• Auster@thebrainbin.org
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    2 months ago

Uma coisa que observo é o tanto de manchete e capa de publicações sendo usadas como formas de manipulação de opinião. Se algo soa objetivo, a pessoa tende a acreditar que é fato, pelo que observo. Daí se a manchete induz ao erro, mesmo que tecnicamente não esteja errada, a pessoa forma opinião e reage com base numa informação com grandes chances de ser maliciosamente distorcida.

Também, e isso é algo que pude observar por eu falar de forma extremamente extensa e lenta, discussões normalmente vão do princípio de metralhar informação da forma mais rápida e que soe correta possível, sem necessariamente os pontos estarem corretos. E quando um dos envolvidos demonstra insegurança, o outro começa a cavar nisso, deixando de lado o escopo da discussão, e nesse momento bem dizer a pessoa que passa ar de certeza já tendo vencido o argumento, mesmo que não tenha vencido o mérito. Daria para dizer, creio eu, que é uma forma de “vencer no grito”.

E esses acabam sendo dois pontos pelos quais defendo fóruns ao estilo daqui, ou mesmo RSS e até fóruns com design dinossáurico como o GameFAQS para trás. São plataformas que têm muito menos benefícios para o sensacionalismo, a pesca de atenção, e a manipulação por títulos maliciosos. …Ainda que nesse último ponto observe bastante aqui no fediverso, mas nada que bloquear umas comunidades não resolva. Mas voltando, além de o design não incentivar diretamente a mediocrização da plataforma, e mediocrização no sentido de tornar médio, também por serem os fóruns primariamente plataformas de texto e com elementos visuais como secundários, incentivam textos mais longos, o que acaba forçando a pessoa pelo menos um pouco engajada a ter que interpretar o que está lendo ou dissertando.

E sobre o termo “mediocrização”, extrapolando um pouquinho numa tangente, mas sempre que aparece um ponto abaixo da média, a média é puxada junto para baixo.

Mas para concluir, e meus professores da época do ensino médio devem estar agonizando por eu começar o parágrafo assim, além de incentivar esses tipos de redes, uma coisa mais imediata que dá para fazer é, ao ver um artigo com potencial de manipulação ou mediocrização, ler o artigo e explicar para quem ou onde foi compartilhado porque tem esse potencial. Ou na pior das hipóteses, se vê como sendo um artigo com tal potencial mas não tem tempo de lidar com ele e a subsequente resposta, uma coisa que sugiro é dar o joinha para baixo onde é permitido, e se for em plataformas como o Youtube que o algoritmo é um pântano, não seguir quem tem potencial, ou mesmo bloquear.

• Eu já li alguns artigos do Le Monde e eu não gosto da abordagem que eles fazem: eles induzem o leitor ao erro. Talvez algumas pessoas que gostem de ter pensamento crítico antes de passar a reportagem adiante gostem, mas eu não gosto. Gosto que seja extremamente factual pra que eu possa confiar no que está escrito, ou que então diga ser incerto logo de cara.