Dúvida sobre edição de imagem no GIMP
Gimpeiros de plantão,
vocês sabem como posso fazer esse efeito dessa imagem aqui do Low Tech Magazine? Os organizadores desse blogue costumam subir gravuras com esse efeito que lembram foto reticulada de papel de jornal, mas sempre é colorido.
Uma razão para isso é que essas imagens são bem menos pesadas do que aquelas que têm todos os pixels. Então se houver uma solução que, além de estética, também gere uma imagem leve, agradeceria d+++
:boostgif:
#GIMP #LowTechMagazine
@arlon @arte não sei como fazer no gimp mas já usei esse site pra aplicar o efeito em imagens https://ditherit.com/ espero que ajude
@arlon@social.harpia.red @arte@lemmy.eco.br
de acordo com a documentação deles, eles usam um script em python como um plugin para o gerador de sites deles para conseguirem aquelas imagens
mas eu consegui chegar em um efeito similar usando as ferramentas do gimp, com as etapas fundamentais do efeito sendo 3:
- converter a imagem original para tons de cinza
- aplicar o dithering com poucas cores (3 cores na minha demonstração), que no meu gimp traduzido para portugês esta em Cores->Estremecer
- colorizar a imagem para o tom de cor que preferirespero que isso te ajude :neocat:
@ossoshum@capivarinha.club @arte@lemmy.eco.br
Cara, segui esse tuto, o resultado ficou parecido, mas não consegui diminuir o tamanho da imagem.
E esse plugin aí, é para GIMP, ou é um programa independente? Eu não costumo usar o GitHub, então não consegui baixar…
@ossoshum@capivarinha.club @arte@lemmy.eco.br
Consegui esse resultado, mas não consegui colorizar :(
E também exportei com a menor qualidade possível. É assim mesmo?
Olha, não sou só eu que leio a low tech magazine!
Esse efeito aí vem principalmente da técnica de dithering, que usa de uma ilusão de ótica na visualização pra conseguir armazenar menos dados e manter uma imagem visível.
Essa configuração específica que usam no site é disponibilizada em um repositório no github, então deve ter como replicar nas suas imagens igualzinho como é feito pro site.
Mas dê uma olhada também se tem opção de aplicar dithering no gimp. Esse seria o caminho, basta experimentar com os parâmetros.
@eme@ayom.media @arte@lemmy.eco.br Isso! Já tentei isso, mas o tamanho das imagens não muda. Sei que posso reduzir o tamanho através da exportação, mas tenho quase certeza de que isso pode ser obtido de uma forma mais direta. Isso me lembra muito aquelas imagens de Game Boy, sabe? Que são super econômicas em espaço. Mas não consegui nada nesse sentido. Bom, de qualquer modo, vou tentar mais uma vez por esses filtros! :boom: