Google criou barreiras para evitar uso de meta-buscadores
:google: Maldito seja o Google.
Assim como fez com o Invidious, o Google agora está indo atrás de meta-buscadores como o SearxNG usado pelo Bolhinha Buscador.
Agora fazem uma série de exigências e análises para dificultar o uso por meta-buscadores, como desafios JavaScript, análise de risco (que pode resultar num CAPTCHA), análise de ambiente e exigência de cookies.
Os desenvolvedores do SearxNG estão avaliando como resolver isso, mas no momento nenhum meta-buscador é capaz de retornar resultados do Google a menos que usem algum patch experimental.
Considerando que a ideia do Google agora não é mais mostrar resultados relevantes e sim anúncios e resumos de lero-lero, usar meta-buscadores vai contra o modelo de negócios desta bilionária empresa estrangeira.
O Google chega ao ponto de mostrar resultados irrelevantes para você fazer uma nova busca e ver mais anúncios.
@cadusilva@bolha.one @tecnologia@lemmy.eco.br
Foge um pouco do assunto principal o que vou falar, mas os resultados de buscadores estão cada vez piores. Não sei qual está pior: o “Modo IA” dos buscadores (descobri que até o Yandex tem uma IA agora) ou o modo “clássico”. Ambos têm retornado resultados nada a ver com o que se pesquisa.
Às vezes uso o SearXNG, mas geralmente uso o DuckDuckGo ou, no caso de coisas mais referentes ao Brasil, o Google, mesmo, diretamente. E daí me pego indo pra página 2, 3, 4… a fim de tentar caçar um resultado relevante ao que solicitei.
Adentrando mais o tema desse fio, ver o fio levou-me, por curiosidade, a fazer um teste rápido tanto no Bing quanto no Yandex.
Meu teste envolveu usar o operador “site:” pra pesquisar na URL. Pesquisei por “site:*.ai” que foi o que veio na cabeça de pesquisar, ou seja, sites cujo domínio tenha o TLD “.ai” (geralmente sites relacionados a IA, mas não necessariamente).
Pra começar: ambos já trouxeram um CAPTCHA. Mesmo o Bing, onde estava logado com uma conta minha da Microsoft. “Resolvendo” o CAPTCHA (que não trouxe desafios de imagem ou de texto), os resultados que vieram, em ambos, não seguiam o solicitado.
O Bing, dos dois, foi o pior, com os resultados sendo óbvias propagandas de uma plataforma de streaming famosa: os resultados do Bing eram literamente todos uma página de perguntas e respostas (???) no site de tal plataforma.
Já o Yandex até trouxe algo mais ou menos referente ao pesquisado, mas ignorou o operador “site:” (pra ser justo, talvez o Yandex não trabalhe com esses tipos de operadores de pesquisa) e a pesquisa acabou sendo entendida pelo Yandex como “site ai”, o que obviamente retornou só coisas sobre IA.
Fugindo novamente um pouco do assunto principal para uma visão mais sistêmica, percebo que, do jeito que a tecnologia têm rumado, vai ter captcha pra poder resolver captcha, e anúncio pra ver anúncio. Ah, o último já tem, principalmente no Youtube… Tá surreal.

Daqui a pouco só com exame de íris pra poder fazer uma simples busca…
@guilhermegnzaga Sam Altman já está nessa (WorldID) :smart_guy:
@cadusilva @tecnologia a parte importante é que o SearXNG continua funcionando com todos os buscadores da lista de buscadores que você definir para serem usados, só não vai trazer resultados de bsucas originados do Google.
E, como você citou, dado que ultimamente os resultados do Google estão cada vez mais trazendo resultados piores dado os anúncios priorizados e conteúdo gerado por lero-lero, nem é um grande problema.
Um mal que pode ter vindo para o bem, nesse caso.
@andrelop @tecnologia vou ativar o Mullvad aqui (sem o Brave) para contornar o Google.
@cadusilva @tecnologia habilitei aqui também
@andrelop @tecnologia fuén, Mullvad se comportando como o Google. Deve ter sido afetado também.
@cadusilva @tecnologia fiz algumas buscas, por enquanto ainda está funcionando pra mim, mas imagino que tenham adicionado rate limit e, por isso, após algumas buscas dentro de algum período relativamente curto de tempo, começam a bloquear
RE: https://bolha.one/@cadusilva/115520007818987739
@andrelop @tecnologia é isso mesmo:
Não tem como usar um motor de busca que usa os resultados do Google? Acho que o Ecosia e Mullvad recuperam os resultados do Google.
Edit: acabei de ver o seu comentário falando do Mullvad, respondido!
@veroandi habilitei o Mullvad mas ele tá se comportando como o Google, então deve ter sido afetado.
@veroandi não há suporte ao Ecosia no SearxNG.
@veroandi um membro da equipe do SearxNG respondeu isso, inclusive:
“Thanks for the PR. We are not going to default to mullvadleta engine as it has a significantly more sensitive ratelimit than Google engine.”
Vi agora aqui: https://github.com/searxng/searxng/pull/5387#issuecomment-3473779040
E acabei de ver que eles vão matar o Leta no fim do mês, já era: