Conceito de rede social?
É impressão minha, ou, desde o TikTok, o parâmetro de “rede social” está abrangente para um caralho?
Estudantes meus de ensino fundamental consideram Youtube como rede social. Agora há pouco um camarada da faculdade falou que “Ficou muito interessado pela rede social alternativa Substack (!)“.
Parece que o simples fato de haver recursos de comunicação basta para considerar plataformas de entretenimento como redes sociais. Se isso de fato aproxima ou não as pessoas, estreita relações ou cria comunidades, foda-se, né? É lateral.
O que vocês pensam sobre isso? O conceito de rede social mudou ou mudaram os usuários? #Youtube, #TikTok e #Substack podem ser consideradas como #socialmedia?


A blogosfera já era mídia social e não sabíamos, então? A #Web toda, aliás? 🤔
CC: @Cochise@lemmy.eco.br @arlon@connexia.hibiol.eu
@daltux @Cochise O conceito de uma plataforma de entretenimento que possui recurso de interação como “rede social” (Youtube, TikTok, Substack) contempla os blogues, e sou muito resistente a considerar blogue como rede social… O artigo que o @caiocgo compartilhou parece esclarecer muito bem essa diferença:
Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship (Oxford Academic).
@daltux @arlon @Cochise
Mídia é o coletivo de todos os meios de comunicação, logo inclui a internet, logo inclui os blogs.
Mídia social é pleonasmo e erro de tradução de falso cognato.
#Web
Plataformas como wordpress.com sim. sites isolados sem ferramentas de interação e identidade unificada não.
Digo até porque, a depender do sistema usado, inclusive podendo ser instâncias do próprio Wordpress, já havia certa integração, por, salvo engano, pingback, e você acompanhava quem quisesse por RSS ou Atom. Web social descentralizada e, talvez, até federada, se considerarmos os “planetas” de blogues que poderiam reuni-los. 😁