Decidi que fóruns de discussão serão a minha forma primária de interação virtual ― pelo menos por enquanto ― e precisava de um repertório de bons espaços.

Entre eles, escolhi este Lemmy e o Órbita, do Manual do Usuário. Dei uma passeada no Quora ― e que sitiozinho confuso, viu? Mas a comunidade é bem simpática (apesar de que tem muitas perguntas ragebait).

Não tenho vontade de visitar o Reddit. Na vez em que o visitei, achei a comunidade muito performática.

Quais outros espaços de discussão vocês frequentam?

  • Auster@thebrainbin.org
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    10 days ago

    Tem o Lyric Translate também, que não sei se tem seção de discussão mais geral, mas que vi tem para discutir traduções de letras.

    • zenpunk@lemmy.eco.brOP
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      10 days ago

      Não entendi por que você respondeu quatro vezes. Aparentemente o MBin tem limitação de caracteres, não é?

      Quotando:

      sei que GOG, Itchio e Steam têm. Também sei do Retropie e do Fuwanovel de nichos mais específicos, e geralmente sistemas Linux têm fóruns próprios também

      Poderia ajudar minha vida explicando sobre a que cada comunidade dessa está relacionada. Mas tudo bem, quando eu tiver um tempo, dou uma olhada em cada uma.

      tem o Threads, Bluesky e Minds

      Não conheço o Minds, mas não considero tanto o microblogue como um espaço de discussão, mas sim de performance, até por conta de tudo o que é numérico nessas redes: curtidas, seguidores, compartilhamentos etc. Acho que quanto maior a possibilidade de contabilizar “coisas”, maior é o ímpeto por performar. Por isso gosto do Lemmy. Aqui não me preocupo com seguidores ou com curtidas, ainda que esta última seja contabilizada. O foco mesmo são as respostas.

      Tem também o GameFAQs desses fóruns dinossáuricos mas que resistem aos monopólios.

      Queria muito entender como essa galera tem saco de se dedicar a fóruns específicos assim! 😂 Mas gosto de como na maioria das vezes eles respondem bem rápido.

      Friendica e Mbin são plataformas híbridas de fórum estilo Reddit e microblog estilo Twitter

      Sim, eu venho do Friendica, e dei uma cansada exatamente por conta da contabilização de seguidores, como falei há pouco. Estou experimentando o Lemmy para ter uma relação mais relax com internet, não me preocupar com “baixas” e me preocupar só em etceterar conversas.

      Tem o Lyric Translate também

      Isso me lembrou o Genius, que recentemente descobri que possibilita a gente de “comentar” letras de músicas. Não vi ainda como funciona o registro ou como é o processo de homologação de novos comentários.

      E o que acabei de comentar lembrou da Wiki, que tem um espaço de debate, só que mais voltado ao gerenciamento dos próprios artigos escritos.

      • Auster@thebrainbin.org
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        10 days ago

        Mbin na verdade é bem generoso quanto ao número de caracteres, 5000 inclusive para comentários. Só que fui mandando conforme ia lembrando, e não gosto de editar comentários se for para fazer mudanças grandes.

        Sobre o GOG, o Itchio e o Steam, os 3 são plataformas principalmente de jogos, GOG e Steam por design, e Itchio que não tem limitação do tipo de produto vendido (contanto que não seja ilegal nos EUA) porque não sei, talvez tendências da comunidade?

        Agora, ainda tentando lembrar se há algum outro fórum interessante de mencionar. Triste que até aprender algumas “manhas” para acompanhar fóruns mais fácil, estava perdendo interesse neles, daí tem alguns que lembro que ignorei ou mesmo segreguei, e que pelo que lembro vagamente, pareciam interessantes.

        • zenpunk@lemmy.eco.brOP
          link
          fedilink
          arrow-up
          2
          ·
          5 days ago

          não gosto de editar comentários se for para fazer mudanças grandes.

          Nesses casos, eu costumo pôr um “P.S.” (o que em geral chamam de “edit”).

          Lembrei de um blogue de conteúdo NSFW e de humor chamado lolhehehe que tinha um fórum próprio. Nesse canto aprendi sobre cada coisa… Por exemplo, lembro claramente de ter um membro que se chamava Sicko (na verdade é o administrador do blogue, lembrei agora), que tinha a icon do Sickboy do filme Trainspotting. Esse filme tornou-se minha obsessão dos anos seguintes.

          Faz tempo que a internet não me marca assim… Apenas vagueando.