Pronunciamento: Golpe político da Diretoria Central da SAMECA. @comunismo
@kariboka@mastodon.social @comunismo@lemmy.eco.br porra bicho, que confusão do cacete. a soberana de vez em quando tem algum golpe desses, algum racha, alguma treta estranha, isso é muito triste
eu acompanhava ali para 2022-23 o núcleo fundador é bem problemático.
@olgas_husband @Ze_Andarilho do SAMECA ou da Soberana?
me refiro a soberana. eu deixei o servidor e de acompanhar de perto antes mesmo de aparecer o sameca, então não sei exatamente como é a configuração hoje, se é uma coisa separada ou se é um braço da soberana.
O que eu sei são sempre essas picuinhas desde o início, síndrome de mod de discord, isolamento de pessoas que não seguem exatamente a linha do pessoal que está acima na hierarquia, cobram todo mundo a participar o tempo todo de todas as coisas (mesmo a pessoa tendo um emprego e não podendo participar das tarefas, o que nunca vi em nenhum partido comunista, no partido que participei todos sempre entendiam que a pessoa precisava almoçar e não ser demitida). Basicamente, criam essas brigas desnecessariamente pra cimentar o poder (no meu ponto de vista), tem umas falas aleatórias por aí de um pessoal que foi isolado desde o início ou mais recentemente, se quiser mando uns, mas no geral todos concordam que existe uma prática do tipo desde o início e esses rachas sempre acontecem.
Conta a fofoca toda po kkkk
psicofobia, autoritarismo, jogar membro para debaixo do ônibus. na saída em massa dos moderadores lá em 2023 eles acusaram um dos membros de tá usando influência para cantar garotas no chat. teve um outro ex-membro que fez um comentário machista sobre outra streamer e o coletivo expulsou quem fez e não se desculpou e hoje finge que a pessoa não existe. teve mais coisa em 2024-2025, mas não acompanhava mais de perto. e a ultima foi uma ex moderadora ter entrado para o mbl.
Ah sim, então são as coisas que me lembro tbm, o gamer de esquerda (tava tentando me lembrar dele até agora kkkkk) tbm falou dessas coisas uns meses atrás.
tô lendo os comentários do vídeo do ian agora e meio que confirma as coisas, parece que foi o vinnydays que armou essa tramoia, que é um dos fundadores da soberana e uma das personalidades problemáticas, o psicologo que tava praticando psicofobia, agr que saiu junto com o froggy quem sabe a soberana melhore.
Opinião de doido:
Usar o discord como meio de comunicação da soberana é um erro, pode ser legal para engajar o pessoal, mas todas as organizações políticas que foram colocadas lá, mesmo role play de países (como a organização de uma liga no nationstates, que joguei bastante a uma década atrás, tô idoso praticamente kkkkkk) ou organizações políticas sérias como a soberana, que é braço da UP. O discord é fechado e isolado, sem entrar ativamente lá, não tem como se comunicar com o servidor, então não tem como haver uma discussão sem pressões de sockpuppets e nem uma comunicação com o mundo de fora por lá, o que torna uma bolha muito fácil de rachar, caso queiram tomar o poder, ou ser, aos poucos, manipulada para caminhos longe dos propósitos originais.
Os inúmeros rachas e brigas da soberana se criam por isso, vou dar um exemplo de um vídeo no youtube que aconteceu exatamente no nationstates, demonstra bem como dá para manipular as comunicações internas, por meio do discord, e como isso é utilizado. A forma de comunicação do discord não só deixa isso acontecer, como promove. O certo é vir pro fediverso kkkkk.
@potatoguy Me fez lembrar de como era legal o NationStates das antigas baseado em fóruns (os InvisionFree da vida), onde o IP da galera era visível pros admins.
@kariboka @comunismo que doidera. Já pensei bastante em entrar pro SAMECA, mas tinha umas ~questoes~. Que posição esquisita essa deles…sei lá oq aconteceu, mas que esquisito.
Um coletivo de “”“criadores de conteúdo”“” :doge:
@biagoes @kariboka @comunismo sameca é a soberana?
@caiobentov @kariboka @comunismo faz parte deles
@biagoes @kariboka @comunismo ah não tava sabendo
@comunismo caralho, eu vi ontem que o sameca tinha lançado uma nota e agora esse vídeo do Ian.
O pior é que estou num evento e não consigo ouvir agora.
@kariboka @comunismo Nunca vi tanto canal num colab junto, não entendi o que é esse sameca, nem o pronunciamento
Alguém me explique como se eu tivesse 5 anos

Acredito que sejam canais da soberana, devem ter colocado para impulsionar nesses outros canais, mostrar na aba de inscritos e tudo mais.
@potatoguy É, se uniram para aumentar o alcance do pronunciamento
@kariboka @comunismo alguém me explica o que está acontecendo? Assisti ao vídeo e vi a nota da SaMeCa, mas não entendi o motivo da separação por parte da SaMeCa (os motivos que a Soberana apresenta não são, teoricamente, a versão oficial).
@marte @comunismo pois é, tô perdidasso. É até difícil especular
@kariboka @marte @comunismo me enfiando aqui pq to saindo e casa e vou demorar pra poder me informar
@pancho @kariboka @marte @comunismo
Fui bisbilhotar no Discord e saí mais confuso ainda…@austra_lopiteco @pancho @marte @comunismo o que você viu no Discord?
@kariboka @pancho @marte @comunismo
Como sempre nessas polêmicas o Discord da Soberana fica bem tóxico…
Acompanhei só o que tinha no Conversas e no Palco por que neste último vi que o Ian tinha se manifestado.
Mas no geral se repetiu o argumento do vídeo, por outro lado os militantes (não diretoria) do sameca tavam defendendo bastante a organização e muita gente escrotizando eles.
As poucas manifestações que encontrei do próprio Ian foram bem secas com os militantes do sameca.Não tão conseguindo separar o racha ,dos militantes que estão tendo experiência positiva na organização (ainda que a moderação de vez em quando pontue a necessidade de separar) o que tá deixando tudo bem desagradável de acompanhar.
@kariboka @pancho @marte @comunismo
Chafurdei um pouco mais, cheguei até o começo da treta, mas não tem quase informação…
Tem as acusações de pressão e assédio (já antigas) sobre o sameca, tem a galera ativa defendendo o sameca pelo modo que a soberana tá reagindo ao racha, tem uma galera escrotizando o pessoal do sameca, alguns moderadores tentando impedir que a coisa escale…
Mas informação mesmo, basicamente o que tá no vídeo.
treta comunista nesse domingo de protesto???
@noahebalon @kariboka @pancho @marte @comunismo
Foi ontem… Hoje a merda voou pro ventilador.
@kariboka @comunismo to passada (vendo o vídeo nem tanto)
Pronunciamento do SAMECA
COMUNICADO OFICIAL ÀS BASES, ASSOCIADOS E À SOCIEDADE
A Sameca vem publicamente informar sobre uma importante etapa em sua trajetória. Após um período de atuação conjunta com a Soberana enquanto Vanguarda, concluímos, que não daremos continuidade ao modelo de relação. Esta decisão reflete nosso amadurecimento político e a necessidade de aprofundar nosso trabalho de base e nossa linha de atuação específica junto às massas que representamos.
Reafirmamos nossos princípios fundamentais de luta de nossa associação com perspectiva marxista-leninista e necessariamente considerando as lutas antirracista, antimisógina, antimachista, anti-LGBTQIAPN+fóbica, antifascista, antiliberal, anticapacitista, antimanicomial, anticolonial e toda as outras que se somam à defesa das minorias sociais.
Essa decisão foi tomada democraticamente na última Assembleia com todes nossos associados, seguindo nosso Estatuto.
Agradecemos à Soberana pelo espaço de construção política ao longo dessa jornada. Nosso agradecimento mais profundo, porém, é dirigido a cada militante, apoiador e à nossa base social, que é a verdadeira fonte de nossa força. É para e com vocês que seguiremos em frente, fortalecidos e com autonomia para ampliar nossa luta.
A partir de agora, a SAMECA segue enquanto ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS. Isso significa que somos um grupo de pessoas físicas organizadas para fins não lucrativos, buscando objetivos e interesses comuns. E os nossos objetivos seguem sendo a organização da classe trabalhadora e a luta por uma saúde integral e camarada e revolucionária.
Reforçamos à todas as pessoas que atendemos que a relação entre paciente e profissional da saúde NÃO SERÁ ALTERADA! Isso inclui formatos de atendimentos, valores acertados, reajustes combinados, etc. Estamos à disposição em nossas DM’s para tirar dúvidas que possam surgir.
Convocamos todos a se manterem mobilizados e atentos aos nossos próximos passos. Nossa luta continua, agora em uma nova fase!
Lembrando que nossos grupos, nossas formações e nossos encontros semanais continuam normalmente.
Unidade na Luta! Faz o S!
@kariboka @comunismo cara na minha opinião, um dos maiores defeitos é a comunicação.
O cara usa palavras desconexas com a população, marxista leniista de vanguarda, cara o popular médio não tem noção disso.
Até mesmo o simples ‘coletivo’ tem que mudar.