Tirinha com 6 quadrinhos. Primeiro quadrinho: Personagem vê paraciclo vazio e pensa: “minha bicicleta foi roubada recentemente”. Segundo quadrinho: Ele, com expressão chateada, pensa “eu fiquei bem desapontado”. Terceiro quadrinho: Ele, com expressão mais sorridente, pensa: “Mas eu penso que quem a roubou provavelmente está mais feliz por pegá-la do que eu estou triste por perdê-la. A felicidade total no mundo aumentou”. Quarto quadrinho: Ele caminha para longe do paraciclo, assobiando e pensando: “Então, tanto faz.”, “So, whatever.” em inglês. Outro personagem com traço bem divergente dos anteriores observa o primeiro indo embora. No quinto quadrinho, já com todos os traços do Paulo Moreira, o personagem que observava dá uma rasteira no personagem que teve a bicicleta roubada. No último quadrinho, o personagem que deu a rasteira, com expressão de raiva, aponta para o leitor e fala: “Ó! ‘Whatever’ o caralho! Você que pegou minha bike eu quero que você se lasque! Tome no meio do seu cuuuu”

  • @nossaquesapao@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    Português
    46 months ago

    Tem que ter é muito dinheiro sobrando e não ter a necessidade de usar a bicicleta diariamente pra pensar que nem o cara do quadrinho. “Wathever o caralho!”, é isso aí. Aqui no sul global, a felicidade total diminui, porque a gente que perde o pouco que tem sofre por meses pela falta das coisas.

  • @pedroA
    link
    fedilink
    Português
    16 months ago

    o maravilhoso dessa tira é que ela como o utilitarismo de Bentham está por trás da ideologia mundana atual. Bentham acredito num modo de racional de se chegar à decisões éticas por meio de uma soma de todo o prazer proporcionado ao coletivo subtraído pela dor. A decisão mais ética é onde o número é maior.

    Esse pensamento tem tantos problemas…

    a tira reflete a decolonização do pensamento bentaniano em nossas terras rsrs