Recentemente foi anunciada essa ferramenta de integração entre o ActivityPub, usado pelo mastodon, e o ATProtocol, usado pelo bluesky. Acontece que segundo o criador da ponte, ela funciona em esquema opt-out: quem não quiser fazer a integração precisa ativamente se manifestar.
O que acham que devemos fazer? tomamos alguma medida a nível de instância? limitar, suspender?
Eu não tenho muito conhecimento técnico sobre o assunto, mas a minha opinião tende a ser parecida com o Threads/Meta usando o protocolo Activity Pub: no âmbito coletivo, de instância, silenciar para evitar que nossa linha do tempo seja flodada e deixar a decisão de bloquear ou não na mão dos indivíduos. Mas enfim… precisamos ver como essa integração vai funcionar, de um jeito ou de outro vamos ter que aguardar.
Aí com relação à privacidade dos dados, o Mastodon já possui opções de privacidade, como mostrar ou não o perfil em motores de busca, mostrar o perfil ou não nas descobertas do app, etc. O que a gente precisa ver é se essas opções do Mastodon serão respeitadas na integração com outras plataformas, acho que esse é o lance.