto para ler. Enquanto cada conta de cada servidor abre em um segundo.
Inscrever em outros servidores não funciona. Você precisa ter conta em vários servidores segmentando os usuários. Enquanto número de usuários for baixo. Nada funciona.
É melhor que não fure. Senão o papai-sem-dedos bota lei aqui também.
papai sem dedos?