Google criou barreiras para evitar uso de meta-buscadores
:google: Maldito seja o Google.
Assim como fez com o Invidious, o Google agora está indo atrás de meta-buscadores como o SearxNG usado pelo Bolhinha Buscador.
Agora fazem uma série de exigências e análises para dificultar o uso por meta-buscadores, como desafios JavaScript, análise de risco (que pode resultar num CAPTCHA), análise de ambiente e exigência de cookies.
Os desenvolvedores do SearxNG estão avaliando como resolver isso, mas no momento nenhum meta-buscador é capaz de retornar resultados do Google a menos que usem algum patch experimental.
Considerando que a ideia do Google agora não é mais mostrar resultados relevantes e sim anúncios e resumos de lero-lero, usar meta-buscadores vai contra o modelo de negócios desta bilionária empresa estrangeira.
O Google chega ao ponto de mostrar resultados irrelevantes para você fazer uma nova busca e ver mais anúncios.

@cadusilva@bolha.one @tecnologia@lemmy.eco.br
Foge um pouco do assunto principal o que vou falar, mas os resultados de buscadores estão cada vez piores. Não sei qual está pior: o “Modo IA” dos buscadores (descobri que até o Yandex tem uma IA agora) ou o modo “clássico”. Ambos têm retornado resultados nada a ver com o que se pesquisa.
Às vezes uso o SearXNG, mas geralmente uso o DuckDuckGo ou, no caso de coisas mais referentes ao Brasil, o Google, mesmo, diretamente. E daí me pego indo pra página 2, 3, 4… a fim de tentar caçar um resultado relevante ao que solicitei.
Adentrando mais o tema desse fio, ver o fio levou-me, por curiosidade, a fazer um teste rápido tanto no Bing quanto no Yandex.
Meu teste envolveu usar o operador “site:” pra pesquisar na URL. Pesquisei por “site:*.ai” que foi o que veio na cabeça de pesquisar, ou seja, sites cujo domínio tenha o TLD “.ai” (geralmente sites relacionados a IA, mas não necessariamente).
Pra começar: ambos já trouxeram um CAPTCHA. Mesmo o Bing, onde estava logado com uma conta minha da Microsoft. “Resolvendo” o CAPTCHA (que não trouxe desafios de imagem ou de texto), os resultados que vieram, em ambos, não seguiam o solicitado.
O Bing, dos dois, foi o pior, com os resultados sendo óbvias propagandas de uma plataforma de streaming famosa: os resultados do Bing eram literamente todos uma página de perguntas e respostas (???) no site de tal plataforma.
Já o Yandex até trouxe algo mais ou menos referente ao pesquisado, mas ignorou o operador “site:” (pra ser justo, talvez o Yandex não trabalhe com esses tipos de operadores de pesquisa) e a pesquisa acabou sendo entendida pelo Yandex como “site ai”, o que obviamente retornou só coisas sobre IA.
Fugindo novamente um pouco do assunto principal para uma visão mais sistêmica, percebo que, do jeito que a tecnologia têm rumado, vai ter captcha pra poder resolver captcha, e anúncio pra ver anúncio. Ah, o último já tem, principalmente no Youtube… Tá surreal.