Pode, mas eu não recomendo porque na minha opinião é um péssimo celular.
Só dei minha opinião, vou ser crucificado agora porque dei minha opinião?!
#IPhome #Comunista #Comunismo #AntiCommunism #AntiCommunist #AntiComunismo #Communism #Meme #Memes #MemesEmPortuguês #Memes_Em_Português
A galera tinha que abraçar usar celular android de pelo menos 2 anos atrás com rom customizada e/ou fazer debloat e remover play services, além de priorizar uso de apps livres e lojas de app alternativas pra ir já desempoderando as grandes empresas.
O foda é a barreira de conhecimento técnico…
Discordo, porque a maneira como foi produzida, as relações sociais envolvidas, e o custo em termos de soberania importam.
Quem compra iPhone não está ajudando a classe trabalhadora. Ajuda sim o patrão. E ajuda a perpetuar aquele modo de produção exploratório. Se tudo pertence a classe trabalhadora, é lícito consumir produtos advindos de escravidão, de tortura, de todo tipo de violência? Penso que não.
Se existe uma alternativa que empodere mais a classe trabalhadora, é melhor consumir esta.
Esse drama de iphone é porque o consumista médio não quer ser responsável pelo seu consumo. Mas existe uma maneira de desarmar isso: O que é melhor, comprar produtos da agricultura familiar e do MST, ou comprar do agronegócio? Se tudo pertence a classe trabalhadora, é indiferente comprar de um ou de outro. Mas não é assim que agimos, não é? Muitos preferem, se tiverem oportunidade, comprar da agricultura familiar e do MST, tanto por motivos de saúde como por motivos de empoderamento a classe trabalhadora.
Exatamente o mesmo acontece com qualquer produto, iphones inclusos. Portanto, não é porque tudo pertence a nós que tudo deve ser desejável por nós. Pertence a nós porque somos nós quem produzimos, porém isso não quer dizer que toda produção é desejável. Aquilo que advém de produções violentas deve ser evitado.
Agora só falta uma fábrica de celular que seja uma cooperativa a partir de um projeto que não tenha copyrights.
E aí, vamos todos jogar nossos smartphones fora? Última vez que chequei, simplesmente não há opção viável no Brasil (ou, honestamente, no mundo) que seja eticamente correta.
deve dar pra caçar alguma patente que ja decaiu pra usar como base, para adaptar e produzir.