Estou precisando trocar de celular e estou pensando em alguma alternativa com maior privacidade. A princípio vi que o graphene os é uma das melhores recomendações, mas para isso precisaria comprar um google pixel que, no Brasil, é extremamente caro.
Tem também o lineage os que não é tão focado em privacidade como o graphene, mas pelo menos já é uma rom custom que permite maior controle. Mas ainda não cheguei a ver muito bem quais os melhores modelos disponíveis no Brasil com suporte.
Vi também o ubuntu touch e até pessoas fazendo projetos DIY, mas não sei quão viável é para o uso no dia a dia.
Vocês utilizam alguma dessas alternativas?

Tô usando droidian no celular principal e um android stock no celular com o gov.br, whatsapp, essas coisas.
Das distros linux pra celular, o droidian foi o que melhor funcionou, Ubuntu Touch é bugado, postmarketos (agora mudou de nome) tem pouca compatibilidade de hardware, mas o software é bom, o droidian funciona bem no hardware e software.
Apresentei sobre isso na semana do software livre, tá lá no peertube do lhc, mas se o pessoal quiser, faço uma review escrita do que eu vi testando os sistemas linux. De custom rom eu usava lineageos com microg.
nos sistemas linux movéis, você consegue usar pwas como se fossem apps, estilo no android?
Acredito que dê pra instalar uma extensão pro firefox que adicione os PWAs como atalhos. Esse funcionou pra mim.
Assisti sua apresentação e achei bem interessante, um bom video para motivar as pessoas a procurar alternativas.
Não conhecia o droidian nem o postmarketos, vou dar uma olhada melhor nessas opções e ver modelos com suporte disponíveis no Brasil.
Vou com certeza olhar melhor para essas alternativas de linux no celular. Acredito que com o waydroid dê pra se virar bem. Vou precisar manter o celular antigo pra aplicativos que exigem checks de integridade também.
Muito obrigado pelas sugestões.