Estou considerando pegar um celular novo, mas prefiro vanilla e com root, e vi menção de que o sistema do Fairphone é pelo menos vanilla.
Mas pesquisando nos locais habituais, Amazon BR, Kabum, Mercado Livre, não achei ninguém vendendo o dito cujo.
Inclusive uma loja deu como único resultado um celular Samsung quando procurei, sendo que Samsung geralmente é a catalizadora de eu ir atrás de celulares como produto, e não como serviço.
Daí a minha primeira pergunta, tem alguma loja brasileira que venda o Fairphone? Também entendo que via de regra sai mais caro, mas acho mais garantido do que importar.
E no outro ponto, gosto de ter acesso administrador/root aos meus sistemas, seja para modificar algum programa, salvar algum arquivo, ou meter algum sistema aleatório para ver como se comporta.
Daí a minha segunda dúvida, Fairphone é decente para questões de desbloquear e para uso de desbloqueio?
Ou tem alguma questão negativa? Tipo:
- Aquele celular que dobra a tela da Samsung desativar a câmera quando desbloqueia o bootloader
- Celulares da Xiaomi você ter que dar o seu número para o Bill Gates e para uma empresa com chance de ter relação com o governo chinês
- Motorola você ter que dar uma informação que sabe-se lá o que diz de você para a empresa enquanto torce para ainda darem suporte ao seu telefone
- Limitações com sistemas Android/Linux da comunidade?
Obrigado desde já!

Então, pelo que acompanho, esses celulares mais padrões a cada ano ficam piores de serem desbloqueados, como se as próprias fabricantes estivessem sabotando eles. Se o Fairphone for metade do que já vi menções dispersas sobre, e a depender do que eu conseguir de resposta para as minhas perguntas acima, prefiro meter uma de louco e pagar caro por um produto do que ser eu o produto.
Pensa numa coisinha difícil de importar.
Pois. Desde antes da pandemia já escuto relatos de a Anatel fazer birra com importações de eletrônicos, daí esse acaba sendo o motivo primário de eu preferir olhar primeiro no estoque de quem está dentro do país.