Acho que ninguém acredita que lista de assinatura resolva alguma coisa, mas vai que funciona.
.com? Tomem cuidado com entregando seus dados galera.
Esse tipo de petição tem que ser em .org ou ongs sem fins comerciais.
Por um lado, o TLD (domínio de nível do topo) de um domínio pouco diz sobre a credibilidade do site a esse associado, e (até onde sei) qualquer pessoa pode abrir um .org em registrars internacionais. Idealmente, um .org.br seria mais confiável no sentido de estar sob o TLD brasileiro .br (e até onde sei o registro.br tem regras mais rígidas para abertura de domínios). Para uma campanha brasileira, esperar-se-ia um .br no final do domínio.
Além disso, há um documento “Política de Privacidade” acessível por um link no rodapé do site, um documento cujos termos vinculam o site a um CNPJ de uma associação civil sem
fins lucrativos que já existe há vários anos, segundo a Receita Federal. Tais termos, aliás, apontam para um domínio .org: nossas.org.Por outro lado, alguns detalhes desse site são, pra mim pessoalmente, questionáveis. Não vou entrar muito em detalhes técnicos, até porque são detalhes mais relacionados aos meus valores ideológicos anti-imperialismo-estadunidense (como minha oposição ao uso de um registrar estadunidense GoDaddy sendo que talvez pudessem ter usado um registrar brasileiro; minha desconfiança da utilização que ambos os websites da campanha e da associação estão fazendo de tecnologias como Google Tag e Amazon Web Services, tecnologias essas pertencentes a empresas estadunidenses Google e Amazon).
De qualquer forma, seja essa ou outras campanhas, independente de qual organização ou empresa for, e independente do TLD do(s) domínio(s) do(s) website(s) a esta associado(s), recomendo cada pessoa sempre checar por conta própria e decidir com base naquilo que está publicamente disponível e publicamente verificável: informações de WHOIS do domínio, políticas de privacidade, registro do CNPJ na Receita Federal, entre outros. A “política de privacidade” e consequentemente consulta do CNPJ na Receita Federal foram as primeiríssimas coisas que fui verificar antes de constatar as outras informações públicas como o WHOIS do domínio e as conexões de rede a terceiros (Google e AWS) que o website fez enquanto eu por ali navegava.
Infelizmente é tudo que você falou é verdade. Eu acho que a equipe técnica lidando com isso é bem amadora.
O que me deu credibilidade são jornais e outras figuras publicas como a Tabata divulgando o site. Como os dados são só, nome completo e email, que já ta super vazado :/
Uma opção mais segura é apoiar votando na consulta pública do projeto de lei tramitando no senado:
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=174217
Mas eu acho que é essa proposta não muda muita coisa. Melhor do que nada.
Não que o link proponha alguma coisa, é só demonstrar insatisfação. Se o site tivesse um link para consulta publica seria mais util
Pois é, é só uma restrição de publicidade pra vulneráveis e mais algumas regras simples…