Estou precisando trocar de celular e estou pensando em alguma alternativa com maior privacidade. A princípio vi que o graphene os é uma das melhores recomendações, mas para isso precisaria comprar um google pixel que, no Brasil, é extremamente caro.
Tem também o lineage os que não é tão focado em privacidade como o graphene, mas pelo menos já é uma rom custom que permite maior controle. Mas ainda não cheguei a ver muito bem quais os melhores modelos disponíveis no Brasil com suporte.
Vi também o ubuntu touch e até pessoas fazendo projetos DIY, mas não sei quão viável é para o uso no dia a dia.
Vocês utilizam alguma dessas alternativas?

Assisti sua apresentação e achei bem interessante, um bom video para motivar as pessoas a procurar alternativas.
Não conhecia o droidian nem o postmarketos, vou dar uma olhada melhor nessas opções e ver modelos com suporte disponíveis no Brasil.
Vou com certeza olhar melhor para essas alternativas de linux no celular. Acredito que com o waydroid dê pra se virar bem. Vou precisar manter o celular antigo pra aplicativos que exigem checks de integridade também.
Muito obrigado pelas sugestões.