Estou considerando pegar um celular novo, mas prefiro vanilla e com root, e vi menção de que o sistema do Fairphone é pelo menos vanilla.
Mas pesquisando nos locais habituais, Amazon BR, Kabum, Mercado Livre, não achei ninguém vendendo o dito cujo.
Inclusive uma loja deu como único resultado um celular Samsung quando procurei, sendo que Samsung geralmente é a catalizadora de eu ir atrás de celulares como produto, e não como serviço.
Daí a minha primeira pergunta, tem alguma loja brasileira que venda o Fairphone? Também entendo que via de regra sai mais caro, mas acho mais garantido do que importar.
E no outro ponto, gosto de ter acesso administrador/root aos meus sistemas, seja para modificar algum programa, salvar algum arquivo, ou meter algum sistema aleatório para ver como se comporta.
Daí a minha segunda dúvida, Fairphone é decente para questões de desbloquear e para uso de desbloqueio?
Ou tem alguma questão negativa? Tipo:
- Aquele celular que dobra a tela da Samsung desativar a câmera quando desbloqueia o bootloader
- Celulares da Xiaomi você ter que dar o seu número para o Bill Gates e para uma empresa com chance de ter relação com o governo chinês
- Motorola você ter que dar uma informação que sabe-se lá o que diz de você para a empresa enquanto torce para ainda darem suporte ao seu telefone
- Limitações com sistemas Android/Linux da comunidade?
Obrigado desde já!

Somos dois. 🙃
Mas acho que agora tem menos o que responder.Menos para responder, mas mais o que responder. 🫠Que eu saiba, existem apenas 3 opções de sistemas móveis hoje em dia, IOS, Android, e que é feito para rodar em aparelhos que rodam Android, Linux Phone. Daí dentro do Android e Linux Phone podem haver variações, como AOSP, ArrowOS e Graphene no grupo de sistemas Android, e Ubuntu Touch e postmarketOS no grupo de sistemas Linux Phone.
Inclusive pequena tangente, mas sei lá se “Linux Phone” é o nome da família de sistemas, só que como geralmente vejo sendo usado de forma análoga, uso como tal.
Já vi mas faz alguns anos. Mas não tinha alguma coisa sobre a empresa estar sancionada? Lembro vagamente de ter lido a respeito.
A ideia geral eu entendo. Me referia às especificidades, como no exemplo da publicação de abertura, se o Fairphone tem alguma peculiaridade negativa como a concorrência grande.
Mas vale sempre ressaltar que, para qualquer coisa, ao desistir, a derrota é garantida, enquanto que enquanto não desistir, ainda há chance.
Acessível = desbloqueável sem pegadinhas
Se alguma palavra não faz sentido imediato pra mim, ou se não lembro da palavra sinônima à ideia que quero falar, busco na mente a que mais faça sentido. Peculiaridades minhas. "<.<
Agora que mencionou, lembro vagamente de ter passado por ela. Vou tentar também.
Até, tendência da sociedade parece ser de desburocratizar, então mais ainda acho relevante avisar o povo dos riscos que se avizinham.
Discord não permite mais ligações no meu navegador, Waterfox, alegando estar desatualizado, sendo que ele costuma estar bem próximo das funcionalidades do Firefox enquanto peneira o que há de ruim, e Discord aparenta fazer parte desse projeto Orweliano. 🙂
Internet é descentralizada, logo informações importantíssimas podem facilmente passar desapercebidas até pelos mais atentos. E mesmo algorítimos em redes centralizadoras são falíveis, seja porque o algorítimo não achou que iria querer a informação, ou porque do jeito que foi programada, foi feita não achar.
Inclusive me faz pensar, e essa é uma grande tangente, mas daria para pegar alguma LLM local/offline e que consiga ler arquivos de texto, e botar ela para ler o que algum leitor de RSS puxa, e assim ter mais um vetor de informações. O G1 que você menciona, por exemplo, se bem me lembro, tem RSS, tal como a esmagadora maioria dos jornais seja de esquerda, direita, centro, de ponta cabeça ou do avesso, e geralmente manchete mais “blurb” (esqueci o nome em português) destas costuma dar uma ideia geral boa do que está acontecendo, ou do que querem que os leitores foquem. Também esmagadora maioria dos políticos está no Twitter, então usando o Nitter, daria para ter RSS de lá também.
Pequena correção: GrapheneOS é um sistema Linux Phone, não Android