Estou considerando pegar um celular novo, mas prefiro vanilla e com root, e vi menção de que o sistema do Fairphone é pelo menos vanilla.

Mas pesquisando nos locais habituais, Amazon BR, Kabum, Mercado Livre, não achei ninguém vendendo o dito cujo.

Inclusive uma loja deu como único resultado um celular Samsung quando procurei, sendo que Samsung geralmente é a catalizadora de eu ir atrás de celulares como produto, e não como serviço.

Daí a minha primeira pergunta, tem alguma loja brasileira que venda o Fairphone? Também entendo que via de regra sai mais caro, mas acho mais garantido do que importar.

E no outro ponto, gosto de ter acesso administrador/root aos meus sistemas, seja para modificar algum programa, salvar algum arquivo, ou meter algum sistema aleatório para ver como se comporta.

Daí a minha segunda dúvida, Fairphone é decente para questões de desbloquear e para uso de desbloqueio?

Ou tem alguma questão negativa? Tipo:

• Aquele celular que dobra a tela da Samsung desativar a câmera quando desbloqueia o bootloader
  • Celulares da Xiaomi você ter que dar o seu número para o Bill Gates e para uma empresa com chance de ter relação com o governo chinês
  • Motorola você ter que dar uma informação que sabe-se lá o que diz de você para a empresa enquanto torce para ainda darem suporte ao seu telefone
  • Limitações com sistemas Android/Linux da comunidade?

Obrigado desde já!

• Auster@thebrainbin.orgOP
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    5 days ago

no meu modo de ver, parece enshittificação iminente pro GrapheneOS.

Pois, imaginaria que é uma situação parecida com a do GOG (loja polonesa de jogos; criado pelos criadores dos jogos The Witcher): se colocaram num pedestal visível demais, e qualquer caquinha que façam, intencional ou não, acaba tendo consequências muito maiores do que conseguem controlar. Daí têm que tomar muito mais cuidado com qualquer ação deles, e nisso garantindo um mínimo de estabilidade.

Ou isso, ou o time GrapheneOS fez uma plateia para demonstrar o que acontece logo depois da húbris.

eu tenho muitas dúvidas sobre quanto de chance ainda há para mudar o rumo do mundo

Quando a maré muda onde o rio Amazonas deságua no mar, ocorre a pororoca. Quando um carro a 130 km/h freia, há um grande risco de capotar. Sinto que o mundo está num processo de reversão, e que essa suposta bagunça é um reflexo disso, e não um sinal de que tudo está perdido.

Mas quanto mais as pessoas ignoram o que acontece, mais o que ignoram afeta o cotidiano delas, obrigando-as a se importarem. Daí sinto que é importante continuar a pressionar, a discutir os problemas e possíveis soluções, para tentar tornar as pessoas cientes, ou pelo menos para já deixar a sementinha para quando a pessoa precisar. Mas se sente que não está adiantando, talvez seja coisa de mudar de estratégia. Talvez apresentar a informação de forma diferente, ou mesmo buscar quem de fato esteja disposto a discutir.

E numa pequena tangente, por dificuldade de comunicação, sou um pouquinho obscecado com linguística e gramática. E se tem uma coisa que para mim não desce, é o uso comum do termo “teoria da conspiração”. Destrinchando, “teoria” é parte primordial do método científico, e “conspiração” é algo que recheia a história, vide por exemplo a situação de Júlio César. Juntando de volta, não tem nada a ver com “ideia de gente maluca para explicar algo que ONU, OMS, UE, NASA, CIA, etc. já explicaram” que parece ser o significado habitual.

como Elliot Alderson diz em Mr. Robot: “Daemons, eles não param de funcionar”.

Até mesmo, a considerar o histórico da Mozilla, não duvidaria que no Firefox ainda funciona. 😶

Um agregador de notícias de várias fontes distintas (o que leitores RSS já costumam fazer), mas com programação de linguagem natural em cima pra filtrar e enfatizar certos tipos de notícias.

Pior que fico pensando, Newsboat por exemplo, guarda tudo no mesmo arquivo de base de dados, e aparenta ser tudo texto. E não é incomum achar feeds com tanto generoso de informações do corpo de texto das publicações anexado.

Mas pelo amor de São Tomé e Príncipe (trocadilho que faço), caso vá atrás disso, não use como único agregador de notícias. Na linha do que você disse, é basicamente um gráfico de projeção estatística refinado e com fortes tendências erráticas interpretando algo. Então imagina tendo que interpretar notícias que tem que saber como separar a informação do vies.