Pra saber se esse tipo de coisa vale pra tudo, só desenvolver uma equação com o que já sabemos ser verdade e ver se chegará a uma igualdade valida.
considere que onde está o x ali vou chamar de A, onde está o 41, vou chamar de B, e onde está o 40, vou chamar de C
sabemos que b² = a² + c². É a fórmula velha conhecida. Dela, podemos isolar o a, ficando a = raiz(b²-c²) (estou ignorando a parte negativa, pois nesse caso específico, seria um triângulo inválido)
O que queremos saber se é verdade, é se a = raiz( b-c * b+c), que é a fórmula que você trouxe aqui
trocamos o a pela fórmula que temos conhecida lá de cima. Fica:
raiz(b²-c²) =raiz( b-c * b+c)
tirando as raizes:
b² - c² = b-c * b+c
desenvolvendo o lado direito:
b² - c² = b² +cb -cb -c²
simplificando:
b² - c² = b² -c²
aqui, já provamos que é válido, pois ambos lados da equação são iguais
pra ficar mais bonito, dividimos ambos ados por b² - c², ficando:
1 = 1
Nunca tinha visto essa técnica, e como não tenho PC comigo agora para automatizar os testes, fiz com dois valores aleatórios e deu certo:

Obeogado por ajudar! :)
Faz uns anos que não estudo álgebra, mas se bem me lembro, o símbolo de raiz é só uma forma chique de representar um elemento da álgebra, então tenho uma impressão que faz sentido isso.
Também estava lembrando, o lado Z, o que não tem ângulo reto, é sempre maior do que qualquer um dos outros dois lados isolados.