Link da postagem original: https://twitter.com/moonfelipeneto/status/1745085226114502916
Para quem estiver curioso, aqui está a descrição das matérias mais chamativas:

- Não adianta reclamar, basta ter em mente um loby muito lucrativo na área da educação que as empresas privadas desejam ocupar e a criação de mão-de-obra barata, para isso os alunos das escolas públicas necessitam apenas do básico do básico: português e matemática, como fazer bolo de pote etc. O sucateamento já é uma tática manjada para a privatização daí o ensino público deve ser da pior qualidade possível. 
- que formar cidadão oq, o sistema quer é formar influencer! - O negocio é formar peão que trabalha quieto e não reclama. Quanto mais alienado melhor. 

- Pelo menos ainda tem sociologia… - Isso é uma sacanagem do caralho! Um puta regresso na educação… - Essas matérias são importantes demais para desenvolvimento das pessoas, sem elas a gente nunca vai conseguir educar a população com relação a: - vacina (eu ainda não tomei nenhuma das vacinas de covid por ignorância da minha família)
- não nadar em qualquer rio (dá doença)
- não fazer sexo sem proteção (tem gente que ainda acha que camisinha só serve pra não ter filhos)
 - ou simplesmente achar que na época da monarquia era tudo melhor. ¯\(ツ)/¯ - Será que isso afeta o ensino fundamental também? - As 3 disciplinas: jogando LOL/Minecraft, assistir tiktok, criar vídeos pro tiktok 
- ¯_(ツ)_/¯ - Você derrubou isso aqui \ - ¯\\_(ツ)_/¯Precisa usar uma- \a mais para escapar no markdown. :)- ¯\(ツ)/¯ - Good bot - kek 
- Kkkkk não era bot? 

- Obrigado! Huheuehe - kkkkk 

- O apagamento da nossa história, a memória do brasil já não tá boa, imagina agora. E quanto a geografia vão nos transformar no estadunidense médio que não sabe nem onde fica o Brasil. - é surreal, cara. Devia ser ilegal cortar essas matérias da grade curricular. 

- Ensino médio sem história, física, geografia, química e biologia. Quais consequências vocês acham que isso pode causar? - não é todo o ensino médio. é na 3a série. - teria zero problemas em substituí-las, se houvessem bons itinerários eletivos relacionados. ex.: relações internacionais ou geopolítica… um de ciências práticas, etc. e se isso fosse feito de forma estruturante. - ter deixado essas eletivas sem uma estrutura definida só fez abrir espaço para ações porcas da iniciativa privada, e matar a possibilidade de uma formação cidadã. - É igual o @Mudras@bolha.forum comentou, agora com esse loby que tá aí esquece. Se não tiver briga do povo essa merda vai ficar assim mesmo 

- Isso é sério? - Achei que era alguma trollagem - Encontrei o link da postagem original: https://twitter.com/moonfelipeneto/status/1745085226114502916 - Não tenho conta no twitter para ler os comentários, mó preguiça de criar. - Ainda assim o Twitter não é lá uma fonte para informações… - Vai saber - Sim, eu queria encontrar um link oficial da instituição de ensino - Dá uma olhada aqui https://novoensinomedio.educacao.rj.gov.br/como-eh-o-nem.php ou então vai direto nesse documento da secretaria de educação do Rio de Janeiro que explica o currículo: https://novoensinomedio.educacao.rj.gov.br/pdfs/curriculo.pdf - Lá na página 99 mostra o currículo de ciências humanas, por exemplo. Na rede estadual do RJ os alunos tem filosofia na 1ª série do ensino médio, Geografia e História na 1ª e 2ª, e sociologia na 3ª. 

- Sim. Não tem geografia, história, química, física nem biologia na grade do terceiro ano, e essas matérias do post são reais da rede pública do RJ - Mano ainda é difícil crer 

- deleted by creator - Não se pode simplesmente revogar a reforma. Ela foi aprovada pelo parlamento. Foi encaminhado um projeto de modificação de alguns pontos da NEM que precisa ser ainda votado. Não sei em que pé está isso - deleted by creator - Não existe ser iluminado que vá resolver a situação numa canetada. Esse é o pensamento dos fanáticos lado de lá. Eleger políticos melhores ajuda, mas é preciso mobilização permanente. Os estudantes, que são os mais afetados, mas também a sociedade, precisam se movimentar e pressionar os deputados. Sem pressão das ruas nada acontece mesmo - deleted by creator 

- Depois eu não quero ter filho e as pessoa me perguntam o porquê. Educação indo pro caralho, tudo caro.