“Fim de uma era: Xiaomi confirma fim do desbloqueio do bootloader a nível global”
Argumentos mentirosos. Se, ao desbloquear vc já perde todas as garantias, como eles estão sobrecarregados de manutenção por conta de bootloader liberado?
https://tugatech.com.pt/t76863-fim-de-uma-era-xiaomi-confirma-fim-do-desbloqueio-do-bootloader-a-nivel-global
@comunismo
#Xiaomi #bootloader #bigtech #controle #infosec #FreeSoftware
@RosaLuxemburgo @comunismo É o mesmo motivo que o google esta dando para limitar a instalação de apps por fora da play store.
@RosaLuxemburgo triste demais isso :halp:
@pBaesse
Enshittification na vêia :angery:
@comunismo
Tenho visto isso e ficado bem triste. Até pensei que fabricantes chinesas poderiam ter uma perspectiva diferente, mas nada. De um lado, a google restringindo uso de custom rom, fechando aos poucos o android e transformando o celular cada vez mais numa máquina de vigilância, agora a xiaomi trabalhando pra impedir totalmente o uso de sistema que não seja o de fabrica. Daqui a pouco, fabricantes menores seguem o caminho e acabou.
Como se isso não fosse suficiente, empresas e serviços cada vez mais vão requerindo uso de celular e impedindo uso de computador ou outro dispositivo. Até mesmo o gov br já vem dando uns passinhos pra necessitar de 2fa com celular pra ter acesso.
Até pensei que fabricantes chinesas poderiam ter uma perspectiva diferente
o modelo de negócios da xiaomi é lucrar entulhando o sistema de adware, então é impossível a perspectiva deles ser diferente. empresa é empresa e precisa lucrar, seja chinesa ou americana
Não imaginei algo diferente disso, mas imaginei algo no sentido de não se importarem em como as pessoas usam o celular e não quererem perder tempo e dinheiro investindo em bloqueios. Mas não sabia que ganhavam com adware, então tem sentido em quererem restringir a remoção do sistema de fábrica.
infelizmente essa sempre foi a base do modelo de negócios deles: perdem dinheiro no hardware pra ganhar no adware e nas assinaturas de cloud
edit: fora alguns ajustes de software que eles fazer pra fazer o hardware parecer melhor do que ele é (ex.: configurações de economia de energia agressivas que fazem a bateria durar mais, mas aí você perde um monte de notificação sem saber, só que eles disfarçam tirando os aplicativos famosos (ex.: whatsapp) dessas configurações).
@RosaLuxemburgo @comunismo se não me engano alguns modelos até facilitavam o desbloqueio, a menos que esteja confundindo a marca.
Não esperava essa postura, mas duvido que não arrumem um jeito de desbloquear mesmo assim. Mas de fato, ao desbloquear se perde a garantia, pura ladainha essa de lotação de desbloqueio (até parece que é um prática comum).
espero que assim as pessoas parem de cair nos golpes da xiaomi
@bunitor
Eita! Golpes??? 👀👀👀acho que me expressei mal. quis dizer que celular da xiaomi é golpe, não que eles aplicam algum golpe além de vender um celular cheio de adware