Sim, eu tô em risco de ser internada. Mas eu tô nervosa sobre. Tipo, eles não mostram nem foto do interior, como eu vou me sentir segura não sabendo nada sobre lá?

Acho que o meu maior problema é com tédio. Tipo, vão confiscar o meu GameBoy/o meu mp3 player? Vai dar pra eu fazer videochamada com minha colega da escola?

Considerando mentir tudo sobre minha vida pra psiquiatra de agora em diante pra não ser internada.

• nossaquesapao@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    2 months ago

Não cheguei a ser internado, mas fui paciente relativamente frequente. Bom… no sentido físico, a unidade que frequentei estava bem decadente, por falta de recursos, e imagino que a maioria seja parecida. No sentido de atendimento, me atendiam e tratavam muito bem, não tenho do que reclamar.

Eu via as pessoas internadas de lá, normalmente casos muito graves, e quando voltava uns 15 dias depois, a melhora era visível. O trabalho do pessoal era muito bom. Também via o pessoal interagindo com pacientes lá e o tratamento era também bastante atencioso e não forçavam ninguém a nada. Claro que eu não ficava lá por muito mais do que algumas horas, mas acho improvável que seja diferente daquilo que via. O caps tem uma abordagem diferente dos outros modelos de internação e até brigam contra o que chamam de hospicialização na psiquiatria. Lá também oferecem atendimento de assistente social, o que fazem trabalhar com toda uma parte que atendimentos médicos normalmente não tratam

Em relação a levar coisas, acho que deve ter algumas restrições. Em relação a tédio, costumam oferecer umas atividades, cursos, coisas assim pra quem está em internação. Não me agradariam muito, pra ser sincero.

No geral, não achei ruim e era de graça, mas não fui internado, então minha experiência pode não representar o todo, sem contar que pode tudo variar de uma unidade pra outra. Não sei se fui útil, mas é o que tenho a compartilhar. Eu não gostaria de ser internado e não é algo que recomendaria a não ser em último recurso. Se você não quiser, converse sobre isso e deixe claro que não quer. Inclusive, um dos diferenciais do caps é que não internam ninguém contra sua vontade. No máximo podem tentar te convencer, mas não vão obrigar.

• arthur@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    edit-2
    2 months ago

Conheço uma psiquiatra que talvez possa responder algumas perguntas, vou perguntar e te respondo depois. Se quiser, pode listar mais perguntas.

Sobre mentir, não faça isso. Com médicos é sempre bom falar honestamente. O trabalho deles é te ajudar a melhorar, mas também respeitar sua autonomia quando isso for possível. Se você não quer ser internada, comunique isso e fale com honestidade, às vezes há outras opções, ou a pessoa que está te tratando pode explicar o por que é necessário e combinar com você o que fazer pra deixar sua internação mais tolerável.

Relação entre médico e paciente tem que ter confiança, dos dois lados se possível. Se você é adolescente, você não toma as decisões, mas sua opinião tem que ser considerada.

• arthur@lemmy.eco.br
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      2 months ago

Sinto informar, nada de vídeo game nem videochamadas, as vezes deixam usar celular sob supervisão. Não pode ficar com cabo em posse da pessoa. Livros talvez, vai depender da unidade. Tem as atividades do caps, normalmente grupo de terapia. A ideia é você refletir sobre a vida e falar sobre isso em terapia.